Este é o exercício de Pilates perfeito para trabalhar os abdominais: pode ser feito em casa e tudo o que você precisa é de um colchonete
Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 17:22
Por Rahabe Barros | Reality show e TV
Carioca, libriana e apaixonada pelo mundo de celebs, memes, música e reality show. Setorista de Bruna Marquezine no site (amo!).
Este exercício de Pilates é de baixo impacto e permite fortalecer o abdômen sem risco de lesões
Veja + após o anúncio

Chega uma idade em que percebemos que nossos corpos não respondem mais da mesma forma que antes. Não importa o quanto você se esforce com as pranchas tradicionais ou o quão consistente você seja com seus exercícios abdominais habituais. A verdade é que, depois dos 40, e principalmente depois dos 50, nossos corpos precisam de uma abordagem diferente para manter um abdômen tonificado e definido.

Para situações em que buscamos resultados sem nos esgotarmos com exercícios de alto impacto que podem acabar prejudicando nossas articulações, o Pilates se torna um grande aliado. Essa disciplina combina perfeitamente trabalho muscular, flexibilidade e controle postural

Veja também
Quatro exercícios e quatro semanas: o desafio de Pilates na parede que você pode fazer em casa para tonificar seus músculos
O exercício de Pilates ideal para trabalhar os abdominais

Para obter abdominais fortes, definidos e tonificados, existe um exercício de Pilates incrivelmente eficaz: chama-se "Linha na agulha " e é perfeito para trabalhar toda a região abdominal, incluindo os oblíquos, aqueles músculos difíceis de definir que fazem toda a diferença na nossa silhueta.

Veja + após o anúncio
Como realizar corretamente o exercício de 'Linha na agulha'

Para executar este exercício de Pilates corretamente, a primeira coisa a fazer é assumir a posição de quatro apoios em um colchonete . Ou seja, apoiando-se nas mãos e nos joelhos no chão, com as mãos diretamente abaixo dos ombros e os joelhos alinhados com os quadris.

Nessa posição, você precisará elevar o braço e a mão direitos em direção ao teto, girando o tronco para a direita. O movimento deve ser fluido e controlado, com todo o corpo se movendo em sincronia. O segredo é manter o olhar fixo na mão que você elevou.

A partir daí, leve o braço direito para baixo do corpo , passando-o por baixo da axila esquerda, e estenda-o até que a palma da mão esteja totalmente apoiada no chão. Durante todo o movimento, é essencial manter o olhar para cima para também trabalhar a mobilidade do pescoço e da coluna.

Veja + após o anúncio

Com esse movimento simples, porém muito preciso, você estará trabalhando completamente os músculos abdominais, melhorando também a elasticidade do corpo e a mobilidade da coluna.

Por que este exercício é perfeito, principalmente depois dos 40?

Ao contrário das pranchas tradicionais ou dos exercícios abdominais clássicos, que podem ser prejudiciais para as articulações e a região lombar, este exercício de Pilates é de baixo impacto . Isso significa que você pode fortalecer o abdômen sem risco de lesões, o que é especialmente importante após os 40 anos.

Além disso, ao trabalhar com movimentos rotacionais, você não só define o abdômen, como também melhora a mobilidade da coluna e fortalece os músculos estabilizadores que nos ajudam a manter uma boa postura no dia a dia. A melhor parte é que você não precisa de nenhum equipamento especial nem ir à academia. Com consistência, um simples tapete em casa e alguns minutos por dia, você pode conquistar um abdômen mais definido e tonificado.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana