Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Além da Ilusão
Novela Carinha de Anjo
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
TV
Power Couple Brasil
Masterchef Brasil
A Fazenda
BBB 23
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Filme 365 Dias
Casamento às Cegas Brasil
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Inverno
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Home Beleza & Estilo

Quais são os 5 nutrientes essenciais para a saúde de toda mulher? Nutricionista dá a lista!

Quais são os 5 nutrientes essenciais para a saúde de toda mulher? Nutricionista dá a lista!
Quais são os 5 nutrientes essenciais para a saúde de toda mulher? Nutricionista dá a lista!
12 fotos
Que tal descobrir o que incluir na sua dieta para manter uma alimentação ainda mais nutritiva e saudável? Confira dicas dadas pela Adriana Stavro ao Purepeople.

O organismo feminino é único e, em suas diferentes fases, passa por mudanças e a alimentação está diretamente ligada à essas transformações. A seguir, a nutricionista Adriana Stavro explica quais são os nutrientes certeiros para acompanhar mulheres desde a juventude até o amadurecimento.

As alterações hormonais associadas à menstruação, à gravidez e à menopausa significam que as mulheres têm maior necessidade de determinados itens no cardápio. Saiba quais são eles!

Cálcio é importante em diferentes aspectos do organismo

Entre outras coisas, o cálcio é necessário para formação e fortalecimento dos ossos e dentes, regular o ritmo cardíaco e garantir que seu sistema nervoso funcione adequadamente. A deficiência de cálcio pode levar a problemas de humor, como irritabilidade, ansiedade, depressão e dificuldades para dormir.

"A ingestão insuficiente faz com que o corpo retire cálcio de seus ossos para garantir o funcionamento normal das células, o que pode levar osteoporose. Boas fontes alimentares incluem laticínios, vegetais verdes folhosos, certos peixes, grãos, tofu, repolho e abobrinha", esclarece Adriana Stavro.

Saiba importância do magnésio e onde encontrá-lo na comida!

O magnésio é mais um elemento importante para a saúde feminina. Na verdade, o corpo não pode utilizar cálcio sem magnésio. "Boas fontes incluem vegetais verdes folhosos, abobrinha, brócolis, alabote, pepino, feijão verde, aipo e uma variedade de sementes", conta a expert.

Vitamina D é essencial ao corpo: nutricionista dá orientações

Outro nutriente essencial é a vitamina D, fundamental para o metabolismo adequado do cálcio. "Você pode obter vitamina D a partir da luz solar, e de alguns alimentos como salmão, camarão, leite fortificado com vitamina D, bacalhau e ovos", ressalta Adriana.

Alimentação rica em ferro evita problemas de saúde comuns em mulheres

A lista contém ainda o ferro: ele ajuda a formar hemoglobina que transporta oxigênio no sangue. Assim, é importante para manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis.

Devido à quantidade de sangue perdido durante a menstruação, as mulheres em idade fértil precisam de um aporte maior do mineral, assim como durante a gestação e amamentação. A deficiência de ferro leva a anemia ferropriva, muito comum em mulheres.

"A anemia causa fraqueza, exaustão, baixo rendimento físico e mental, problemas emocionais como depressão, irritabilidade e dificuldade de concentração. Boas fontes incluem proteínas de origem animal, verdes folhosos e feijões", sinaliza a nutricionista.

Folato ou vitamina B9: confira onde encontrar nutriente essencial

A especialista em nutrição também destaca a importância da vitamina B9 (ou folato) na dieta feminina. "O folato pode reduzir muito a chance de defeitos neurológicos congênitos quando ingerido antes da concepção e durante as primeiras semanas de gravidez", aponta.

"A B9 também pode diminuir o risco de uma mulher ter doenças cardíacas e certos tipos de câncer. O folato pode ser encontrado naturalmente nos alimentos, como vegetais folhosos verde-escuros, feijões, grão de bico e frutas cítricas", finaliza a nutricionista Adriana Stavro.

|
Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.