
Intérprete da Beija-Flor de Nilópolis, grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025, Neguinho da Beija-Flor se tornou assunto durante a folia por ser o último desfile à frente da escola de samba. O que muita gente não sabe é que, apesar de tê-la integrado por 50 anos, o cantor não nasceu na cidade onde a agremiação foi fundada.
Neguinho é nascido em Nova Iguaçu, outra cidade da Baixada Fluminense, localizada a apenas 8 quilômetros de distância de Nilópolis. Foi lá que ele começou a carreira musical, ao vencer os primeiros concursos de música do município.
Outro fato curioso é que Neguinho da Beija-Flor iniciou a carreira artística com outro nome: Neguinho da Vala. O apelido foi dado por Dona Donária, uma amiga próxima da infância. Ela deu esta alcunha ao futuro cantor porque Luiz Antônio, nome de batismo dele, caçava rãs e outros animais em brejos e valões de Nova Iguaçu.

O intérprete viveu na cidade até os 38 anos e se mudou para Copacabana, bairro da Zona Sul da capital. Apesar de tanto tempo longe, Neguinho é frequentador assíduo da Baixada Fluminense, onde estão seus filhos e seu trabalho, e se lembra de muito carinho dos tempos em Nova Iguaçu.
“O que tem em Nova Iguaçu eu não encontro em Copacabana, onde moro há 30 anos. Aqui na Baixada, tenho uma galera para jogar baralho e puxar conversa fora. Dos antigos amigos, sobraram poucos. Alguns já se foram, outros se mudaram, e teve gente que entrou para a igreja”, relembrou Neguinho em entrevista ao jornal Extra.