O inverno tem derrubado as temperaturas em todo o Brasil e muita gente recorre ao chá para aquecer o corpo e, claro, dar aquele 'up' na imunidade nesta época. Neste quesito, as famosas dão um show de influência com suas dicas valiosas e costumes envolvendo essa técnica milenar de infusão que conquista muita gente.
E, como sabemos, há diferentes tipos e opções de chás, desde os gelados, que tem sido a febre do momento (no verão, claro), aos mais inusitados, como o matcha e até o de folha de algodão. Mas os clássicos cumprem muito bem seu papel em dias frios, e quem não gosta de uma erva-cidreira, camomila ou erva doce?
Entre todos os citados, há ainda um chá queridinho das famosas: o chá verde. Presente nas dietas de muitas celebridades, tal qual Bruna Marquezine, Xuxa e Gisele Bündchen, que tomam a bebida diariamente, o chá verde é uma excelente opção para a saúde e garante energia para o dia todo - em especial para quem quer deixar de tomar café pela manhã.
Reconhecido por seus diversos benefícios, o chá verde é composto por antioxidades poderosos, como as catequinas, que ajudam a combater os radicais livres e reduzir inflamações no organismo. A infusão também está associada ao controle da pressão arterial, melhora do metabolismo, auxílio no emagrecimento e fortalecimento do sistema imunológico.
Um estudo japonês com mais de 8 mil idosos revelou que o consumo diário de chá verde pode estar associado à redução de lesões na substância branca do cérebro, região responsável pela comunicação entre as áreas cerebrais. A pesquisa apontou que quem consumia mais chá verde apresentava menor volume dessas lesões, mesmo após ajustes para fatores como idade, sexo, atividade física e escolaridade.
De acordo com os resultados, indivíduos que tomavam três xícaras por dia tinham, em média, 3% menos lesões cerebrais do que os que tomavam apenas uma xícara. Já entre os que consumiam de sete a oito xícaras da infusão diariamente, a redução foi de 6%.
Já outro estudo da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, revelou que os compostos do chá verde podem oferecer proteção ao cérebro contra doenças como Alzheimer e outros tipos de demência. A pesquisa, publicada na revista 'Phytomedicine', mostrou que, ao serem digeridos, esses compostos se tornam ainda mais eficazes contra agentes relacionados à neurodegeneração, como o peróxido de hidrogênio e a proteína beta-amilóide.
Os cientistas utilizaram uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano para analisar como o chá verde age após ser metabolizado pelo corpo. Na publicação da pesquisa, eles concluíram que os compostos digeridos protegeram as células saudáveis contra toxinas e também inibiram o crescimento de células tumorais, o que indica que a bebida também pode prevenir o câncer.
player2
player2