Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Pelos encravados depois da depilação? Saiba o que provoca e contorne o problema

Já reparou algumas bolinhas vermelhas na pele depois da depilação? Caso não seja alergia, é bem provável que os pelos estejam encravando. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Fernanda Sanchez culpa a cera pelo problema. Segundo a especialista, o material ajuda a enfraquecer o pelo e o principal colaborador para o encravamento. Veja o que fazer para evitar isso

É comum que os pelos do corpo fiquem encravados após a depilação e muitas mulheres acabam desenvolvendo esse quadro devido ao procedimento estético. Para acabar com esse problema, é necessário cuidar da pele antes e depois da retirada dos pelos e, em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Fernanda Sanchez aponta como evitar que isso aconteça, além de revelar o que pode acabar provocando o encravamento: "Os pelos encravados surgem após a depilação a cera por uma facilidade que a cera tem de enfraquecer o pelo."

Por que os pelos encravam? 'Cresce curvado para dentro'

Além de poder deixar a pele mais flácida, a depilação com cera é o principal motivo para o encravamento dos pelos, diferentemente da fotodepilação feita com luz pulsada. "Eles são arrancados pela raiz, demoram a crescer e, durante esse tempo, a pele começa a queratinizar como se fosse uma rolinha de queratina próxima ao folículo", declara a especialista ao esclarecer: "Ele já vem sem força por ser um pelo mais fraco e não consegue vencer essa barreira, então ele começa a crescer curvado para dentro e dá o encravamento."

Saiba evitar: 'Esfoliações previamente a depilação a cera'

Existem muitas maneiras de se prevenir para não ter que lidar com esse problema. "Para evitar, a orientação é que se faça esfoliações previamente a depilação a cera. Depois do procedimento, aguarde pelo menos 10 dias para voltar a esfoliar a pele, que deve ser feita duas vezes na semana para ajudar a afinar mais a área", relata a profissional ao recomendar: "Importante evitar umidade no local logo após a depilação, então muito creme hidratante também vai contribuir para o encravamento, precisando dar um tempo nas hidratações após a depilação. Evite sol, porque faz a espessura da pele aumentar para ela se defender, o que contribui para o encravamento." Outra dica importante é preparar a pele antes de retirar os pelos. "No dia que for depilar, pode tomar um banho quente prévio para deixar a pele mais permeável e mais suscetível a conseguir fazer a extração do pelo e ter menos trauma para o pelo não partir, diminuindo as chances de encravamento", sugere a dermatologista a aconselhar: "Logo após a depilação evite usar roupas justas . Use peças mais largas, porque o atrito das vestimentas com tecidos mais grossos podem contribuir para o encravamento."

Quando o pelo já encravou: 'Ajudar a pele a ficar mais fina'

Se a inflamação já foi provocada, algumas medidas devem ser tomadas para solucionar a situação. "Tem que ajudar a pele a ficar mais fina e, assim, liberar o pelo, então indico caprichar nas esfoliações", comenta Fernanda ao afirmar: "Se tiver foliculite, inflamação do pelo que está encravado que prolifera bactérias, vai ter que usar um tratamento a base de antibiótico tópico e procurar um dermatologista para o melhor tratamento."

Para não ter mais pelo encravado: 'Só vai melhorar se acabar com o pelo'

É possível acabar com os pelos encravados para sempre, mas é preciso se render ao procedimento estético que se assemelha a depilação robótica. "Para se livrar de vez de pelo encravado, só o laser que vai resolver. O resto é tudo paliativo", aponta a dermatologista ao revelar: "Quem faz com cera está sujeito a isso. Para conseguir ter uma resolução total desse quadro, tem que acabar com o pelo de vez com uma depilação definitiva, que é o caso do laser."

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.