Quem nunca se deparou com a pia abarrotada de louça para lavar e preferiu adiar a tarefa para o dia seguinte? Parece uma situação banal na rotina de qualquer pessoa, especialmente, entre aqueles que moram sozinhos. No entanto, quando isso vira um hábito, pode revelar alguns traços emocionais.
Um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology, dos Estados Unidos, revela que pessoas que vivem em espaços bagunçados apresentam níveis mais elevados de ansiedade e estresse.
Portanto, o acúmulo de louça e a sujeira na cozinha podem, sim, ser resultado de estresse e de fadiga mental. Quando alguém se sente sobrecarregado emocionalmente, uma simples tarefa diária, como manter a própria casa em ordem, parece ainda mais exaustiva.
Vale reforçar: não se trata de promover culpa ou apontar falta de disciplina, mas sobre ficar atento a sinais que podem indicar um maior cansaço emocional.
Manter a cozinha limpa também pode contribuir para o bem-estar emocional, afinal, um ambiente organizado transmite sensações de controle e acolhimento, o que é essencial para reduzir aquele aspecto de caos do dia a dia.
Em momentos de maior cansaço emocional, pequenas adaptações na rotina fazem diferença e ajudam a evitar que tarefas simples se transformem em um peso ainda maior. Caso você se sinta desmotivado a lavar a louça, considere adotar as dicas a seguir:
- Lave a louça assim que usar: não esperar até o fim do dia evita com que a sujeira se acumule;
- Se você estiver com muitas tarefas, divida a lavagem da louça ao longo do dia, assim, evita concentrar tudo em um período de tempo mais longo e mais cansativo;
- Músicas e podcasts ajudam na distração e podem tornar o momento menos massante.