Biografia
- Nascimento : 21 de novembro de 1953, São Paulo
- Idade : 70 anos
- Signo : Escorpião
- País : Brasil
Fábio Júnior ou Fábio Corrêa Ayrosa Galvão é um cantor e compositor brasileiro nascido em 21 de novembro de 1953, em São Paulo. Ícone da música romântica e com fama de namoradeiro, ele já foi casado seis vezes e é pai de cinco filhos. Se casou pela sétima vez em novembro de 2016.
Filho de um taxista e uma professora de piano, ele foi criado com mais dois irmãos, Danilo e Heraldo, no bairro do Brooklyn, São Paulo. Em 1960, os irmãos formaram um trio chamado Os Colegiais, que depois de um tempo foi renomeado para Os Namorados. O grupo chegou a tocar no programa "Mini-Guarda", da TV Bandeirantes, e no "Programa do Chacrinha".
Aos 13 anos, Fábio ingressou no teleteatro, ainda na Bandeirantes, e também chegou a participar de especiais na TV Cultura, mas a paixão pela música prevaleceu. Incentivados pelos pais, Os Namorados conheceram um produtor, em 1970, que os levou para cantar com Ronnie Von, porém, o grupo terminou no início dos anos 70.
Ele começou a trabalhar em lojas de departamento e fazendo transporte escolar, mas o trio voltou a se reunir e mudou de nome, passando para Bossa 4 e depois para Arco-Íris. A banda teve seu fim definitivo e Fábio entrou como corista para o grupo Uncle Jack, que terminou em 1974.
Fábio adotou o nome artístico Fábio Jr. Para não ser confundido com o ator Flávio Galvão. Ele apresentou o programa "Hallelluyah! ", exibido na TV Tupi. Em 1976, gravou seu primeiro LP, mas o disco não aconteceu. No mesmo ano, ele foi convidado para atuar na novela "Despedida de casado", na TV Globo, mas a trama foi censurada e o elenco foi reaproveitado para estrelar em "Nina", no outro ano. Atuou também na série "Ciranda, Cirandinha" em 1978. Em 1996, protagonizou a telenovela do SBT "Antônio Alves, Taxista".
Mesmo com a carreira de ator, ele não tinha desistido da música e em um episódio da série, ele cantou o hino "Pai", que logo se tornou tema do folhetim "Pai Herói", estreada em 1979, mesmo ano em que ele fechou contrato com a gravadora Som Livre. A partir daí ele conquistou o público, tendo diversas músicas como trilha sonora de novelas. Entre suas músicas mais famosas estão "Pai", "Só Você", "Alma Gêmea" e "Caça e Caçador".
Como ator, ele já atuou nas tramas "Cabocla" (1979), "Roque Santeiro" (1985), "Pedra Sobre Pedra" (1992), além de diversas outras participações. Em 2014, ele foi jurado do programa musical "SuperStar".
Seu primeiro casamento foi em 1976 e sua antiga esposa não era do meio artístico. Se casou depois com a atriz Glória Pires, em 1979, com quem teve a primeira filha, Cleo Pires. Do seu casamento com Cristina Karthalian, em 1986, nasceram Krizia, Tainá e Filipe Galvão, mais conhecido como Fiuk.
Em 1993, se casou com Guilhermina Guinle, mas a relação não deu frutos. Teve um matrimônio relâmpago com a atriz Patrícia Sabrit, mas o relacionamento durou apenas três meses. Seu sexto casamento foi em 2007, com a modelo Mari Alexandre. Da relação, nasceu o caçula, Záion. Iniciou um relacionamento em 2012 com uma fã, a empresária Fernanda Pascucci. Em novembro de 2016, o casal oficializou a união.