





O incêndio seguido de queda de um balão matou 8 pessoas em Praia Grande, em Santa Catarina, neste sábado (21). Ao todo, 21 pessoas ocupavam o cesto quando houve o acidente (inicialmente se falou em 22 ocupantes). A nova tragédia aérea ocorreu apenas nove dias depois de um avião despencar na Índia logo após a decolagem matando mais de 200 pessoas.
Os quatro mortos foram contabilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em nota oficial, mas o governador falou em 8 vítimas fatais cerca de 30 minutos mais tarde. Imagens já circulam pelas redes sociais e mostram o momento no qual o balão pegou fogo e despencou do céu até atingir o solo da cidade que assim como São Lourenço (MG) e Campos do Jordão (SP) também se pratica o balonismo.
Morreram na tragédia: o oftalmologista Andrei Gabriel de Melo; o escriturário de banco Fabio Luiz Izycki; a médica Leise Herrmann Parizotto; a mãe dela, Leane Elizabeth Herrmann; Everaldo da Rocha; Janaina Moreira Soares da Rocha; Juliane Jacinta Sawicki; e Leandro Luzzi. Uma segunda filha de Leane, Leciane Herrmann Parizotto, escapou com vida.
Ainda na nota, a corporação divulgada às 9h35 afirma que "as demais vítimas estão sendo atendidas, procuradas e avaliadas por nossas equipes". Governador do estado, Jorginho Mello, foi quem revelou o número de oito mortes às 10h08.
"Estamos todos consternados", afirmou. A prefeitura de Praia Grande, conhecida como Capadócia brasileira - aquela cidade fica na Turquia -, também se pronunciou, porém sem, por enquanto, citar números de vítimas fatais: "A Prefeitura de de Praia Grande manifesta sua solidariedade às famílias envolvidas no acidente com balão ocorrido na manhã deste sábado, 21 de junho".
Na hora do acidente o céu do primeiro dia do inverno estava limpo e sem nuvens. Segundo o piloto, o fogo começou em um maçarico reserva colocado no cesto do balão. Com o fogo, alguns passageiros pularam em pleno voo.
O acidente com o balão em Praia Grande acontece após uma tragédia semelhante no interior de São Paulo há menos de uma semana, no dia 15. Na queda do balão em Capela do Alto morreu a psicóloga Juliana Pereira, 27 anos, que celebrava com o marido, Leandro Pereira, o Dia dos Namorados. A vítima fatal era mineira de Pouso Alegre.


