Detox antes ou depois da ceia? Nutricionista Patricia Davidson explica!
Publicado em 22 de dezembro de 2018 06:28
Por Purepeople
Com a proximidade das festas de fim de ano, há quem goste de intensificar a malhação para a consciência ficar leve (ou menos pesada!) na hora de devorar as delícias da ceia natalina e outras que apostam numa semana detox pré-comilança. Mas você sabe, de fato, o que é o melhor a ser feito? Conversamos com a nutricionista das famosas Patricia Davidson para responder as principais questões sobre o assunto. Confira!
Você pode até seguir firme seu 'projeto verão', mas será que é possível resistir a ceia natalina?
A nutricionista Patricia Davidson explicou que: "A alimentação pré-ceia deve ser leve e rica e alimentos com função detox"
Antes de se jogar nas guloseimas da ceia de Natal, vale a reflexão: 'Será que estou realmente com fome? Ou é só vontade de comer?'
Além disso, bastante água ajuda a amenizar os sintomas de barriga cheia
A ingestão de água de coco também é uma boa opção para quem enfiou o pé na jaca na ceia! Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos e antioxidantes!
Os vegetais detox como o brócolis e a couve são ótimas opções para o dia 25, porque ambos tem função antioxidante
"Frutas ricas em água como a melancia ajudam a manter o corpo hidratado, vale inclui-la no cardápio do dia 25", conta a nutricionista
Por fim, opte por uma alimentação leve no dia seguinte a ceia! Nada de comer os restinhos da rabanada! Quanto antes voltar a rotina, melhor!
Veja + após o anúncio

Está chegando a época mais deliciosa do ano! E você, que tenta a todo custo seguir firme no seu projeto verão, poderá abrir mão dele dessa vez, pelo menos, para uma exceção a ceia natalina (ufa!). Além do mais, atire a primeira pedra quem nunca exagerou no jantar de Natal. Mas está tudo bem, nada de neuras! Com tantos pratos diferentes e sobremesas deliciosas, fica difícil resistir. O importante é não cair em tentação e saber dosar o que for comer, até porque depois de tantos arrebatamentos gastronômicos, a consciência acaba pesando e a conta chega. Mas nada de sair correndo por aí na expectativa de eliminar tudo, combinado? Antes de pensar nessa possibilidade, ou em qualquer dieta vista na internet, confira as dicas que separamos especialmente para essa época do ano com a nutricionista Patricia Davidson.

Pré-festa: opte por alimentos que te saciem

Não vá com muita sede ao pote! Sentir fome é normal e acredite, ela virá. Entretanto, se você se alimentar bem antes da ceia, evitará de comer mais do que realmente quer. "A alimentação leve e rica em alimentos com função detox é uma boa opção antes da ceia, assim como consumir saladas e sucos naturais. As saladas que contêm vegetais com propriedades detox como couve, repolho, brócolis, couve flor, espinafre e a rúcula são indicadas, pois as folhas aumentam a saciedade pelo alto conteúdo de fibras, proporcionando maior saciedade. Manter-se hidratado também é uma dica essencial para amenizar os sintomas indesejados", conta Patrícia, acrescentando. "Alimentos com função desintoxicantes são sempre bem-vindos, especialmente após o consumo exagerado de bebida alcoólica e comidas muito gordurosas. Além disso, planejar um cardápio com opções saborosas e saudáveis e preferir o consumo de gorduras boas que proporcionam saciedade como azeite, o pistache e as nozes."

Pós-ceia! Volte para a rotina o quanto antes

A fome chegou e você exagerou? Não se preocupe! Após abusar de tantas comidas e bebidas alcoólicas ou gaseificadas, alguns sintomas de intoxicação podem ocorrer, como a indisposição, azia, enjoo e outros. Para isso, é válido apostar também em alimentos com propriedades desintoxicantes. "Ingerir muita água, tomar chá feito com ervas dente de leão ou hibisco tem um papel bem positivo no fígado, ajudando no pós-ceia, pois auxilia na eliminação das substancias tóxicas. Sucos que misturam frutas e vegetais como os sucos verdes, especialmente se for acrescido de couve, rúcula ou espinafre, também é muito recomendado, pois assim como o hibisco, eles agem diretamente no fígado ajudando a eliminar as toxinas. Além disso, o consumo de frutas ricas em água como a melancia, o abacaxi, o melão e a maçã é essencial, pois ajudam a hidratar o corpo que está desidratado. Optar também pelas carnes magras com menos gorduras como os peixes, o peito de frango e o peru é uma forma de poupar o organismo e o fígado que está trabalhando para eliminar as toxinas", explica a nutricionista.

(Por Martina Orlandini)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Patricia Davidson
Patricia Davidson
Fuja dessa! Nutricionista tira dúvidas sobre compulsão alimentar e como evitar
28 de agosto de 2019 18:05
Foco na dieta: nutricionista Patricia Davidson dá dicas para evitar armadilhas
12 de agosto de 2019 16:00
Jejum intermitente: como fazer e quais os benefícios apontados por especialistas
7 de agosto de 2019 18:24
Onivorismo? Patricia Davidson explica alimentação: 'Variabilidade alimentar'
10 de junho de 2018 07:20
Todos os itens
Palavras-chave
Corpo Beleza Bem-estar Dieta Natal
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Jojo Todynho surge poderosa estampando capa de revista em vestido preto de um ombro só após cirurgia bariátrica
Jojo Todynho surge poderosa estampando capa de revista em vestido preto de um ombro só após cirurgia bariátrica
6 de outubro de 2023
Emagrecimento de Jojo Todynho chama atenção em nova foto da cantora em um vestido laranja justinho e  fãs ficam chocados com mudança radical
Emagrecimento de Jojo Todynho chama atenção em nova foto da cantora em um vestido laranja justinho e fãs ficam chocados com mudança radical
30 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Wanessa Camargo fez música sobre o 'BBB 24'? Expulsa do reality, cantora volta às redes sociais e aparece tocando piano
Wanessa Camargo fez música sobre o 'BBB 24'? Expulsa do reality, cantora volta às redes sociais e aparece tocando piano
18 de março de 2024
Quem entra nesta semana em 'Renascer'? Personagem chega com segredo, pergunta indiscreta e paixão por mulher casada
Quem entra nesta semana em 'Renascer'? Personagem chega com segredo, pergunta indiscreta e paixão por mulher casada
18 de março de 2024
Últimas Notícias