Olheiras: saiba os melhores tratamentos e as dicas caseiras para melhorar a pele
Publicado em 7 de julho de 2019 09:05
Por Purepeople
Não dá para negrar: olheiras são incômodas. A pele escura e geralmente flácida abaixo dos olhos são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele, somada a uma vasodilatação. Apesar de as olheiras serem associadas ao cansaço, algumas podem ser hereditárias, podendo surgir ainda na infância.
Olheiras: saiba identificar os diferentes tipos e tratamentos para a pele abaixo dos olhos
Cremes clareadores e que fazer vasoconstrição melhoram olheiras dos tipos vascular e melânica
Olheiras em tom acastanhado podem ser tratadas com uma combinação de Peeling de cristal e máscaras com ácido kójico
O laser de CO2 é um tratamento eficiente para olheiras pois remove a camada externa da pele danificada e promove o desenvolvimento do colágeno na derme e epiderme
olheira
A cirurgia de blefaroplastia corrige imperfeições provocadas pela flacidez e redundância cutânea abaixo dos olhos
Em casa, além de compressas com gelo nas olheiras, outra opção são os cremes clareadores
O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para pessoas com olheiras mais profundas
Veja + após o anúncio

Apesar de a maquiagem ser uma grande aliada na hora de disfarçar as olheiras, há quem prefira investir em tratamentos que mandem embora o aspecto escuro abaixo dos olhos. Para te ajudar a entender o que são as olheiras e como melhorar o aspecto delas, o Purepeople conversou com a dermatologista Fernanda Casagrande e com o cirurgião plástico Marcelo Moreira, já que para cada tipo de olheira, há uma causa e um tratamento específico. Segundo os especialistas, existem, pelo menos, 4 tipos: a vascular, que tem um aspecto arroxeado; a melânica, que tem uma cor acastanhada; a anatômica, que forma uma pequena depressão e um afundamento na região abaixo dos olhos; e a olheira mista, que é uma junção das três primeiras.

Para cada olheira, uma causa diferente

Apesar de cansaço e noites mal dormidas serem os motivos mais comuns para as olheiras, eles não são os únicos. A olheira vascular, segundo a dermatologista, é aquela em que o aspecto varia durante o dia, conforme a dilatação dos vasos sanguíneos. "É formada por uma concentração e dilatação vascular. Varia de roxo claro a roxo escuro", explica. Já a olheira melânica é fixa, já que concentra melanina na região. "Tem uma coloração que pode variar de castanho claro até marrom escuro". A olheira anatômica, segundo a especialista, é como se fosse uma depressão abaixo dos olhos. "É bem evidente quando olhamos de frente para o espelho, pois a luz incidindo de cima acaba formando uma sombra nesta depressão, dando aspecto ainda pior para a olheira.

Confira os tratamentos para cada tipo de olheira

Segundo o cirurgião, as olheiras com tom acastanhado podem ser tratadas com uma combinação de Peeling de cristal, máscaras clareadoras com ácido kójico e cremes clareadores, enquanto as olheiras avermelhadas podem ser amenizadas com luz pulsada. Outra opção é o laser de CO2. "Ele remove a camada externa da pele danificada e promove o desenvolvimento de novo colágeno na derme e epiderme. Na área dos olhos, ele causa uma retração da pele, agindo sobre uma discreta flacidez palpebral, melhorando olheiras com bolsas", explica. Outra opção é a cirurgia de blefaroplastia. "Para corrigir imperfeições provocadas pela flacidez e redundância cutânea, também devido à falta de tônus dos músculos palpebrais e por presença de bolsas palpebrais herniadas", indica o especialista. Já o preenchimento com ácido hialurônico é indicado para pessoas com olhos mais profundos.

Dicas caseiras para amenizar olheiras

Para melhorar o aspecto das olheiras em casa, os dois especialistas indicam compressas com água gelada, além da água boricada à noite, antes de dormir, para diminuir o edema roxo da pele. "Existem cremes que podem clarear a pele da região, outros podem fazer uma discreta vasoconstrição e melhorar os dois fatores: vascular e melânico", explica a dermatologista Fernanda. "Além disso, dormir cerca de 8 horas por dia, não fumar e realizar sessões drenagem linfática facial são fatores que também ajudam", recomenda o cirurgião.

(Por Beatriz Doblas)

Palavras-chave
Beleza Pele Principais notícias Estética
Sobre o mesmo tema
'BBB 24': Além de Deniziane e Matteus, 4 casais se formaram no reality e terminaram ainda dentro da casa. Saiba quem!
'BBB 24': Além de Deniziane e Matteus, 4 casais se formaram no reality e terminaram ainda dentro da casa. Saiba quem!
16 de fevereiro de 2024
História de mãe e filha que moram no McDonald's há 3 meses viraliza na web: saiba tudo sobre o caso chocante!
História de mãe e filha que moram no McDonald's há 3 meses viraliza na web: saiba tudo sobre o caso chocante!
26 de abril de 2024
Notícias similares
Silicone, harmonização e mais: Isabelle, do 'BBB 24', coleciona procedimentos estéticos e turbinou o corpo antes do reality; veja antes e depois
Silicone, harmonização e mais: Isabelle, do 'BBB 24', coleciona procedimentos estéticos e turbinou o corpo antes do reality; veja antes e depois
20 de fevereiro de 2024
Isis Valverde surge sem maquiagem em vídeo e doença de pele muito comum rouba a cena: 'Atacando até as famosas'
Isis Valverde surge sem maquiagem em vídeo e doença de pele muito comum rouba a cena: 'Atacando até as famosas'
9 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias