10 mitos e verdades sobre efeitos do sol na pele: dermatologista responde!
Publicado em 28 de novembro de 2018 17:06
Por Purepeople
Usar apenas bronzeador na praia é saudável? Pele negra pode dispensar o filtro solar? Essas e outras dúvidas sobre exposição solar são super comuns, principalmente quando chega o verão! Por isso, nada melhor do que esclarecer todos os mitos e verdades que envolvem pegar sol, hábito que muita brasileira não abre mão! Confira!
Dermatologista esclarece 10 mitos e verdades sobre exposição solar!
O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar
De acordo com a dermatologista, mesmo com um bronzeado bonito, a pele pode estar ressecada
Pessoas de pele negra e morena não devem deixar de aplicar o protetor solar
Segundo a dermatologista, está liberado tomar sol o dia inteiro, porém com alguns cuidados: protetor solar, óculos escuros e barracas não podem faltar
Usar apenas bronzeador ao tomar sol não é saudável: tenha sempre um protetor solar no nécessaire de verão
Reaplicar o protetor solar a cada 2 ou 3 horas, dependendo do FPS, é fundamental
De acordo com a dermatologista, os filtros solares com FPS mais altos fazem, sim, diferença na proteção
Veja + após o anúncio

Tomar sol e conquistar a tão sonhada marquinha de biquíni é um dos hábitos favoritos das brasileiras, mas pode trazer alguns riscos para a pele e para a saúde, como manchas, queimaduras e descamação da pele. Por isso, o filtro solar é indispensável no nécessaire de verão, mas esse é apenas o primeiro cuidado. Outros hábitos como ficar atenta ao tempo de exposição solar, usar o bronzeador da forma correta e ficar atenta ao risco de insolação também são importantes. A dermatologista Letícia de Chiara desvendou os maiores mitos e verdades sobre tomar sol!

1 - O jeito certo de aplicar protetor solar é 30 minutos antes da exposição ao sol

Verdade. Segundo a dermatologista, de nada adianta usar o protetor solar quando chegar à praia. "É para dar tempo de ele ser absorvido na pele. O filtro age de uma forma química, fazendo que os raios solares que penetram na pele sejam neutralizados por ele".

2 - Mesmo com um bronzeado bonito, a pele pode ressecar

Verdade. "Tanto o sol como a água do mar e o próprio vento fazem a pele ressecar", explica a dermatologista. A dica, então, é aplicar um creme hidratante depois de tomar sol. " Após o banho, é aconselhado o uso do hidratante em todo o corpo, e isso deve ser repetido após cada exposição solar".

3 - O bronzeado nada mais é do que a pele inflamada

Verdade. "A pele, quando recebe os raios UV, no intuito de se defender contra eles, estimula os melanócitos a produzir melanina (responsável pelo pigmento da pele). Por conta disso, nenhum bronzeado é considerado saudável, pois ele está relacionado ao processo inflamatório da pele e a defesa dela".

4 - Pessoas de pele negra e morena não precisam usar protetor solar

Mito. É verdade que a pele clara é mais sensível ao sol e mais propensa à manchas, mas quem tem a pele negra ou morena não deve deixar de investir em um protetor solar, principalmente ao se expor ao sol por muito tempo. "Apesar de mais resistente, elas não estão imunes aos efeitos da radiação UV", explicou a dermatologista.

5 - Está liberado pegar sol o dia inteiro usando protetor solar

Verdade. De acordo com a dermatologista, é possível tomar sol por horas se a pele estiver protegida com filtro solar. No entanto, o cuidado não é apenas esse. "Além do filtro solar, é preciso também o uso de barracas, chapéus, bonés e roupas com proteção UV, além de ingerir bastante líquido para não desidratar.

6 - Aplicar apenas bronzeador é saudável

Mito. Se você usa apenas o bronzeador na hora de tomar sol, saiba que esse hábito é considerado errado pelos dermatologistas. "O uso do bronzeador para a manutenção da saúde da pele é proibitivo. Devemos ter sempre em mente que é importante proteger a pele do sol e não bronzear".

7 - O sol pode causar dor de cabeça e mal-estar

Verdade. Se você sentir um mal-estar logo após sair da praia ou da piscina, a dermatologista alerta de que pode ter sido culpa da exposição solar. "Isso pode ser um sinal de desidratação. Beba bastante líquido e, se caso os sintomas persistirem, procure um pronto-socorro", alerta.

8 - A insolação pode acontecer até mesmo depois de um exercício físico

Verdade. De acordo com a dermatologista, a insolação acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º graus, e os mecanismos de resfriamento do organismo falham, ou seja, param de transpirar. "Isso pode desencadear um quadro de desidratação gravíssimo e é preciso procurar ajuda médica. Essa condição pode acontecer após uma exposição solar intensa ou durante um exercício físico", indica.

9 - Reaplicar o protetor solar é fundamental

Verdade. De nada adianta aplicar o protetor solar apenas uma vez se a ideia for passar o dia inteiro tomando sol. "Em condições normais, ou seja, em ambientes fechados, sem mergulho ou suor excessivo, o FPS do filtro solar diminui 50% a cada 3 horas. Ou seja, se eu passei um filtro com FPS 50 às 12h, ele vai estar valendo como 25 às 15h. Agora, caso você mergulhe ou transpire excessivamente, é preciso reaplicar sempre. Seque o corpo e o rosto e passe o produto novamente", explica.

10 - Protetor solar com FPS mais alto faz diferença na proteção

Verdade. De acordo com a dermatologista, usar um filtro solar com FPS mais alto irá proteger a pele do sol por mais tempo. "Faz diferença sim. A cada três horas, em condições normais, o FPS diminui pela metade. Além disso, para você ter o fator de proteção escrito na embalagem, é preciso respeitar a quantidade indicada. No rosto, por exemplo, o correto é aplicar o equivalente a uma colher de chá. No entanto, infelizmente, nem todo mundo respeita essa medida. Por conta disso, quanto maior o FPS, maior a proteção, mesmo com uma camada menor de filtro solar", explica.

(Por Beatriz Doblas)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Verão Pele Principais notícias Estética Lifestyle Beleza & Estilo Beleza & Estética
Sobre o mesmo tema
A Fazenda 2023: Kally Fonseca revela a verdade sobre confissão de Lucas Souza sobre casamento com Jojo Todynho
A Fazenda 2023: Kally Fonseca revela a verdade sobre confissão de Lucas Souza sobre casamento com Jojo Todynho
4 de dezembro de 2023
Wanessa Camargo dona de R$ 185 milhões? Tia da cantora revela a verdade sobre fortuna e faz acusação: 'Milícia'
Wanessa Camargo dona de R$ 185 milhões? Tia da cantora revela a verdade sobre fortuna e faz acusação: 'Milícia'
7 de janeiro de 2024
Notícias similares
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
30 de novembro de 2023
Os procedimentos estéticos que Rachel Sheherazade admite ter feito
Os procedimentos estéticos que Rachel Sheherazade admite ter feito
26 de setembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias