Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Órfãos da Terra
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Jezabel
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
The Voice Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo 2
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Manual dos cabelos no verão: 5 dicas que você precisa saber para cuidar dos fios

O verão pode até ser uma das estações do ano preferida dos brasileiros, mas é no calor que os cabelos ficam mais ressecados, oleosos, quebradiços e sem brilho. Tudo isso por conta dos raios solares, vento, cloro da piscina e o sal da água do mar. Mas, para driblar esses aspectos, há jeito! A dermatologista Renata Sampaio listou algumas dicas para você cuidar dos fios no verão!

O verão é a época em que os cuidados com a pele e com os cabelos precisam ser redobrados. Além do rosto ficar mais oleoso por conta do calor, os cabelos também sofrem com o ressecamento causado pelo sol. Além de leave-in, máscaras de hidratação e óleos capilares, que não podem faltar no nécessaire da estação, há truques e hábitos que podem te ajudar a manter os fios hidratados, seja em casa ou durante o passeio de praia ou piscina. Confira as dicas da dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias!

1 - Hidrate o cabelo antes de mergulhar no cloro da piscina

O cloro da piscina costuma ressecar os fios. Nos cabelos loiros, o dano pode ser pior, já que deixa os fios verdes. Segundo a dermatologista, isso acontece por causa do sulfato de cobre presente na substância. "Quando ele entra em contato com a queratina dos fios, provoca a oxidação. Quanto mais fraco e poroso estiver o cabelo, mais fácil fica a entrada no produto na estrutura do fio. Por este motivo, o cabelo verde de piscina é mais comum nos cabelos quimicamente tratados, já que as químicas utilizadas no clareamento de cabelos desalinham as escamas e deixam os fios porosos". Por isso, não é preciso evitar o banho de piscina: a dica é manter os cabelos hidratados antes do passeio.

2 - No verão, está permitido usar camomila nos cabelos

Muita gente tem o hábito de clarear o cabelo passando camomila e se expondo ao sol. Renata garante que o hábito não é prejudicial aos fios, mas a camomila não tem o poder de clarear as madeixas. "O extrato de camomila não é capaz de descolorir o cabelo, como a amônia e a água oxigenada. Ele simplesmente realça o brilho do loiro natural. A planta possui dois pigmentos, chamados de apigenina e azuleno. O primeiro é da cor amarelo natural, ou seja, fica sobre os cabelos. Já o outro neutraliza essa coloração amarelada, dando um efeito de reflexo. Como é uma substância natural, a camomila não traz dano a estrutura do fio", explica.

3 - Cuidado com o calor do secador e da chapinha

No verão, o mais indicado é deixar os cabelos secarem ao natural, evitando secador, para evitar quebra e ressecamento. É que o próprio secador, além da chapinha, do babyliss e do difusor - que é queridinho das donas de cabelo cacheado e crespo - podem ressecar os cabelos, principalmente no verão, quando os fios estão naturalmente mais frágeis. "As altas temperaturas dos equipamentos agem na estrutura capilar e torna os fios mais frágeis, ressecados e porosos. A queratina helicoidal, proteína que confere elasticidade e resistência aos cabelos, é danificada quando fica exposta ao calor", explica a especialista. A dica, portanto, é aplicar um leave-in ou um óleo com proteção térmica.

4 - Lave os cabelos com água fria para evitar oleosidade

É comum os cabelos ficarem mais oleosos no verão. Para dar um chega pra lá no brilho excessivo e até na caspa, a dica da dermatologista é evitar lavar os fios com água muito quente. "O calor favorece a produção de sebo", explica. Ainda no banho, a dica é evitar usar o condicionador e os cremes na raiz, e aplicar os produtos somente nas pontas, para que não eles não acumulem no couro cabeludo.

5 - Shampoos antirresíduos podem ser aliados no verão

O shampoos antirresíduos são aqueles mais adstringentes e podem ser grandes aliados para remover a oleosidade excessiva do cabelo. "Eles promovem uma limpeza profunda dos fios, retirando qualquer tipo de sujeira, oleosidade ou vestígios de cremes de cabelo. Eles podem ser usados uma vez por semana, de preferência antes do uso de cremes de tratamento", aconselha Renata.

(Por Beatriz Doblas)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.