Pele no inverno: 5 dicas de dermatologista para caprichar na rotina de beauté
Publicado em 17 de maio de 2019 11:59
Por Purepeople
Os cuidados com a pele no inverno são essenciais! É que nessa época do ano, o ressecamento costuma ser maior por conta da umidade mais baixa do ar, que faz com que a pele evapore sua água para o ambiente, ficando mais seca. Para te ajudar a deixar a pele macia, bonita e saudável, a dermatologista Renata Ayd listou 5 cuidados para o dia a dia. Vem ver!
Dermatologista lista 5 cuidados essenciais com a pele no inverno!
No inverno, a pele tende a ficar mais ressecada. Saiba como cuidar
Cremes hidradante para o corpo e rosto são fundamentais no inverno
Loções e cremes hidratantes devem ser aplicados diaramente na pele do rosto e do corpo
No inverno, a pele também precisa de proteção solar
Aposte em óleos e hidratantes para deixar a pele do rosto e corpo mais bonita e saudável no inverno
Aposte no protetor solar mesmo no inverno para que a pele fique sem manchas ou com flacidez
O protetor labial evita que os lábios ressequem e descamem no inverno
Veja + após o anúncio

Com a chegada do inverno, a pele do rosto e do corpo podem sofrer com a mudança de temperatura: ela pode ficar mais ressecada, áspera e opaca, enquanto os lábios tendem a ficar rachados. Para driblar essas agressões e manter a pele mais macia, brilhosa e saudável todos os dias, alguns hábitos podem ser inseridos na sua rotina de beauté: hidratar a pele antes de sair do banheiro e aproveitar a facilidade dos óleos de limpeza, além de tomar cuidado com a temperatura do chuveiro são algumas dicas que a dermatologista Renata Ayd contou ao Purepeople. Confira!

1 - Aplique óleos e cremes na hora certa!

Óleos e cremes são grandes aliados para hidratar a pele do corpo. Uma dica super útil é que os óleos podem ser usados ainda com o chuveiro aberto. "Há os óleos que usamos sobre a pele e retiramos o excesso com água corrente e os óleos de limpeza, que vem chegando ao Brasil para limpar e ao mesmo tempo fortalecer a barreira cutânea", indica a especialista. Já o creme hidratante, tanto o corporal quanto o facial, pode ser aplicado até 5 minutos do banho, já que a pele úmida absorve melhor o produto. Dica: até mesmo quem tem a pele oleosa deve investir em um hidratante facial para não abrir espaço para descamação e opacidade da pele!

2 - Banho morno e rápido é o recomendado

No inverno, ao invés do banho fervendo, um banho morno e rápido é o mais indicado! "A pele possui uma barreira natural que protege de bactérias e outros micro-organismos, mas também da perda transepidérmica de água. "Gosto de fazer a analogia da água quente do chuveiro com a água fervendo que usamos quando queremos desengordurar uma louça. A água fervente quebra as moléculas de gordura e vemos a gordura se desprender. Na pele, o mecanismo é parecido. Quanto mais quente a água, maior a capacidade de remover parte das gorduras que fazem a proteção da pele. Essa barreira natural vai sendo eliminada e a pele fica mais sujeita não só a descamação e desidratação, mas também a alergias e infecções".

3 - Protetor solar no inverno? Sim!

Não é só no verão que devemos aplicar o protetor solar: é que, mesmo no inverno, os raios solares podem causar manchas e diminuir a produção de colágeno, que é a proteína que mantém a elasticidade da pele. "O filtro solar é um investimento para o futuro. Quanto mais protegida dos raios ultravioleta e da luz azul e infravermelha, menos colágeno a pele perde e o envelhecimento vai sendo adiado. As manchas também podem aparecer mesmo no inverno, e por isso, não devemos esquecer o cuidado do protetor", explica Renata Ayd.

4 - Evite esponjas e buchas esfoliantes

Há quem goste de esfoliar a pele do corpo com esponjinhas e buchas durante o banho. Só que, no inverno, a dica da dermatologista é deixar este hábito de lado para evitar que a pele resseque, e apostar em esfoliações naturais. "Áreas mais grossas podem ser esfoliadas com agentes com pequenos grãos. Após a esfoliação, a hidratação deve ser ainda maior. Não repetir esse processo mais de uma vez na semana!", indica a especialista.

5 - Protetor labial e creme umectante antes de dormir

No inverno, os lábios ficam ainda mais ressecados por conta do vento frio e da diminuição da ingestão de água. As dicas da dermatologista para esta parte do corpo é aplicar um hidratante labial diariamente, além de um creme mais grosso e umectante antes de dormir. "Quando a pele do lábio já ressecou e as peles estão levantadas, evite puxar para não fazer feridas. Uma esfoliação leve pode ser feita com mel e açúcar mascavo 1 vez na semana", indica. Além disso, os batons seguem como aliados das mulheres no inverno. "Eles costumam ter agentes hidratantes e proteção solar, e auxiliam a recuperação do lábio. Cuidado com os batons mate e o lip tint que podem deixar os lábios mais secos!", aconselha.

(Por Beatriz Doblas)

Palavras-chave
Beleza Pele Inverno Principais notícias Estética
Sobre o mesmo tema
Retinol: Por que adicionar este ingrediente a sua rotina de cuidados com a pele?
Retinol: Por que adicionar este ingrediente a sua rotina de cuidados com a pele?
27 de fevereiro de 2024
Adeus, celulite! Como ter uma rotina de beleza saudável e driblar incômodos no verão? Top Mari Fonseca traz dicas certeiras!
Adeus, celulite! Como ter uma rotina de beleza saudável e driblar incômodos no verão? Top Mari Fonseca traz dicas certeiras!
4 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Silicone, harmonização e mais: Isabelle, do 'BBB 24', coleciona procedimentos estéticos e turbinou o corpo antes do reality; veja antes e depois
Silicone, harmonização e mais: Isabelle, do 'BBB 24', coleciona procedimentos estéticos e turbinou o corpo antes do reality; veja antes e depois
20 de fevereiro de 2024
Isis Valverde surge sem maquiagem em vídeo e doença de pele muito comum rouba a cena: 'Atacando até as famosas'
Isis Valverde surge sem maquiagem em vídeo e doença de pele muito comum rouba a cena: 'Atacando até as famosas'
9 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias