Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Gênesis
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
BBB22
Masterchef Brasil
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Séries
Casamento às Cegas Brasil
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Camila Queiroz
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!

Sabia que dieta rica em ômega-3 pode amenizar as dores de cabeça? Entenda o motivo!

Você sofre com dores de cabeça? A dieta rica em ômega-3 pode reduzir a gravidade e frequência de dores, segundo estudo divulgado em julho deste ano. Se você tem esse problema, o médico neurologista Gabriel Novaes de Rezende Batistella dá detalhes. Confira a seguir!

Você sofre com dores de cabeças constantes e nem a mudança de alguns hábitos amenizam o problema? Talvez seja a hora de incluir mais alimentos ricos em ômega-3 à sua dieta, conforme já indicou a nutricionista Patrícia Davidson em entrevista ao Purepeople.

Um estudo do "The British Medical Journal", publicado em julho, concluiu que as dores de cabeça constantes podem ser falta de peixes no prato, uma vez que a dieta rica em ácidos graxos ômega-3 reduz a frequência de dores de cabeça.

A pesquisa aponta que alimentos industrializados e muito consumidos na vida moderna tendem a ser pobres em ômega-3 e ricos em ácidos graxos ômega-6. Esses ácidos graxos são precursores das oxilipinas (moléculas envolvidas na regulação da dor e da inflamação).

"Quando elas são derivadas de ácidos graxos ômega-3, eles estão associadas a efeitos de redução da dor, enquanto são derivadas de ácidos graxos ômega-6, elas pioram a dor e podem provocar enxaqueca", explica o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

Quais são os alimentos ricos em ômega-3 e quais as opções veganas?

Os peixes gordurosos como salmão, truta, sardinha, atum, arenque e cabala garantem gorduras essenciais, como é o caso do ômega-3, uma vez que o corpo não consegue produzir sozinho, e protegem a estrutura da membrana celular e os neurônios.

Mas não é apenas nos peixes que encontramos uma fonte de ômega-3: as nozes, semente de chia e linhaça são opções veganas de alimentos e ótimas opções para incluir no cardápio de alimentação.

O que causa a dor de cabeça? Origem ainda está para ser melhor esclarecida na medicina

A causa da enxaqueca, entretanto, pode ser por vários fatores. "A origem exata da dor de cabeça ainda está para ser melhor esclarecida na medicina, mas podemos, com alguma certeza, apontar que neurônios sensitivos em alguns locais do cérebro estão mais 'abertos' aos estímulos, ficando muito ativos e gerando um processo neuroinflamatório que culmina na dor de cabeça", afirma o neurocirurgião.

Mas ele reforça que as causas podem ir muito além deste processo: "Não acredito que isto, por si só, explique todos os tipos de dores de cabeça que podemos ter, mas esta hipótese nos ajuda a guiar o tratamento do paciente da melhor forma. Fica um pouco mais fácil entender o motivo do estresse gerar dor, assim como muita luz, barulhos intensos, cheiros muito fortes e até alimentos."

'A ciência está muito próxima de encontrar uma dieta para enxaqueca'

De acordo com a pesquisa, a dieta rica em ômega-3 foi associada a uma redução de 1,3 horas de dor de cabeça por dia e dois dias de dor de cabeça por mês. O grupo submetido a uma dieta com alto teor de ômega-3 e baixo ômega-6 viu uma redução de 1,7 horas de dor de cabeça por dia e quatro dias de dor de cabeça por mês, sugerindo benefício adicional da redução do ácido graxo ômega-6 na dieta.

"As dores de cabeça também foram mais curtas e menos graves", reforça o Dr. Gabriel. Apesar de a alteração nas dietas não ter surtido uma melhora significativa com relação à qualidade de vida, conforme sugere o estudo, houve uma forte redução na frequência e no grau das dores de cabeça em relação à dieta de controle.

"Este estudo fornece uma demonstração biologicamente plausível de que a dor pode ser tratada também por meio de alterações dietéticas direcionadas em humanos", afirma.

Ensaios de medicamentos recentemente aprovados para prevenir a enxaqueca relataram reduções de cerca de 2 a 2,5 dias de dor de cabeça por mês em comparação com o placebo. "Comparativamente, a intervenção dietética pode ser tão ou mais eficaz, podendo ser um adicional ao tratamento convencional", acrescenta o Dr. Gabriel.

"Essas descobertas mostram que a ciência está muito próxima de encontrar uma dieta para enxaqueca apoiada por resultados de ensaios clínicos robustos", finaliza.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.