Cabelos bonitos no verão! 7 dicas para cuidar dos fios no calor
Publicado em 29 de novembro de 2018 19:02
Por Purepeople
Os cabelos merecem um cuidado especial no verão! Com tantos banhos de mar, piscina e exposição solar em excesso, é natural que os fios fiquem mais ressecados, não importa o seu tipo de cabelo. Para driblar - e evitar! - a falta de brilho e a quebra, a dermatologista Camila Marçal, do Instituto da Pelle Madureira, listou dez dicas para você aproveitar a estação mais quente do ano sem prejudicar as madeias!
Confira 7 dicas para cuidar do cabelo no verão!
Leave-in e cremes com FPS protegem o cabelo do sol durante o verão
Em casa, hidratar o cabelo com máscaras, ampolas e óleos vegetais é fundamental
Para manter a saúde dos cabelos no verão, a dica é apostar em shampoo e condicionador para cabelos oleosos
Não deixa de usar o secador ou a chapinha no verão? A dica é usar um protetor térmico no cabelo para evitar ressecamento
Chapéus são essenciais para proteger os cabelos durante o verão!
O sal do mar e o cloro da piscina costumam deixar o cabelo ressecado. Por isso, jogue água doce para dar brilho e maciez
O cabelo pode ficar mais ressecado no verão por conta do sol e da água do mar e da piscina. Aprenda a cuidar dos fios com 7 dicas de dermatologista!
Veja + após o anúncio

Não é só a pele que precisa cuidados no verão. Os cabelos tendem a ficar mais secos por causa do sol, que acaba retirando a umidade natural dos fios. No entanto, o mercado da beleza está preparado para a estação mais quente do ano. É que diversas linhas de shampoo, condicionador e leave-ins vêm com FPS para bloquear os efeitos do sol nos fios. Além disso, vale preparar a rotina de haircare também: água fria e hidratações caseiras ajudam a hidratar as madeixas. Confira as dicas!

1 - Filtro solar também nos cabelos!

Assim como um protetor solar para o corpo e para o rosto são essenciais, um filtro para os fios também é fundamental! Segundo a dermatologista, o FPS pode ser encontrado em produtos finalizadores, como leave-ins. "Eles formam uma película na haste do fio, diminuindo a perda de umidade e formando uma barreira de proteção contra os raios UV", explica.

2 - Ducha de água doce e fria depois do banho de mar ou piscina

O sal do mar e o cloro da piscina costumam deixar o cabelo ressecado. Por isso, a dermatologista indica. "Após mergulho no mar ou piscina, procure lavar os fios com água doce para evitar o ressecamento pela água salgada ou pelo cloro. Caso não tenha uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral", aconselha. Além disso, a água fria também é mais saudável para os cabelos. "A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e abre as escamas dos fios, contribuindo para o ressecamento e a perda de brilho", explica a dermatologista.

3 - Bonés e lenços são bem-vindos!

Além dos produtos de cabelo com filtro solar, a dermatologista também aconselha criar uma barreira física nos fios. Os aliados? Acessórios! "Invista em lenços, bonés ou chapéus UV para proteger os cabelos e o couro cabeludo".

4 - Hidratação com máscaras e ampolas são fundamentais

Hidratar os fios em casa, logo depois da praia e da piscina é essencial! As máscaras de tratamento podem ajudar, mas se o tempo for curto, as ampolas podem garantir o brilho e a maciez que os fios desidratados pelo sol e pelo mar precisam. "Há uma diversidade de ampolas no mercado que promovem uma recuperação rápida dos fios".

5 - Óleos vegetais também hidratam o cabelo no verão

Os óleos também ajudam no cuidado dos cabelos, e podem ser usados de várias formas, tanto em produtos quanto na forma pura. "O óleo de coco é uma excelente opção para uma hidratação profunda dos fios, assim como os óleos de amêndoas e de semente de uvas. Já o óleo de abacate proporciona, além da hidratação, um fortalecimento dos fios", indica.

6 - Aposte em shampoo e condicionador para cabelos oleosos

Se o seu cabelo for oleoso ou se os fios começarem a ficar oleosos no verão, a dica da dermatologista é apostar em linhas de shampoo e condicionador que equilibram a produção de sebo. "Couro cabeludo oleoso pode precisar de higienização mais frequente durante o verão, pois o ambiente úmido aumenta a proliferação de fungos. Use shampoos e condicionadores específicos para esse tipo de queixa".

7 - Protetor térmico antes do secador

Não deixa de usar o secador ou a chapinha no verão? A dica é usar um protetor térmico nos fios antes mesmo de ligar os aparelhos. "O uso de protetores térmicos e a utilização do aparelho, a uma distância de, pelo menos 15 cm, ajudam a diminuir os danos", explica a dermatologista. Eles podem ser encontrados em forma de leave-in ou óleo capilar.

(Por Beatriz Doblas)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Cabelo Verão Principais notícias Viva o Autocuidado
Sobre o mesmo tema
Top 5 produtinhos veganos de cabelo para cuidar das suas madeixas!
Top 5 produtinhos veganos de cabelo para cuidar das suas madeixas!
29 de outubro de 2023
Qual segredo do cabelo de Adriane Galisteu em 'A Fazenda 15': descobrimos a rotina de cuidados da apresentadora no reality!
Qual segredo do cabelo de Adriane Galisteu em 'A Fazenda 15': descobrimos a rotina de cuidados da apresentadora no reality!
4 de novembro de 2023
Notícias similares
Onda de calor afeta seu cabelo? 4 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes
Onda de calor afeta seu cabelo? 4 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes
14 de novembro de 2023
Rafaella Justus fez harmonização facial? Especialista no procedimento aponta possível cirurgia feita pela jovem aos 14 anos
Rafaella Justus fez harmonização facial? Especialista no procedimento aponta possível cirurgia feita pela jovem aos 14 anos
9 de fevereiro de 2024
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
30 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias