Acne adulta: dermato conta quais os cuidados para lidar com as espinhas!
Publicado em 28 de outubro de 2020 15:14
Por Marina Couto
Acne não é coisa só de adolescente! Muitas mulheres também apresentam acne depois dos 25, por diferentes motivos. É o seu caso? Notou o surgimento de inflamações na pele na fase adulta? A dermatologista Renata Porphirio tem dicas valiosas que irão te ajudar a lidar melhor com essas espinhas. Confira na matéria exclusiva!
Acne adulta: entenda os motivos e saiba como lidar com as espinhas
Limpar bem a pele com sabonetes e escovas de limpeza faciais ajudam a prevenir a acne adulta
A acne adulta pode ser causada por estresse, má alimentação e até distúrbios hormonais
A hidratação também é muito importante para evitar que a pele produza óleo em excesso
Muitas mulheres sofrem com a acne adulta, principalmente se ela estiver relacionada ao ciclo menstrual
O uso de máscara é obrigatório, mas ela tambpem pode ser um fator para acne adulta
Evitar cremes e maquiagens mais pesadas é uma alternativa para deixar a pele livre de acne
Para saber qual é o melhor tratamento para a acne adulta, não deixe de consultar um dermatologista
Veja + após o anúncio

Está com acne e inflamações na pele, mesmo já tendo passado pela puberdade? A acne na fase adulta surge por diferentes motivos, que vão desde desequilíbrios hormonais até mesmo hábitos alimentares e estresse. Para lidar melhor com essas espinhas, alguns cuidados com a pele são essenciais. Quem tem as dicas é a dermatologista Renata Porphirio, que contou mais sobre a acne adulta e listou o que fazer para ficar com a pele mais bonita!

É comum o surgimento de acne adulta em mulheres

Hormônios desregulados, ciclo menstrual e ovários policísticos são alguns fatores que podem provocar a acne adulta. Por isso, ela é muito mais comum em mulheres - pode chegar a 60%!. "Outros fatores que podem provocar esse quadro estão relacionados ao estresse, mudança de hábitos alimentares e uso de produtos para a pele que são inadequados", ressalta a médica Renata Porphirio, que atua em São Paulo.

As máscaras podem provocar um aumento de acne adulta

Como medida de segurança, a máscara é um item obrigatório e necessário para evitar contágios durante a pandemia. Mas é fato que o acessório também é responsável, em alguns casos, por provocar acne. "O atrito faz uma irritação no local causando também a acne mecânica, que altera o microbioma da pele, que são os microrganismos protetores, e provocando uma dermatite, a famosa irritação da pele", explica a dermato.

Como cuidar da acne adulta? Dermato indica 3 cuidados!

Se você está com acne adulta, independentemente do motivo, ou ainda quer se prevenir, mas tem dúvidas do que fazer, Renata Porphirio separou 3 dicas simples para te ajudar. São elas:

1 - Limpe bem a pele para prevenir a acne adulta

Uma pele "entupida" por bactérias, poluição e resíduos de cremes e maquiagens é terreno fértil para o surgimento de acne. Por isso, a primeira dica da dermato é investir em uma limpeza na pele. "Uma rotina eficiente de cuidados com a pele começa com uma limpeza facial duas vezes ao dia", reforça. Aposte em sabonetes específicos com ácido salicílico na composição e, para potencializar o skincare, em escovas de limpeza facial. "Aparelhos como a LUNA, da FOREO, ajudam a promover uma suave esfoliação da pele e limpeza mais profunda".

2 - Pele com acne adulta também precisam de hidratação

Um erro muito comum é ignorar a etapa da hidratação por achar que a pele está oleosa demais ou que pode provocar espinhas. "Como são peles que precisam de mais esfoliação para tirar o excesso da oleosidade, a pele pode 'entender' que necessita repor aquele óleo que foi retirado para hidratar a pele, o que cria um círculo vicioso favorecendo o aparecimento de espinhas", conta Renata. Nesse caso, não deixe de sempre hidratar a pele, mas opte por produtos não-comedogênicos e de texturas leves, como séruns e gel.

3 - Previna a acne adulta mesmo usando a máscara

O fato de ter que usar máscara todo dia não é desculpa para descuidar da pele! "O ideal é fazer uma limpeza profunda antes e depois de usar as máscaras, dando preferência para aquelas feitas com tecido macio, natural e respirável, ou de algodão em seu interior para que a pele consiga respirar melhor". Outra dica legal é evitar cremes pesados e maquiagem na região coberta, para não sufocar a pele. E mais: consultar um dermatologista é a melhor pedida para conhecer e cuidar corretamente do seu tipo de pele.

(Por Marina Couto)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Beleza Pele
Sobre o mesmo tema
Carnaval 18+! Além de Andressa Urach, quais modelos e atrizes de conteúdo adulto vão apimentar folia no Sambódromo e na web?
Carnaval 18+! Além de Andressa Urach, quais modelos e atrizes de conteúdo adulto vão apimentar folia no Sambódromo e na web?
6 de fevereiro de 2024
Quem vai para o Paredão? Após vencer Prova do Líder, Lucas Henrique revela quais brothers estão na sua mira para a berlinda
Quem vai para o Paredão? Após vencer Prova do Líder, Lucas Henrique revela quais brothers estão na sua mira para a berlinda
1 de março de 2024
Notícias similares
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
29 de fevereiro de 2024
K-Beauty e J-Beauty: Esses protetores são os queridinhos do skin care asiático!
K-Beauty e J-Beauty: Esses protetores são os queridinhos do skin care asiático!
30 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias