





Yasmin Brunet vem passando por tratamento contra o lipedema, uma doença crônica com maior diagnóstico em mulheres. No final de 2024, a modelo já havia perdido 14 quilos aproximadamente e admitido vergonha não só em relação ao lipedema como também à alergia ao glúten. E ao "Fantástico" deste domingo (9), Yasmin revelou que por pouco a doença não atingiu sua participação no "BBB24".
Entre os sintomas que os pacientes com lipedema apresentam estão dores, inchaços e hematomas. Mas uma dieta rica em determinados alimentos ajuda tantao na circulação sanguínea quanto no enfrentamento à inflamação. "O ideal é priorizar alimentos ricos em nutrientes que favoreçam a recuperação muscular e a circulação, além de evitar aqueles que podem agravar a inflamação e o inchaço", explica a nutróloga dra. And Yara, especialista em longevidade.
E que alimentos são esses? E qual comida deve ser evitada? Saiba abaixo!
A pessoa diagnosticada com lipedema deve procurar consumir as espécies de peixes que apresentam alta taxa de ômega 3, como o salmão e a sardinha. Isso porque eles ajuda na redução das inflamações. A função muscular fica mais desenvolvida com alimentos que têm ferro e magnésio, caso dos vegetais escuros - couve e espinafre são exemplos.
As frutas vermelhas apresentam alto número de antioxidantes, que dão proteção às células musculares - nessa lista estão o morango e o mirtilo. Também ajudam no combate às inflamações os alimentos com gorduras saudáveis, as oleaginosas, como nozes e castanhas.
Por fim, o inchaço é reduzido se consumidos alimentos com propriedades anti-inflamatórias. Isso se encontra no chá verde e na cúrcuma.
Por outro lado, uma série de alimentos não devem ser consumidos por pessoas diagnosticadas com lipedema. É o caso do açúcar refinado, que além de "ajudar" o organismo a apresentar inflamações ainda faz a energia ficar desregulada.
As inflamações e a retenção aumentada de líquidos vem pelos alimentos com lactose e glúten. O inchaço fica ainda maior quando consumidos produtos com conservantes. Nessa lista estão os embutidos, comidas "fast food", ou seja os ultraprocessados.