Cuidados com a pele durante e depois do Carnaval: dermatologista dá as dicas
Publicado em 22 de fevereiro de 2020 08:12
Por Marina Couto
No Carnaval, os cuidados com a pele precisam ser redobrados. Isso porque a exposição prolongada ao sol, poucas horas de sono, maquiagem e muita animação podem deixar a região ressecada, inchada e até mesmo com alergia. Pensando nisso, a dermatologista Karla Assed reuniu dicas valiosas para você cuidar da sua pele durante os dias de folia. E mais: saiba o que fazer para manter o skincare em dia depois do Carnaval!
Cuidar da pele durante e depois do Carnaval é essencial para evitar ressecamento e manchas
A dermatologista Karla Assed deu algumas dicas para quem quer manter o skincare nos dias de folia
Passar protetor solar todos os dias é a primeira dica para quem quer cuidar da pele no Carnaval
Protetor labial e água termal também ajudam a manter a hidratação da pele no Carnaval
Não se esqueça de remover toda a maquiagem antes de ir dormir
Antes de usar glitter ou fazer sua maquiagem de Carnaval, verifique a validade dos produtos para não ter reação alérgica
Beba muita água e invista no ritual diário de limpeza e hidratação da pele nos dias de Carnaval
Depois do Carnaval, faça compressas geladas para eliminar olheiras e bolsas na região dos olhos
Veja + após o anúncio

Em ritmo de Carnaval, cuidar da pele fica no fim da lista de prioridades de quem pretende curtir todos os dias de folia. No entanto, a programação intensa, com muito calor, blocos, festa e fantasia pode provocar manchas, ressecamento, inchaço e ainda alergias na pele. Por isso, é importante ficar atenta à sua rotina de cuidados durante e depois do Carnaval. A dermatologista Karla Assed reuniu algumas dicas que irão te ajudar a manter a pele hidratada e com viço. Confira!

Aplique protetor solar antes de usar a maquiagem

Antes de começar a fazer sua maquiagem de Carnaval, a dermatologista reforça a importância de usar o protetor solar. É ele que vai impedir a ação dos raios UVA e UVB e evitar as manchas na pele. "A primeira providência é a aplicação de filtro solar com fator mínimo de 30, ou mais alto, caso a exposição ao ar livre seja prolongada. Ao fim da make, reforce o protetor solar", alerta. Para que o produto não grude na pele e borre a sua produção, a dica é optar pelas versões em spray. "Também é fundamental ingerir muita água, além do uso de água termal na face para evitar o ressecamento e promover a hidratação da pele", afirma Karla. E não se esqueça do protetor labial!

Não use produtos vencidos e escolha marcas confiáveis

Glitter, sprays de cabelo e tintas corporais costumam durar por muitos Carnavais, mas, de acordo com a profissional, é preciso ter muita atenção quando se trata desses tipos de produtos. "Alguns dos produtos em contato com a pele podem causar reações alérgicas, inchaço e vermelhidão que podem aparecer até 24h depois", conta. Por isso, não deixe de verificar a validade dos cosméticos e escolha marcas que tenham o selo controle de qualidade. Além disso, Karla também alerta sobre os riscos de compartilhar maquiagem e de usar glitter muito próximo à região dos olhos: "Não compartilhe glitter nem qualquer maquiagem, evitando assim risco de conjuntivite e herpes. Outro alerta é atenção ao redor dos globos oculares, onde os foliões mais costumam usar a purpurina, pois a pálpebra é mais sensível que a pele do rosto".

Água e demaquilante são essenciais para a pele no Carnaval

Para quem vai emendar um bloco no outro durante o Carnaval, beber bastante água é fundamental para não perder o pique e manter a pele hidratada. E nada de dormir sem tirar a maquiagem! "É fundamental que haja um ritual diário de demaquilar e manter os cuidados com a pele, limpando, tonificando, hidratando, usando e reaplicando o protetor solar. No final de cada dia de Carnaval, a face precisa ser limpa com um sabonete adequado para cada tipo de pele, seguido de demaquilante (de preferência bifásico) para a retirada de toda a maquiagem, impurezas e poluição, que podem obstruir os poros e gerar acne e até inflamações. E, por fim, aplicar após a limpeza um hidratante facial, indicado para seu tipo de pele", ensina Karla. Para tirar aquele glitter que insiste em ficar na pele, a dermatologista afirma que as fitas adesivas são aliadas, mas que é preciso usá-las com delicadeza, para não machucar a pele.

Detox na pele com compressas geladas depois do Carnaval

Se mesmo seguindo as recomendações acima, você terminou o Carnaval com a pele ressecada e inchada, a dica é fazer compressas geladas ao redor dos olhos. "Aposte em um detox da pele, com uso de compressas geladas, que ajudam a diminuir a aparência cansada. Afinal, além das festas e blocos, a falta de sono durante o Carnaval piora o estado da pele, provocando olheiras e bolsas. As compressas frias ajudam a diminuir esta vasodilatação ao redor dos olhos, melhorando a cor escura e o inchaço, temporariamente", indica a dermato. Karla também sugere alguns procedimentos estéticos para quem prefere tratamentos mais eficazes: "Preenchimentos com ácido hialurônico, laser para estimular a produção de colágeno e luz pulsada para clareamento e recuperação da vitalidade da pele. Peelings leves como o de ácido retinóico ou glicólico também são ideais para promover uma renovação das células do rosto".

(Por Marina Couto)

Palavras-chave
Pele Beleza Carnaval Saúde Estética Beleza & Estilo Beleza & Estética Lifestyle
Sobre o mesmo tema
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
23 de março de 2024
'Gongada e massacrada': Paolla Oliveira expõe críticas ao seu corpo real durante ensaio de Carnaval e 'compra' briga na TV
'Gongada e massacrada': Paolla Oliveira expõe críticas ao seu corpo real durante ensaio de Carnaval e 'compra' briga na TV
15 de janeiro de 2024
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias