Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Além da Ilusão
Novela Carinha de Anjo
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
TV
Power Couple Brasil
Masterchef Brasil
A Fazenda
BBB 23
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Filme 365 Dias
Casamento às Cegas Brasil
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Inverno
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Home Últimas Notícias

Psicoterapeuta ensina como controlar crise de ansiedade e dá dicas para cuidar da saúde mental

Psicoterapeuta ensina como controlar crise de ansiedade e dá dicas para cuidar da saúde mental
Crise de ansiedade: psicoterapeuta Elainne Ourives ensina como identificar os sinais e maneiras eficientes de se acalmar. Veja!

MC Mirella, ex-participante de "A Fazenda 12", passou por um grande susto no último sábado (5) após ter uma crise de ansiedade e precisou ser internada às pressas para tratamento, no estado do Pará. Ao Purepeople, a psicoterapeuta Elainne Ourives ensina como identificar os sinais e maneiras eficientes de se acalmar.

O que é crise de ansiedade?

Situações extremas como a vivida pela cantora não ocorrem de uma hora para outra. "A crise de ansiedade é uma tremenda e profunda sensação de insegurança, medo, falta de controle ou pânico repentino. São sensações internas que dominam a mente da pessoa e ativam gatilhos emocionais de desespero", explica.

"Diria ainda que é uma espécie de curto-circuito neuroquímo no cérebro, causado, principalmente, por traumas familiares na infância, estresse elevado ou mesmo a união desses dois fatores. Essas crises provocam ainda descargas de noradrenalina, cortisol e adrenalina no corpo. O resultado são sintomas fisiológicos e patológicos de disfunção cognitiva", afirma.

Os principais sintomas da ansiedade

É importante ficar atento aos sinais de que a ansiedade está virando um problema de saúde. "A crise de ansiedade, gerada por um medo, preocupação ou evitação de algum fato, na maioria das vezes, interpretado de maneira errada pela pessoa, gera uma série de sintomas físicos e fisiológicos, instantaneamente", comenta Elainne.

"Dentre eles, coração acelerado e palpitação, pânico, suor, tremores, vontade de vomitar, dor e pressão no peito, vermelhidão, calafrios e sensação de calor, sufocamento, suor excessivo, formigamentos, medo de perder o controle da situação ou do momento, desespero e até mesmo medo de morrer", destaca.

"Todos esses sintomas são criados pelo próprio corpo, pela mente, para evitar um possível problema, trauma ou gatilho mental ativado inconscientemente – que tem relação com algum episódio muito específico. É, certamente, um alerta máximo do sistema e do corpo para evitar o confronto direto com a possível ameaça", pontua.

Estratégias para controlar a ansiedade

Segundo Elainne, existem alternativas que diminuem o estado de alerta constante. "Você pode aliviar ou controlar os primeiros sintomas de ansiedade ao diminuir o ritmo da respiração. Com isso, você fornece mais oxigênio ao cérebro e diminui o impacto do estresse do momento. Ao mesmo tempo, procure desviar a atenção e a preocupação com o fato relacionado, ao início da crise de ansiedade", orienta.

"Foque, assim, em outra situação, em uma lembrança agradável ou em algo que deseja realizar no futuro, como se já vivesse isso no momento presente. Procure ainda relaxar a musculatura e a tensão sobre si mesmo. Mexa e movimente a cabeça, movimente o maxilar, a nuca, a boca e os ombros. Solte totalmente sua musculatura em busca desse relaxamento", aconselha.

Aprenda a lidar com os momentos de crise de ansiedade

Pessoas que convivem com o problema costumam experimentar picos, que podem interferir em suas atividades e até na alimentação.

"Você também pode tentar ouvir uma música calma e distrair a cabeça com algo mais tranquilo. O objetivo é diminuir os pensamentos acelerados, baixar os níveis de adrenalina e aliviar a tensão fisiológica, emocional e a sobrecarga hormonal também. Você pode ainda cantar, contar uma história, visualizar o futuro desejado ou fazer uma lista de sonhos. Procure distrair a atenção do problema ou preocupação", diz Elainne.

"Outra dica é, pela manhã, antes de qualquer sintoma previsível, começar a prática da meditação consciente. Usando a imaginação, a emoção positiva e um novo estado de harmonia interior. Faça sempre em um local tranquilo e sem interrupções. Busque a paz interna e assim, em pouco tempo, você conseguirá baixar os ciclos de onda cerebral e também os níveis de cortisol no organismo. Dissipando a ansiedade ou qualquer outro sintoma com entrega, amor próprio e um novo sentido de paz interior", conclui.


Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.