Laudo aponta para falha do piloto e tempo ruim na queda de jatinho com Gabriel Diniz
Publicado em 30 de outubro de 2020 11:59
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
O Cenipa divulgou os laudos das investigações em relação aos acidentes com Gabriel Diniz e Ricardo Boechat. Em ambos o órgão aponta falha dos pilotos. No caso do cantor, o tempo ruim contribuiu ainda para a tragédia. Já na queda do helicóptero que levava o jornalista, falta da manutenção foi outra causa apontada
Acidente que matou Gabriel Diniz em maio de 2019 foi causado por falha do piloto e condições climáticas adversas, aponta laudo do Cenipa
Gabriel Diniz morreu em acidente aéreo em maio de 2019
Laudo aponta que acidente que matou Gabriel Diniz teve como uma das causas 'indisciplina do piloto'
Gabriel Diniz morreu após acidente aéreo. Licença do piloto só era válida para 'condições estritamente visuais'
Noiva de Gabriel Diniz na época do acidente apontou roubo às joias do cantor
Acidente que matou Ricardo Boechat em fevereiro de 2019 teve como causa a falta de manutenção do helicóptero
Ricardo Boechat voltava de palestra quando morreu em queda de helicóptero
Gabriel Diniz ficou conhecido pelo hit 'Jenifer'
Veja + após o anúncio

A queda de um jatinho que matou Gabriel Diniz em maio do ano passado foi causada por conta das condições climáticas adversas, a altura na qual a aeronave se encontrava e a à indisciplina de voo do piloto Linaldo Xavier. É o que aponta relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à FAB (Força Aérea Brasileira) e divulgado nesta quinta-feira (29). As informações são do portal G1. Além de Xavier e do cantor, homenageado pelo pai um ano após a morte, morreu ainda o outro piloto Abraão Farias.

Ainda segundo o Cenipa, Xavier prosseguiu com o voo levando Gabriel Diniz embora o tempo não estivesse adequado para o voo. Além disso, a licença dada para o piloto em 2017 só incluía viajar em "condições estritamente visuais". "Não considerar os procedimentos previstos para se manter em condições de voo visuais concorreu para a exposição da aeronave a elevado risco de acidente", aponta o relatório.

Um outro problema apontado é que o jatinho fabricado em 1974, portanto 45 anos de fabricação, não possuía um radar meteorológico. Tampouco não tinha certificação para voar diante Regras de Voo por Instrumentos. A aeronave caiu no município de Estância, no Sergipe, e na época da tragédia a então noiva do artista relatou roubo a joias que estavam com o músico, dono do hit "Jenifer" e homenageado por Whindersson Nunes e Priscilla Alcântara com canção, "Girassol", após seu falecimento.

Falha na manutenção derrubou helicóptero que matou Boechat

O Cenipa divulgou ainda que a falta de manutenção derrubou o helicóptero que matou o jornalista Ricardo Boechat também em 2019. A aeronave desde 1988 não passava por nenhuma troca completa de peças ou atualização. Além disso, o compressor apresentou equipamentos vencidos. E o tubo de distribuição de óleo apresentava o calendário de troca com um período excedido diversas vezes.

O piloto Ronaldo Quattrucci, segundo o órgão, não verificou se os instrumentos estavam funcionando da maneira correta. "Houve ineficiência, por parte do operador (o piloto), quanto da organização de manutenção, no acompanhamento e na execução dos processos de manutenção", aponta a documentação. Na época âncora da TV e rádio Bandeirantes e colunista da revista "IstoÉ", Boechat voltava de uma palestra em Campinas (SP) quando o helicóptero caiu na rodovia Anhanguera e, em seguida, se chocou com um caminhão.

(por Guilherme Guidorizzi)

Sobre
Gabriel Diniz
Gabriel Diniz
Ex-noiva de Gabriel Diniz posa com namorado e semelhança com cantor impressiona. Foto!
22 de julho de 2021 12:05
Noiva de Gabriel Diniz relata ameaças de stalker desde a morte do cantor. Vídeo!
28 de junho de 2020 09:28
Gabriel Diniz é lembrado pelo pai e noiva 1 ano após morte: 'Incrível, caridoso'
27 de maio de 2020 13:44
Pai de Gabriel Diniz anuncia vídeo inédito de show do cantor: 'Espalhar o bem'
9 de abril de 2020 10:21
Todos os itens
Palavras-chave
Famosos brasileiros Acidente Morte Fotos de famosos Música
Sobre o mesmo tema
'Falha humana': Alok explica queda de drone em show e presenteia fã que teve cabelo preso
'Falha humana': Alok explica queda de drone em show e presenteia fã que teve cabelo preso
31 de dezembro de 2023
Yasmin Brunet ou Vanessa Lopes? Gabriel Medina declara torcida no 'BBB 24'
Yasmin Brunet ou Vanessa Lopes? Gabriel Medina declara torcida no 'BBB 24'
6 de janeiro de 2024
Notícias similares
Morre cantor gospel Pedro Henrique, aos 30 anos, após ataque fulminante em show. Quem era o artista que deixa filha de um mês?
Morre cantor gospel Pedro Henrique, aos 30 anos, após ataque fulminante em show. Quem era o artista que deixa filha de um mês?
14 de dezembro de 2023
Morte precoce de Dani Li deixa viúvo da cantora em choque; família revela detalhes do velório e sepultamento: 'Abalados'
Morte precoce de Dani Li deixa viúvo da cantora em choque; família revela detalhes do velório e sepultamento: 'Abalados'
25 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias