Psicoterapeuta ensina como controlar crise de ansiedade e dá dicas para cuidar da saúde mental
Publicado em 8 de fevereiro de 2022 14:53
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
Crise de ansiedade: psicoterapeuta Elainne Ourives ensina como identificar os sinais e maneiras eficientes de se acalmar. Veja!
Saiba como controlar uma crise de ansiedade
Psicoterapeuta ensina como controlar crise de ansiedade e dá dicas para cuidar da saúde mental
Crise de ansiedade: psicoterapeuta Elainne Ourives ensina como identificar os sinais e maneiras eficientes de se acalmar
MC Mirella passou por um grande susto após ter uma crise de ansiedade
MC Mirella foi hospitalizada com crise de ansiedade
Psicoterapeuta Elainne Ourives explica sinais que o corpo transmite até que aconteçam as crises de ansiedade
Veja como agir em um momento de crise de ansiedade
A crise de ansiedade gera uma série de sintomas físicos e fisiológicos
Pessoas ansiosas costumam ter o comportamento de quem está constantemente em tensão
É preciso saber controlar uma crise de ansiedade para recuperar o equilíbrio da mente, das emoções e do próprio organismo
Quando a crise de ansiedade se manifesta é preciso agir de imediato a fim de recuperar o equilíbrio
Veja + após o anúncio

MC Mirella, ex-participante de "A Fazenda 12", passou por um grande susto no último sábado (5) após ter uma crise de ansiedade e precisou ser internada às pressas para tratamento, no estado do Pará. Ao Purepeople, a psicoterapeuta Elainne Ourives ensina como identificar os sinais e maneiras eficientes de se acalmar.

O que é crise de ansiedade?

Situações extremas como a vivida pela cantora não ocorrem de uma hora para outra. "A crise de ansiedade é uma tremenda e profunda sensação de insegurança, medo, falta de controle ou pânico repentino. São sensações internas que dominam a mente da pessoa e ativam gatilhos emocionais de desespero", explica.

"Diria ainda que é uma espécie de curto-circuito neuroquímo no cérebro, causado, principalmente, por traumas familiares na infância, estresse elevado ou mesmo a união desses dois fatores. Essas crises provocam ainda descargas de noradrenalina, cortisol e adrenalina no corpo. O resultado são sintomas fisiológicos e patológicos de disfunção cognitiva", afirma.

Os principais sintomas da ansiedade

É importante ficar atento aos sinais de que a ansiedade está virando um problema de saúde. "A crise de ansiedade, gerada por um medo, preocupação ou evitação de algum fato, na maioria das vezes, interpretado de maneira errada pela pessoa, gera uma série de sintomas físicos e fisiológicos, instantaneamente", comenta Elainne.

"Dentre eles, coração acelerado e palpitação, pânico, suor, tremores, vontade de vomitar, dor e pressão no peito, vermelhidão, calafrios e sensação de calor, sufocamento, suor excessivo, formigamentos, medo de perder o controle da situação ou do momento, desespero e até mesmo medo de morrer", destaca.

"Todos esses sintomas são criados pelo próprio corpo, pela mente, para evitar um possível problema, trauma ou gatilho mental ativado inconscientemente – que tem relação com algum episódio muito específico. É, certamente, um alerta máximo do sistema e do corpo para evitar o confronto direto com a possível ameaça", pontua.

Estratégias para controlar a ansiedade

Segundo Elainne, existem alternativas que diminuem o estado de alerta constante. "Você pode aliviar ou controlar os primeiros sintomas de ansiedade ao diminuir o ritmo da respiração. Com isso, você fornece mais oxigênio ao cérebro e diminui o impacto do estresse do momento. Ao mesmo tempo, procure desviar a atenção e a preocupação com o fato relacionado, ao início da crise de ansiedade", orienta.

"Foque, assim, em outra situação, em uma lembrança agradável ou em algo que deseja realizar no futuro, como se já vivesse isso no momento presente. Procure ainda relaxar a musculatura e a tensão sobre si mesmo. Mexa e movimente a cabeça, movimente o maxilar, a nuca, a boca e os ombros. Solte totalmente sua musculatura em busca desse relaxamento", aconselha.

Aprenda a lidar com os momentos de crise de ansiedade

Pessoas que convivem com o problema costumam experimentar picos, que podem interferir em suas atividades e até na alimentação.

"Você também pode tentar ouvir uma música calma e distrair a cabeça com algo mais tranquilo. O objetivo é diminuir os pensamentos acelerados, baixar os níveis de adrenalina e aliviar a tensão fisiológica, emocional e a sobrecarga hormonal também. Você pode ainda cantar, contar uma história, visualizar o futuro desejado ou fazer uma lista de sonhos. Procure distrair a atenção do problema ou preocupação", diz Elainne.

"Outra dica é, pela manhã, antes de qualquer sintoma previsível, começar a prática da meditação consciente. Usando a imaginação, a emoção positiva e um novo estado de harmonia interior. Faça sempre em um local tranquilo e sem interrupções. Busque a paz interna e assim, em pouco tempo, você conseguirá baixar os ciclos de onda cerebral e também os níveis de cortisol no organismo. Dissipando a ansiedade ou qualquer outro sintoma com entrega, amor próprio e um novo sentido de paz interior", conclui.


Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Entrevista
Sobre o mesmo tema
Tendências de cortes de cabelo para o verão e dicas essenciais de cuidados
Tendências de cortes de cabelo para o verão e dicas essenciais de cuidados
11 de novembro de 2023
Bianca Andrade sofre acidente de carro com o filho, Cris, e vai parar às pressas no hospital. Saiba estado de saúde da influencer!
Bianca Andrade sofre acidente de carro com o filho, Cris, e vai parar às pressas no hospital. Saiba estado de saúde da influencer!
2 de novembro de 2023
Notícias similares
João Lucas troca gospel pelo pop em novo single, comenta polêmica de Priscilla e entrega influência de Sasha: 'Maior apoiadora'
João Lucas troca gospel pelo pop em novo single, comenta polêmica de Priscilla e entrega influência de Sasha: 'Maior apoiadora'
8 de dezembro de 2023
Ana Hickmann era chamada de 'velha' e 'gorda' por Alexandre Correa: 'Me perseguia pra fazer plástica'
Ana Hickmann era chamada de 'velha' e 'gorda' por Alexandre Correa: 'Me perseguia pra fazer plástica'
26 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias