Conhecida por suas receitas elaboradas e pelo comando do programa Rainha da Cocada, do GNT, a chef e influenciadora Raíza Costa surpreendeu os seguidores ao anunciar uma conquista fora das cozinhas: ela foi premiada com US$ 10 mil após participar e vencer um concurso fitness nos Estados Unidos.
Radicada em Nova York, Raíza revelou que se inscreveu de forma discreta em um desafio nacional que premiaria as maiores transformações corporais em 60 dias. “Secretamente me inscrevi em um desafio fitness nacional onde a premissa era: as maiores transformações na composição corporal em 60 dias ganhariam 10 mil dólares em dinheiro e 15 mil em prêmios. Isso incluía ou muito ganho de massa magra ou muita perda de massa gorda", explicou.
Ao longo de dois meses, ela se dedicou a uma rotina intensa de treinos. “Foram 25 mil inscritos e durante o desafio malhei 1 hora 6x na semana, com treinos de musculação 4x e cardio 2x. Perdi 13kg de gordura e nenhum grama de massa muscular, comprovado pelo exame de bioimpedância", contou Raíza. “Por isso não adiantava apenas perder peso de qualquer jeito ou com déficit calórico radical, o que sempre resulta em perda de massa magra", acrescentou.
A alimentação também foi ajustada, mas sem radicalismos. “Continuei me alimentando muito bem, priorizando alimentos densos nutricionalmente e sem excluir nenhum grupo (nem os carboidrásticos). Minhas refeições continuaram caseiras, coloridas e variadas, mas ajustei proporções para priorizar a proteína e as fibras", relatou. A meta diária era de 150g de proteína, mas ela admitiu: “Mentira, o máximo que conseguia era 130g”.
A transformação não apenas garantiu o prêmio em dinheiro, como também evidenciou uma nova fase na vida da chef, que mostrou que dedicação e equilíbrio são ingredientes poderosos, tanto na cozinha quanto na saúde.