A partir dos 50, é fundamental preencher as sobrancelhas para rejuvenescer o rosto e destacar o olhar
Publicado em 2 de outubro de 2025 às 00:40
Por Pedro Henrique Cabo | Colaborador
Geek fashionista que canta 'Let It Go' no chuveiro, trata 'O Diabo Veste Prada' como religião e escolheu Piplup como seu inicial. Jornalista metido a designer, cinéfilo de Letterboxd e amante das artes.
Hoje em dia, a maquiagem não deixa de lado as sobrancelhas — e é impressionante como o rosto muda completamente quando elas são bem trabalhadas
Veja + após o anúncio

Agora que o visual pede sobrancelhas mais grossas e preenchidas, e já entendemos o quanto elas valorizam o olhar, ficou ainda mais claro o papel dessa parte do rosto. A verdade é que nem todo mundo tem sobrancelhas volumosas naturalmente e, com o tempo, é normal que os fios fiquem mais finos ou até desapareçam em algumas áreas.

Atualmente existem séruns específicos que estimulam o crescimento e melhoram a qualidade dos fios. Mas se a ideia é ter resultados rápidos e práticos, nada se compara ao poder da maquiagem para conquistar sobrancelhas perfeitas. Inclusive, não há problema nenhum em conciliar um tratamento com truques de maquiagem no dia a dia.

© Shutterstock, Kandybka Alina

Hoje em dia, não existe maquiagem completa sem sobrancelhas bem feitas. A maquiadora María Borbolla reforça que preencher as sobrancelhas é um passo essencial no make, principalmente pelo seu efeito rejuvenescedor.

Veja + após o anúncio
Veja também
O que ninguém te contou sobre sobrancelhas descoloridas: os riscos e cuidados ao clarear os pelos com a visão de um especialista
Depois dos 50, o cuidado deve ser redobrado

Um ponto importante é respeitar o formato natural das sobrancelhas. Como explicam especialistas da Be Beauty, muitas vezes o desenho natural pode transmitir expressões indesejadas, como tristeza, raiva, olhos caídos ou muito próximos. Com um bom design, é possível mudar a expressão e valorizar melhor o rosto.

Na prática, basta um lápis de sobrancelha e um fixador. Os mais eficazes — e que deixam um resultado natural — são os de ponta fina, que permitem desenhar fio a fio, preenchendo falhas e até alongando as sobrancelhas de forma convincente.

Na hora de escolher a cor, é essencial evitar tons muito escuros. Além de não parecer natural, eles endurecem os traços do rosto e podem causar estranhamento. A recomendação é usar um ou dois tons mais claros que a cor do cabelo. Apenas no caso de cabelos muito claros, como loiros, vale apostar em um tom mais escuro para dar mais presença às sobrancelhas.

Veja + após o anúncio

O primeiro passo é pentear as sobrancelhas para dar forma e direção. Um bom truque é penteá-las para cima, e depois usar um lápis de ponta fina ou uma caneta específica, como o Brow Blade 2 em 1 da Urban Decay, para preencher as falhas fio a fio.

Na aplicação, é melhor usar traços leves e superficiais. Se exagerar no produto, basta passar uma escovinha para suavizar e integrar melhor. Depois de preenchidas, um corretivo claro aplicado com pincel reto ajuda a iluminar e definir o contorno. O segredo é usar bem pouco produto, passando tanto abaixo quanto acima das sobrancelhas.

Por fim, para fixar, você pode optar por um gel transparente — como o famoso The Brow Glue da Nyx — ou um gel com cor, que além de segurar os fios dá mais densidade, como o 2000 Calorie Brow Sculpt da Max Factor. Esse último garante acabamento polido e até permite o efeito de “sobrancelha laminada”. O resultado final é não só mais bonito, mas também duradouro.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana