'Playboy' vence disputa e Justiça libera revista com ex-affair de Neymar
Publicado em 3 de julho de 2014 20:18
Por Purepeople
Nova reviravolta na queda de braço judicial que a revista "Playboy" e a empresa NR Sports, de Neymar, vêm travando. O Tribunal de Justiça de São Paulo cassou no início da noite desta quinta-feira (03) a liminar que mandava recolher das bancas todos os exemplares da edição de junho da publicação masculina, que traz o ensaio nu com Patrícia Jordane. O desembargador Rui Cascaldi, da 1ª Câmara de Direito Privado, assina a decisão. "A análise da questão deve levar em conta outras premissas, como o amplo acesso à informação e a liberdade de imprensa", escreveu o magistrado. "Vê-se que o nome do jogador foi utilizado de forma subsidiária na revista e relacionou-se ao fato que já foi amplamente divulgado em momento anterior, de seu affair com a modelo retratada na capa. Além disso, o destaque principal da edição foi dado à própria modelo que posou para a revista e, não, ao jogador. (...) Isto posto, defiro o efeito suspensivo ao recurso", completou. Em entrevista ao Purepeople, o advogado Alex
'Playboy' vence disputa e Justiça libera revista com ex-affair de Neymar (03 de julho de 2014)
Ensaio nu quase foi vetado por causa da chamada 'A morena que encantou Neymar'
Alheia à polêmicas, Patrícia Jordane segue lançando seu ensaio nu
Patrícia Jordane ao lado do diretor de redação da 'Playboy', Sérgio Xavier
Patrícia Jordane compra um exemplar da 'Playboy' em uma banca de Campinas (SP)
No exterior, o ensaio nu de Patrícia Jordane está sendo lançado normalmente
Na Polônia, a ligação de Patrícia Jordane com Neymar também foi citada
Patrícia Jordane posa orgulhosa com sua revista 'Playboy'
Neymar e Patrícia Jordane tiveram um rápido affair no Réveillon de 2013
Patrícia Jordane posou nua para a 'Playboy' em um campo de futebol
Veja + após o anúncio

Nova reviravolta na queda de braço judicial que a revista "Playboy" e a empresa NR Sports, de Neymar, vêm travando. O Tribunal de Justiça de São Paulo cassou no início da noite desta quinta-feira (03) a liminar que mandava recolher das bancas todos os exemplares da edição de junho da publicação masculina, que traz o ensaio nu com Patrícia Jordane.

O desembargador Rui Cascaldi, da 1ª Câmara de Direito Privado, assina a decisão. "A análise da questão deve levar em conta outras premissas, como o amplo acesso à informação e a liberdade de imprensa", escreveu o magistrado.

"Vê-se que o nome do jogador foi utilizado de forma subsidiária na revista e relacionou-se ao fato que já foi amplamente divulgado em momento anterior, de seu affair com a modelo retratada na capa. Além disso, o destaque principal da edição foi dado à própria modelo que posou para a revista e, não, ao jogador. (...) Isto posto, defiro o efeito suspensivo ao recurso", completou.

Em entrevista ao Purepeople, o advogado Alexandre Fidalgo, que defende a Editora Abril, pontua que a decisão da NR Sports de pedir o recolhimento das revistas com Patrícia Jordane na capa pode ser encarada como um "ato de censura".

"O argumento de que a revista publicou uma inverdade e por isso deve ser recolhida é a mesma coisa que um político não querer que o nome dele seja veiculado a uma matéria jornalística de denúncia. No estado democrático, devemos preservar a liberdade de expressão e, não, cassar a palavra", diz ele.

Para Fidalgo, ao contrário do que foi alegado pela NR Sports, a "Playboy" não utilizou em nenhum momento a marca Neymar. "Utilizamos uma informação pública, de uma pessoa pública, num contexto informativo. Foi o mesmo que citar Bruna Marquezine como a namorada de Neymar. Só explicamos quem é a Patrícia Jordane", defende-se.

Desdobramentos

A decisão desta quinta-feira ainda cabe recurso. Purepeople entrou em contato com a empresa de Neymar, mas não obteve retorno. A disputa entre a "Playboy" e a NR Sports, no entanto, deve perder força na mídia porque, na semana que vem, já chegará às bancas a capa de julho da revista, com o ensaio nu da ex-BBB Vanessa Mesquita.

Vale ressaltar que a briga entre as partes se restringe ao Brasil. No exterior, o ensaio nu de Patrícia Jordane já vem sendo lançado normalmente. Isso acontece porque as decisões judiciais divulgadas até então só possuem validade em território nacional.

A polêmica envolvendo o ensaio de Patrícia Jordane começou porque, na capa, a modelo é citada como "a morena que encantou Neymar", referindo-se ao rápido affair que os dois tiveram no Réveillon de 2013. A NR Sports entrou com a ação porque "a editora, além de divulgar uma mentira sobre a vida pessoal do Neymar Jr., utilizou indevidamente o seu nome, ou seja, sem a autorização".

Em sua defesa, Sérgio Xavier, diretor de redação da revista, garantiu em entrevista ao Purepeople que Neymar sabia da chamada. "Falamos com a assessoria dele antes de fazer o ensaio e foi nos dado o ok".

Patrícia, no entanto, quando assinou contrato para posar nua, deu a entender no Instagram que a chamada seria outra. "Depois de muita especulação, venho confirmar que serei a capa da revista 'Playboy' de junho, como a 'Musa Oficial da Copa do Mundo'", escreveu ela, na ocasião.

(Por Anderson Dezan)

Sobre
Palavras-chave
Polêmica Justiça Famosos brasileiros Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Caso Daniel Alves: após fim do julgamento por estupro, quando sai a sentença do jogador? Entenda os próximos passos
Caso Daniel Alves: após fim do julgamento por estupro, quando sai a sentença do jogador? Entenda os próximos passos
9 de fevereiro de 2024
Ana Hickmann tem vitória na Justiça e Alexandre Correa ganha severas proibições
Ana Hickmann tem vitória na Justiça e Alexandre Correa ganha severas proibições
28 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias