Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Êta Mundo Bom!
Novela Novo Mundo
Novela Fina Estampa
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
BBB20
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Tchau, celulite! Açaí ajuda a combater inflamação além de ser fonte de energia

Compartilhe no Facebook
Apesar de ser popularmente conhecido como um fruto de alto consumo calórico e bem gorduroso, o açaí, fruto nativo da floresta Amazônica, é um ótimo aliado na perda de gordura corporal e pode ser incluido em receitinhas de pele e cabelo, além de ser considerado uma superfonte de energia e fibra

Você certamente já experimentou ou pelo menos ouviu falar no açaí em algum momento da sua vida, né? A sementinha roxa, originária da mata nativa da Amazônia, é uma das frutas brasileiras que se tornaram mais conhecidas e consumidas no passar dos anos, seja para as pessoas que praticam atividades físicas diariamente ou para aquelas que só gostam de cuidar da saúde e da alimentação de modo geral. Isto porque o açaí é considerado um superalimento, principalmente pelos seus altos valores nutritivos, com excelente fonte de vitaminas, cálcio, magnésio e potássio, além de altas propriedades antioxidantes, sendo essa a razão pela qual o fruto vem tomando as prateleiras dos mercados estrangeiros e até os camarins de Anitta. Pensando nisso, entrevistamos a nutricionista Camila Monteiro a dermatologista Hilda Soares e separamos as melhores dicas para consumir o açaí!

Além do sabor! o açaí auxilia na acne, revitaliza a pele e retarda envelhecimento precoce

Apesar da maioria das pessoas conhecerem o açaí por conta de seu sabor refrescante, a fruta traz inúmeros benefícios e receitinhas também para o corpo e rosto, além de ser um bom aliado para fortalecimento das unhas. Suas propriedades esfoliantes, anti-inflamatórias e antioxidantes estão conquistando muitas pessoas que se preocupam em manter a pele bem hidratada e renovada, como explica a dermatologista: "Ele remove as células mortas e radicais livres, auxiliando em quadros inflamatórios como a acne, revitalizando a pele e ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, provocado por agentes agressores como o tabagismo e o sol". Os antioxidantes presentes no açaí ajudam a melhorar o aspecto da pele, reduzindo manchinhas e rugas faciais. Para isso, pode ser feito uma misturinha caseira, como indica Hilda: "Podemos associar o açaí com outros agentes hidratantes e esfoliantes, como o mel e a aveia. Uma receitinha para deixar a pele mais bonita que pode ser aplicada semanalmente, é uma máscara com 1 colher de sopa de polpa de açai + 1 colher de sopa de aveia, + 1 colher de sopa de mel: misturar tudo e aplicar no rosto. O tempo de agir da máscara é de 20 minutos. Outra opção seria substituir a aveia por romã ou morango", explica.

Açaí traz sensação de saciedade, mas atenção aos cuidados: 'depende da forma e quantidade'

O açaí pode ser consumido em receitas doces ou salgadas, de diversas formas, como no acompanhamento de peixes ou em sorvetes, por exemplo, garantindo muita energia, além de outros benefícios à saúde. Segundo a nutricionista Camila Monteiro, o açaí é um bom aliado na hora de perder peso, mas pode vir a ser uma má ideia se consumido da maneira errada: "O fruto é um alimento bem calórico, mas é fonte de uma gordura boa, que promove a saciedade, além de ser rico em fibra, ajudando a promover o emagrecimento. Optar pela ingestão do açaí puro, sem o xarope de guaraná, que é como mais encontramos pelas lojas, é a melhor forma de se consumir, entretanto, pode-se bater o fruto com algum tipo de adoçante natural, ou até com mel", conta a nutricionista, acrescentando que: "O xarope de guarana, na verdade, diminui as qualidades do açaí, pois ele eleva o índice glicêmico gerando um pico de insulina, que consequentemente estimula na formação de gordura, principalmente a mais indesejada, aquela localizada", explica.

Boom de energia! Reduz a celulite e é um ótimo pré-treino!

Existem infinitas maneiras de consumir o açaí em prol do seu objetivo. Além disso, ter uma rotina de atividades físicas e a alimentação saudável vai auxiliar para um bom desempenho nos exercícios, por esse motivo, o açaí para atletas é uma excelente opção, como explica Camila: "Ele pode ser usado como uma boa estratégia tanto no pré quanto no pós treino. Para quem está querendo emagrecer, o fruto antes de ir malhar é uma ótima fonte de energia que prioriza a gordura. Já no pós treino o açaí pode ser batido com uma fonte de proteína, como o whey". Outra boa função do açaí é como agente desinflamatório: "Por ser considerado um superalimento, ele atua no processo do emagrecimento, além de ser rico em antocianina, que é um dos antioxidantes mais potentes da natureza, então ajuda a desinflamar o corpo. Se a gente for pensar na celulite como uma inflamação na pele, o açaí também vai ajuda a combater a celulite", conta Camila.

(Por Martina Orlandini)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.