Ácido hialurônico nos cuidados com a pele no verão! Dermato lista vantagens e desvenda mitos do ativo
Atualizado em 17 de janeiro de 2023 13:50
Publicado em 1 de dezembro de 2021 11:16
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
A proximidade com o verão alerta sobre a necessidade de uma rotina de skincare pensada para os dias mais quentes do ano. Nela, o ácido hialurônico é um dos itens mais essenciais. Saiba o porquê na matéria a seguir:
Ácido hialurônico nos cuidados com a pele no verão! Dermato lista vantagens e desvenda mitos do ativo Ácido hialurônico pode ser injetado na pele ou usado em cosméticos no skincare Ácido hialurônico: ativo é essencial no skincare do verão! Veja dicas de dermatologista Ácido hialurônico ajuda a manter a pele hidratada no verão Ácido hialurônico deve ser associado ao uso de protetor solar: passe o creme com o ativo antes e o protetor solar na sequência
Veja + após o anúncio

O ácido hialurônico faz parte de sua rotina de cuidados com a pele? A chegada do verão torna o ativo, responsável por estimular o colágeno e auxiliar na hidratação cutânea, um aliado poderoso no skincare.

Para saber mais sobre os benefícios e tirar dúvidas sobre o uso do ativo na estação mais quente do ano, o Purepeople conversou com a dermatologista Cinara Turra sobre as duas formas mais populares do ativo: a injetável, realizada em clínicas, e a tópica, a partir de cremes, séruns e mais produtos de beleza.

"Se feito no verão, vai proporcionar maior hidratação da área tratada, desde que mantenhamos uma boa hidratação do organismo", aponta a especialista, speaker da Sinclair Pharma.

Ácido hialurônico injetável precisa de atenção ao sol

A médica aponta que as duas possibilidades de uso do ácido hialurônico são bem-vindas no verão, mas a versão injetável requer um cuidado extra.

"A única restrição é de não tomar sol se aparecer uma equimose ou pequeno hematoma na área tratada. Que às vezes pode ocorrer, devido ao procedimento ser feito com agulha ou microcânula que pode causar esse efeito colateral. Já o AH tópico só tem benefícios", aponta.

Protetor solar e ácido hialurônico podem ser usados juntos?

O protetor solar é presença necessária no nécessaire de verão e pode, sem problemas, ser associado ao ácido hialurônico.

"Podemos e devemos associar o uso de protetores solares, já que o filtro solar vai aumentar a proteção da nossa pele aos agressores de radiação UV (ultra violeta) que podem aumentar a fabricação de radicais livres e oxidar as células da pele", conta Dra. Cinara.

Ácido hialurônico e protetor solar devem ser associados no dia a dia © Shutterstock

"Então a associação dos dois é excelente para maior prevenção desses e de outros fatores. Aplicando primeiro o sérum ou creme com AH e depois que absorver, aplicamos o filtro solar, preferentemente com cor já que a cor aumenta a proteção", aponta.

Entenda diferença do ácido hialurônico injetável e em dermocosméticos!

A dermatologista ainda distingue a ação de cada uma dos usos do ativo. "Quando injetamos ácido hialurônico, aumentamos diretamente a captação de moléculas de água para a área tratada, o que vai proporcionar maior revitalização, viço e recuperação de volume (dependendo do tipo que é utilizado)", explica a expert.

Médica afasta mitos sobre o ácido hialurônico

Nas duas versões, ele é indicado para diferentes idades. "Se uma pessoa jovem sofreu um processo de oxidação celular e maior produção de radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento cutâneo, já tem indicação de realizar procedimentos que melhorarão de forma natural e rápida essa necessidade", salienta.

Dra. Cinara ainda afasta dois mitos sobre o uso do AH injetável. A aplicação é dolorida? "Mentira. A aplicação é totalmente suportável, com leve ardência em áreas de maior sensibilidade facial, como a região medial (nariz, região oral e queixo). Segundo a médica, a aplicação também pode ser feita com anestésicos tópicos para deixar o procedimento ainda mais confortável para o paciente.

O efeito do ácido hialurônico injetável é permanente? Mentira. "A substância injetável é biocompatível, bioabsorvível, 100% biodegradável, ou seja, será reabsorvido completamente pelo nosso corpo ao longo dos meses", aponta a dermatologista, explicando que a duração é de 12 meses, em média.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Primavera/Verão Beleza & Estilo Pele Beleza & Estética Verão Beleza
Sobre o mesmo tema
Retinol: Por que adicionar este ingrediente a sua rotina de cuidados com a pele?
Retinol: Por que adicionar este ingrediente a sua rotina de cuidados com a pele?
27 de fevereiro de 2024
Desvendando os segredos da beleza: 3 benefícios do óleo de girassol para pele e cabelo
Desvendando os segredos da beleza: 3 benefícios do óleo de girassol para pele e cabelo
27 de outubro de 2023
Notícias similares
Pele com acne no verão: dermatologista lista cuidados essenciais para você se preparar sem erros para a estação
Pele com acne no verão: dermatologista lista cuidados essenciais para você se preparar sem erros para a estação
22 de outubro de 2023
Tendências de cortes de cabelo para o verão e dicas essenciais de cuidados
Tendências de cortes de cabelo para o verão e dicas essenciais de cuidados
11 de novembro de 2023
Onda de calor afeta seu cabelo? 4 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes
Onda de calor afeta seu cabelo? 4 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes
14 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias