Em 'História de Amor', Beatriz Lyra vive a simpática Silvana, a protetora de Caio (Ângelo Paes Leme). Atualmente, aos 95 anos, ela tem uma vida confortável e reclusa, longe dos holofotes, por onde viveu durante longos anos de sua carreira.
Entre as décadas de 1970 e 2000, a atriz foi presença constante nas novelas de Manoel Carlos: 'Baila Comigo' (1981), 'Felicidade' (1991), 'Por Amor' (1997) e 'Laços de Família' (2000) foram algumas delas, incluindo a que está no ar atualmente na Faixa Especial da Globo.
Nas últimas décadas, ela fez participações especiais em 'Senhora do Destino' e 'O Profeta'. Sua última aparição foi em 'Haja Coração', como uma senhora internada no hospital.
Reservada, Beatriz Lyra foge da exposição pública e prefere sua discrição. Ela mora no bairro do Catete, na zona sul da capital fluminense, com uma sobrinha-neta, em um apartamento de luxo.
A atriz até tem uma conta no Instagram, mas quem gerencia é sua funcionária, que a recomendou criar o canal para manter contato com os fãs. "Eu não tinha rede social, e não acho que eu tenho. A Lia [social media] é quem me convenceu a fazer, e é ela quem toma conta. Eu sou antipublicidade. Eu fazia meu trabalho e ia para casa", contou Beatriz, entrevista ao canal TV Will3D, no YouTube.
Beatriz Lyra vive de forma tão discreta que nunca se atentou às fofocas dos bastidores. "Realmente não sabia de nada do que acontecia ali [nos bastidores]. Teatro você tem uma convivência mais longa, é diferente", pontuou ela.
"O ruim do sucesso é que você corre o risco de aquilo tirar o estímulo e o alerta de que você tem que estar sempre trabalhando mais. Isso para manter algo, mas você acaba ficando parado. Depois do sucesso, você não se esforça mais e não se desenvolve. No sucesso, você se acomoda.", refletiu ela sobre o lado perigoso da fama.