Sabia que dieta rica em ômega-3 pode amenizar as dores de cabeça? Entenda o motivo!
Publicado em 31 de agosto de 2021 17:57
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Você sofre com dores de cabeça? A dieta rica em ômega-3 pode reduzir a gravidade e frequência de dores, segundo estudo divulgado em julho deste ano. Se você tem esse problema, o médico neurologista Gabriel Novaes de Rezende Batistella dá detalhes. Confira a seguir!
Benefício do Ômega 3 para dores de cabeça: estudo comprova eficácia
Estudo concluiu que dores de cabeça constantes podem ser falta de peixes no prato, uma vez que a dieta rica em ácidos graxos ômega-3 reduz a frequência
Quais são os alimentos ricos em ômega 3: peixes gordurosos como salmão, truta, sardinha, atum, arenque e cabala
Para uma dieta vegana, o ômega 3 pode ser encontrado nas nozes, semente de chia e linhaça
Uma dieta rica em ômega 3 ajuda a reduzir a frequência e intensidade das dores de cabeça, comprova estudo
A pesquisa comprovou que o aumento do ômega 3 na dieta contribuiu para uma melhora nas dores de cabeça e pode ser tão ou mais eficaz que o tratamento com remédios
A pesquisa aponta que alimentos industrializados e muito consumidos na vida moderna tendem a ser pobres em ômega-3
'A ciência está muito próxima de encontrar uma dieta para enxaqueca apoiada por resultados de ensaios clínicos robustos', avalia o médico Gabriel Novaes de Rezende Batistella
Veja + após o anúncio

Você sofre com dores de cabeças constantes e nem a mudança de alguns hábitos amenizam o problema? Talvez seja a hora de incluir mais alimentos ricos em ômega-3 à sua dieta, conforme já indicou a nutricionista Patrícia Davidson em entrevista ao Purepeople.

Um estudo do "The British Medical Journal", publicado em julho, concluiu que as dores de cabeça constantes podem ser falta de peixes no prato, uma vez que a dieta rica em ácidos graxos ômega-3 reduz a frequência de dores de cabeça.

A pesquisa aponta que alimentos industrializados e muito consumidos na vida moderna tendem a ser pobres em ômega-3 e ricos em ácidos graxos ômega-6. Esses ácidos graxos são precursores das oxilipinas (moléculas envolvidas na regulação da dor e da inflamação).

"Quando elas são derivadas de ácidos graxos ômega-3, eles estão associadas a efeitos de redução da dor, enquanto são derivadas de ácidos graxos ômega-6, elas pioram a dor e podem provocar enxaqueca", explica o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

Quais são os alimentos ricos em ômega-3 e quais as opções veganas?

Os peixes gordurosos como salmão, truta, sardinha, atum, arenque e cabala garantem gorduras essenciais, como é o caso do ômega-3, uma vez que o corpo não consegue produzir sozinho, e protegem a estrutura da membrana celular e os neurônios.

Mas não é apenas nos peixes que encontramos uma fonte de ômega-3: as nozes, semente de chia e linhaça são opções veganas de alimentos e ótimas opções para incluir no cardápio de alimentação.

O que causa a dor de cabeça? Origem ainda está para ser melhor esclarecida na medicina

A causa da enxaqueca, entretanto, pode ser por vários fatores. "A origem exata da dor de cabeça ainda está para ser melhor esclarecida na medicina, mas podemos, com alguma certeza, apontar que neurônios sensitivos em alguns locais do cérebro estão mais 'abertos' aos estímulos, ficando muito ativos e gerando um processo neuroinflamatório que culmina na dor de cabeça", afirma o neurocirurgião.

Mas ele reforça que as causas podem ir muito além deste processo: "Não acredito que isto, por si só, explique todos os tipos de dores de cabeça que podemos ter, mas esta hipótese nos ajuda a guiar o tratamento do paciente da melhor forma. Fica um pouco mais fácil entender o motivo do estresse gerar dor, assim como muita luz, barulhos intensos, cheiros muito fortes e até alimentos."

'A ciência está muito próxima de encontrar uma dieta para enxaqueca'

De acordo com a pesquisa, a dieta rica em ômega-3 foi associada a uma redução de 1,3 horas de dor de cabeça por dia e dois dias de dor de cabeça por mês. O grupo submetido a uma dieta com alto teor de ômega-3 e baixo ômega-6 viu uma redução de 1,7 horas de dor de cabeça por dia e quatro dias de dor de cabeça por mês, sugerindo benefício adicional da redução do ácido graxo ômega-6 na dieta.

"As dores de cabeça também foram mais curtas e menos graves", reforça o Dr. Gabriel. Apesar de a alteração nas dietas não ter surtido uma melhora significativa com relação à qualidade de vida, conforme sugere o estudo, houve uma forte redução na frequência e no grau das dores de cabeça em relação à dieta de controle.

"Este estudo fornece uma demonstração biologicamente plausível de que a dor pode ser tratada também por meio de alterações dietéticas direcionadas em humanos", afirma.

Ensaios de medicamentos recentemente aprovados para prevenir a enxaqueca relataram reduções de cerca de 2 a 2,5 dias de dor de cabeça por mês em comparação com o placebo. "Comparativamente, a intervenção dietética pode ser tão ou mais eficaz, podendo ser um adicional ao tratamento convencional", acrescenta o Dr. Gabriel.

"Essas descobertas mostram que a ciência está muito próxima de encontrar uma dieta para enxaqueca apoiada por resultados de ensaios clínicos robustos", finaliza.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Saúde Bem-estar Dieta
Sobre o mesmo tema
Bruna Marquezine entrega motivo de continuar solteira: 'Não há homem para mim'. Entenda!
Bruna Marquezine entrega motivo de continuar solteira: 'Não há homem para mim'. Entenda!
21 de janeiro de 2024
Jojo Todynho escancara a verdade e revela motivo do término com Renato Santiago: 'Acho que vocês já sabem...'
Jojo Todynho escancara a verdade e revela motivo do término com Renato Santiago: 'Acho que vocês já sabem...'
23 de fevereiro de 2024
Notícias similares
O que é lipedema, a doença que fez Luana Andrade optar por lipoaspiração no joelho?
O que é lipedema, a doença que fez Luana Andrade optar por lipoaspiração no joelho?
9 de novembro de 2023
Dieta do sexo? Musa do OnlyFans troca academia por rotina picante com o namorado e perde 700 calorias por dia: 'É milagrosa'
Dieta do sexo? Musa do OnlyFans troca academia por rotina picante com o namorado e perde 700 calorias por dia: 'É milagrosa'
16 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias