Jennifer Lopez é referência mundial de beleza, mas, segundo rumores, usa um composto injetável muito conhecido na estética para tratar um problema de saúde: a toxina botulínica. A cantora, que afirma nunca ter aplicado a substância para rejuvenescimento, encontrou no botox um parceiro no tratamento contra o bruxismo.
Trata-se de um distúrbio que consiste no ato involuntário de apertar ou ranger os dentes. O bruxismo pode causar diversos problemas odontológicos, musculares e até psicológicos.
Segundo a dermatologista Laís Rios, a toxina botulínica inibe a liberação de acetilcolina, uma substância que transmite sinais nervosos para relaxar os músculos e reduzir espasmos, dores e outros sintomas associados a diversas condições.
“O botox inibe a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que permite que os nervos se comuniquem com os músculos. Ao relaxar os músculos da mastigação, o botox reduz a força da oclusão (aperto dos dentes) e, consequentemente, a intensidade do bruxismo”, explica a médica em nota enviada à imprensa.
Segundo a doutora, no caso de pacientes com bruxismo, a toxina botulínica é aplicada diretamente nos músculos masseteres e temporais, os principais responsáveis pela contração da mandíbula durante o bruxismo. É necessário reaplicar a toxina após quatro ou seis meses, para manter os resultados do tratamento.
Outra famosa adepta da toxina botulínica para tratar um problema de saúde é Paula Fernandes. A cantora sertaneja faz aplicações periódicas de botox no tratamento contra a enxaqueca.
Em entrevista ao jornalista André Piunti, Paula revelou que faz aplicação de botox na cabeça de três em três meses e toma uma injeção mensal. Hoje, ela consegue lidar com a doença crônica sem precisar recorrer a remédios.
"Enxaqueca é doença, a gente tem que tratar da forma certa. Não adianta encher de analgésico, não vai melhorar, vai só cronificar mais. Então, fazendo o tratamento corretamente, você vai chegar a um quadro como o meu: eu não tenho mais crises de dor e, também, não tenho mais aquele mau humor, aquela irritabilidade, intestino ruim, às vezes, inchaço no corpo", sinalizou a artista, que chegou a ser acusada de exagerar em procedimentos estéticos.