Cabelo saudável no verão: dicas de como proteger os fios nos blocos
Publicado em 1 de março de 2019 15:59
Por Purepeople
Para manter a saúde do cabelo no Verão e durante o Carnaval é importante tomar certos cuidados nos bloquinhos, principalmente em dias de calor extremo, ao usar tintas temporárias, sprays tonalizantes e gel de cabelo. Além do protetor solar capilar, a foliã deve ter cautela, já que nessa época os resíduos desses produtos tendem a acumular e causar danos ao couro cabeludo
Tinta colorida temporária deixa os cabelos divertidos e sai de acordo com as próximas lavagens
Cabelos coloridos com uma cor só ou várias tonalidades deixam o visual despojado e é superdemocrático
Especialistas recomendam colocar glitter diluido em uma solução aquosa para não fazer mal ao couro cabeludo durante os bloquinhos de Carnaval
A criatividade na hora de pintar o cabelo rola solta e vale até pintar somente uma mecha com uma tinta colorida como destaque do look
Cabelos coloridos devem ter os cuidados redobrados. Nos bloquinhos, protetor solar capilar é o mais adequado
Especialistas recomendam que os cabelos fiquem protegidos durante os blocos, uma boa pedida é um chapeu, um boné arejado ou uma bandana
Mechas destacadas com um tom mais dourado deixa o visual mais discreto para quem não é adepta a cores extravagantes mas querem mudar no período do Carnaval
Visual fresh com gel fixador e tinta metalizada deixou o cabelo com ar futurista
Veja + após o anúncio

O primeiro pensamento que vem à cabeça quando se trata do Verão é proteger a pele da exposição ao sol. Mas você pensa nos danos que os raios solares causam ao couro cabeludo? Em época de Carnaval, os cabelos sofrem mais ainda com os produtos usados para complementar as fantasias. E não só os cabelos, já que vale customizar até as sobrancelhas. Seja com tinta, spray tonalizante, fixador ou gel, as foliãs fazem uso de muitos recursos para deixar o cabelo estiloso. Confira algumas dicas para proteger o couro cabeludo e manter a saúde dos seus fios.

Glitter puro na raiz?

A Dra. Marcela Buchaim, especialista em couro cabeludo e fios do Estudio Tez, recomenda que o glitter seja misturado em uma solução aquosa com d-pantenol, um componente que hidrata o couro cabeludo e evita que essas partículas sejam absorvidas. Assim, o glitter não fica diretamente em contato com a raiz do fio e evita que ocorra entupimento do folículo capilar. Além de ficar mais fácil de ser retirado no pós-folia.

Gel como aliado

O gel de cabelo não é tão agressivo aos fios, além de deixar o look fresh. A especialista indica apenas que a foliã escolha pelo produto que não tenha álcool em sua composição. No entanto, o uso em excesso pode deixar o cabelo sempre úmido, correndo riscos de ocasionar uma infecção por fungos e gerar até uma seborreia ou caspa.

Muita cautela com sprays coloridos

Já os sprays coloridos devem ser usados com cautela e removidos completamente do couro cabeludo. Esses produtos têm pigmentos que contêm metais indesejados em sua composição e podem provocar uma alergia de contato. A dica é usar um spray de xampu seco primeiro para criar um microfilme nos fios e, em seguida, aplicar o spray tonalizante.

Cuidado com resíduos

O xampu seco deve ser utilizado somente em casos esporádicos para tirar o aspecto de oleosidade do cabelo. O período ideal é no máximo 1 dia. Seu uso constante acumula resíduos no couro cabeludo e obstrui o folículo capilar, provocando uma queda significativa dos fios.

Tintas artesanais nem pensar!

O uso de tintas que não são apropriadas para o cabelo, como tinta guache, ou acrílica, pode ocasionar queimaduras ou lesões no couro cabeludo por conta da reação química potencializada pela exposição solar. É muito importante que a foliã use apenas tintas e produtos testados dermatologicamente.

Tintas de hairstyle

Há várias tintas coloridas para o cabelo disponíveis no mercado que são confiáveis e não agridem tanto a saúde dos fios. Algumas são temporárias e funcionam como maquiagem capilar, durando até a próxima lavagem. Há também sprays que deixam o cabelo com outras nuances que também vai saindo de acordo com a lavagem dos fios.

Cabelo preso também precisa de cuidado

Além dos truques já citados de styling, é importante lembrar que até os fios quando estão presos precisam de atenção. A dermatologista Renata Roxo, recomenda que não puxe muito os cabelos, já que o trauma constante pode causar uma alopécia, muitas vezes irreversível. "Até quando usar o elástico, deve-se ter muito cuidado para não emaranhar os cabelos e depois ficar difícil de retirar. Em casos como esse, às vezes é preciso até cortar os fios", comenta ela. A médica também avisa que usar protetor térmico antes de fazer chapinha ou usar secador é fundamental para não ressecar mais ainda as madeixas. Um leave in também é muito importante para diminuir os danos causados durante a exposição solar.

Hidratação para recuperar os fios

O uso de água termal ou água de coco para borrifar nos fios é sempre uma boa pedida para manter o cabelo hidratado durante o bloco. É indicado também o uso de um protetor capilar com FPS, além de fazer uso de chapéus, bandanas e bonés que sejam arejados. "Em seguida, um tratamento de hidratação intensiva é muito importante depois dos dias de Carnaval. O corte bordado também é um grande aliado para quem detonou o cabelo e quer que ele tenha uma aparência saudável novamente", finaliza Renata Roxo.

(Por Bianca Lobianco)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Cabelo Saúde Principais notícias Beleza Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Onda de calor afeta seu cabelo? 4 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes
Onda de calor afeta seu cabelo? 4 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes
14 de novembro de 2023
Abandonou o loiro? Confira 3 dicas para salvar o cabelo dos danos da descoloração!
Abandonou o loiro? Confira 3 dicas para salvar o cabelo dos danos da descoloração!
2 de março de 2024
Notícias similares
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
29 de dezembro de 2023
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
31 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias