Thaila Ayala emocionou o público ao compartilhar, em entrevista ao videocast "O Grande Surto", comandado por Fernanda Paes Leme, que foi vítima de abusos sexuais quando ainda era criança. O relato sincero da atriz de 39 anos gerou grande repercussão nas redes sociais e lançou luz sobre como traumas infantis podem impactar diretamente a forma como pais e mães criam seus filhos.
[ALERTA: o texto a seguir pode conter gatilhos para vítimas ou pessoas sensíveis a assuntos relacionados a abuso sexual]
Durante a conversa, Thaila explicou que, apesar de considerar o trauma "resolvido de uma certa forma", ele retorna em algumas decisões que toma na criação de Tereza, sua filha de 2 anos. A atriz, que também é mãe de Francisco, 3, ambos frutos de seu casamento com o ator Renato Góes, foi direta ao justificar um dos limites que estabeleceu dentro da família.
“Já falei para minha cunhada que não quero que minha filha sente no colo do avô. Meu marido olhou assim e [falou] ‘oi?’… Mas porque eu sofri isso e não tem nada a ver com minha filha. Então por mais que isso [o abuso que eu sofri] esteja de alguma forma resolvido, reorganizado, isso volta em algumas coisas na minha filha e fico atenta para cuidar, tentar proteger até meu alcance, mas não passar o trauma para ela”, afirmou.
A atriz deixou claro que seu cuidado não parte de uma desconfiança direta, mas de um desejo de prevenção. Para ela, é importante manter a atenção sem projetar na filha o medo vivido na infância. “Tento proteger até onde consigo”, completou.
A apresentadora Fernanda Paes Leme, que comanda o videocast e também é mãe recente, se identificou com a fala de Thaila. Mãe de Pilar, de 1 ano, fruto do relacionamento com Victor Sampaio, Fernanda contou que também foi vítima de abuso e que o episódio marcou profundamente sua forma de maternar.
“Eu estou vivendo momentos em que isso está cada vez mais latente, que eu preciso tratar de uma forma muito profunda e dolorosa, em que falo para o Victor ‘não faz assim, não pega desse jeito’”, revelou Fernanda, referindo-se a interações com a filha.
Além dos cuidados cotidianos, Fernanda revelou ainda que, após a separação, estabeleceu um acordo com o ex-companheiro para preservar a segurança da filha em todos os ambientes. “Eu combinei com o Victor, após a separação, de ele não dividir o apartamento com nenhum amigo, porque minha filha não vai frequentar o apartamento se ele dividir com algum homem”, contou.