Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Carnaval
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Além da Ilusão
Novela Carinha de Anjo
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
TV
Power Couple Brasil
Masterchef Brasil
A Fazenda
BBB 23
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!

Guia da alimentação saudável no Natal e Réveillon: nutróloga dá orientações para festas de fim de ano

11 fotos
Veja as fotos!
Faltam apenas alguns dias para as festas de Natal e Réveillon, comemorações marcadas por alimentos saborosos e bebidas que, em excesso, podem fazer mal ao organismo. Quer ter uma alimentação saudável sem deixar de aproveitar as celebrações? Veja dicas de especialista a seguir!

O fim de ano é uma temporada de comidas gostosas, bebidas nas festas de Natal e Ano Novo. No entanto, o excesso de frituras, gordura e carboidratos em um intervalo curto de tempo pode trazer prejuízos ao corpo.

Ao Purepeople, a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), lista alguns passos essenciais para quem busca manter uma alimentação saudável nessa época.

"Independentemente de quão saudável você normalmente coma, é útil reconhecer o que é excesso em sua alimentação", afirma. "E é preciso reconhecer isso antes de ter um problema gastrointestinal por conta dos excessos", acrescenta.

Planeje as bebidas antes de consumi-las, de fato

Além de calorias, o álcool contém açúcar e algumas bebidas contam também com sódio – que dificulta a circulação sanguínea quando consumido excessivamente. "Independente do teor alcóolico e do processo de produção, se são fermentadas ou destiladas, as bebidas mexem com o organismo e com o fígado de tal forma que podem desregular o sono, aumentar a vontade de alimentos mais gordurosos e também causa desidratação", diz a Dra. Marcella.

A médica sugere estabelecer um limite de álcool antes de chegar a uma festa ou evento social. Outra estratégia é alternar álcool com água. Para manter sua ingestão de açúcar baixa, troque as bebidas açucaradas por sucos naturais.

Faça uma alimentação saudável antes da ceia

Ao chegar à ceia em família com fome, você acaba comendo mais. "A opção ideal é fazer uma refeição saudável de antemão. Procure comer bastante salada ou legumes, algumas proteínas magras (carne, frango ou peixe) e uma pequena porção de carboidratos integrais. As proteínas da dieta nos deixam mais satisfeitos por mais tempo", diz a médica.

Que tal preparar uma salada antes de ir à reunião em família? Nutróloga aconselha prato saudável!
Que tal preparar uma salada antes de ir à reunião em família? Nutróloga aconselha prato saudável!

Tenha uma estratégia de prato

Outra dica listada pela expert em alimentação é fazer trocas inteligentes: prefira palitos de legumes em vez dos biscoitos e prefira molhos à base de vegetais. Se você gosta de queijo, concentre-se na qualidade e não na quantidade e corte conscientemente fatias finas.

"Escolha legumes ou saladas cozidas no vapor. Os vegetais contêm vitaminas essenciais, minerais, fitoquímicos, cargas de fibras para deixar o apetite saciado ao mesmo tempo em que oferece poucas calorias", sugere Dra. Marcella. Outra boa opção são as oleaginosas, que oferecem grande quantidade de proteínas e ômegas, mas devem ser ingeridas com moderação.

Concentre-se em proteínas magras e vegetais

Em vez de massas ricas em carboidratos simples e pratos à base de arroz, selecione as refeições principais que incluem alimentos com proteínas magras e saladas ou legumes. "Para evitar gorduras prejudiciais à saúde, é melhor evitar frituras em geral e gorduras visíveis das carnes", acrescenta a médica.

Conheça seus 'pontos fracos' na ceia

A maioria de nós tem aquele prato doce ou salgado que ama de paixão e estar consciente disso é importante. "Qualquer que seja sua 'fraqueza', é necessário entender que não pode haver um excesso. Limite a saborear o alimento em vez de comer grandes quantidades", diz a médica.

Evite os alimentos ultraprocessados

Salgadinhos empacotados, refrigerantes, carnes processadas que contêm poucos nutrientes e muitos conservantes. "A alta ingestão está relacionada ao risco elevado de disfunções metabólicas e alguns tipos de câncer. Nas festas, troque os alimentos ultraprocessados por opções mais naturais e frescas", sugere a especialista.

Sobremesas mais saudáveis fazem a diferença

Se você gosta de sobremesa, a nutróloga sugere reduzir as quantidades e preferir opções à base de frutas. "Opte por doces que contenham comida de verdade, como as frutas, e evite os mais processados com leite condensado, doce de leite e calorias vazias", alerta a médica.

"O consumo excessivo desses alimentos ricos em açúcares que pode levar a doenças metabólicas como obesidade e diabetes, ainda agravar os riscos de doenças cardiovasculares, inflamatórias, degenerativas e até neoplásicas", diz a Dra. Marcella.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.