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Como se alimentar bem no verão? Dicas de nutricionista para a estação

Manter uma alimentação saudável é prioridade em todas as estações do ano. Mas é no verão que muita gente começa a prestar a atenção no que está colocando no prato, em busca de mais saúde ou uma nova aparência. A nutricionista Luna Azevedo, que atende celebridades como Yasmin Brunet, Wanessa Camargo e Giselle Itié, entre outras, compartilhou dicas e receitas para você se alimentar melhor nos dias mais quentes. Leia mais!

Que tal aproveitar a chegada do verão para mudar seus hábitos e apostar em uma alimentação mais saudável? Como os dias são mais quentes, nada como escolher alimentos frescos e bebidas refrescantes para compor o cardápio, não é mesmo? O Purepeople conversou a nutricionista Luna Azevedo, que deu dicas valiosas para você se alimentar bem na estação e ainda compartilhou ideias simples e gostosas experimentar. Veja a seguir e não deixe de conferir mais dicas no nosso Especial de Verão!

Priorize os alimentos da estação e beba muito líquido!

Uma dica certeira para montar um cardápio saudável e equilibrado no verão é apostar nos alimentos que estão na época. Além de terem um preço mais em conta, você não vai ter dificuldade de encontrar e nem desculpa para não incluí-los no seu cardápio. "Alguns exemplos são os variados tipos de pimentão, a abóbora e a beterraba, além das frutas como a manga, a uva, o maracujá, a laranja, a melancia a carambola e as consumidas comumente nas festas como a lichia e a cereja".

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Por conta do calor e das altas temperaturas, também é fundamental beber muito líquido para se manter hidratada. Mas atenção: dois litros por dia podem não ser suficientes! "Essa necessidade pode variar dependendo de fatores como peso, idade, atividade física que realiza ou temperatura do lugar onde vive. Consumir frutas que têm mais líquido, sucos de frutas diversos (evitando açúcar), chás e água de coco também é indicado para manter o organismo hidratado. E ainda é válido lembrar que bebida alcoólica não hidrata o corpo, mas o oposto".

Saiba a procedência dos alimentos e quais evitar no verão

Muita gente aproveita o verão e a temporada de férias, quando possível, para viajar ou ir à praia. E, nesses casos, vale redobrar a atenção com a alimentação. "Alimentos gordurosos ou com muito sal podem aumentar a desidratação e tornar a digestão mais lenta, por isso são desaconselhados", reforça a nutri.

Luna também alerta para a importância de saber a procedência dos alimentos e priorizar a higiene no preparo e no manuseio. "O calor, característico da estação, favorece o desenvolvimento de bactérias, aumentando as chances de certos tipos de contaminação dos alimentos. Por este motivo, é necessário comprar e consumir produtos de lugares confiáveis, além de manter as compras bem estocadas e higienizadas".

Nutri dá dicas de opções saudáveis para o verão
Nutri dá dicas de opções saudáveis para o verão

Confira 5 opções saudáveis para consumir no verão

Frutas, saladas, legumes e cereais são opções que você pode incluir no seu cardápio de verão para curtir a estação com saúde. Pensando nisso, Luna Azevedo separou 5 ideias saudáveis para você incluir na sua rotina e consumir em qualquer lugar. Confira!

1 - Smoothie de banana, morangos e leite de amêndoas: "A banana é fonte de magnésio, um mineral importante para recuperação muscular. Os morangos são fontes de antioxidantes, que estão ligados a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer. O leite de amêndoas é fonte de gorduras boas, que nos promovem saciedade, vitamina E, auxiliando o combate ao envelhecimento precoce".

2 - Bowl de frutas com tahine: "as propriedades vão depender das frutas que usar, não tenha medo de testar várias opções que mais se adequam ao seu paladar. Umas das misturinhas que sou fã é melancia + abacaxi + tahine , uma combinação super refrescante e muito nutritiva".

3 - Mix de frutas desidratadas e oleaginosas: "pode-se misturar uma xícara de café de cranberry ou goji berry desidratado com uma xícara de café de uva-passa, dois damascos secos picados e sementes de abóbora, de girassol, de soja torrada, de amêndoas, sem sal, castanha de caju e duas castanhas do Pará".

4 - Legumes fatiados: "uma opção leve, refrescante e com poucas calorias. Alimentos como a cenoura baby, o pepino cortado em tiras finas e o tomate-cereja, por exemplo, são ótimas opções de acompanhamentos. Devem ser mantidos refrigerados e, para dar um sabor a mais, pode-se temperar com um pouco de sal marinho, sal rosa ou flor de sal com ervas".

5 - Milho cozido: "É comum venderem na praia milho cozido. Porém, como não temos certeza da segurança alimentar deste alimento, o ideal é que você leve o seu lanche de casa. Para dar um sabor a mais, leve sal marinho e ervas desidratadas para temperar".

(Por Marina Couto)

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