Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
BBB 21
Sertanejo
Namoro
Casamento
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Amor de Mãe
Novela A Vida da Gente
Novela Haja Coração
Novela Laços de Família
Novela Gênesis
Novela Império
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela A Viagem
Resumo de novelas
TV
BBB21
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
BBB 21
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Efeito rebote na pele? Saiba como prevenir e cuidar da oleosidade excessiva

Compartilhe no Facebook
Percebeu que a pele ficou mais oleosa nos últimos dias? Pode ser que ela esteja sofrendo com o efeito rebote. Para tirar dúvidas sobre a oleosidade excessiva e como cuidar melhor da pele, o Purepeople conversou com a dermatologista Carolina Sumam. Confira o papo!

Quem tem a pele oleosa sabe que precisa usar produtos específicos para controlar o brilho excessivo. Mas e quando a oleosidade é resultado do efeito rebote? Como lidar? A dermatologista Carolina Sumam falou mais sobre os principais cuidados, incluindo hábitos do dia a dia que nem nos damos conta que podem piorar a situação. Saiba mais!

O que é o efeito rebote? Dermatologista explica!

Imagine a seguinte situação: você está com a pele oleosa e usa produtos para acabar com essa oleosidade. Só que você percebe que, além de não resolver, a pele tem ficado cada vez mais oleosa. Pode ser que você esteja sofrendo com o efeito rebote!

"O efeito rebote acontece quando um paciente que está usando produtos abrasivos em excesso, lavando ou esfoliando demais. Quando um procedimento está removendo excessivamente a oleosidade, a pele entende que está ressecada e precisa produzir mais sebo", explica a dermato.

Saiba quais são os produtos que provocam e potencializam o efeito rebote

De acordo com a especialista, alguns produtos e práticas podem sim provocar ou piorar o efeito rebote, quando usados em excesso. Entre eles, esfoliantes, produtos adstringentes ou tônicos que contêm álcool na composição. "Muita gente lava a pele em excesso, três ou mais vezes ao dia, achando que vai resolver o problema. Na verdade, isso estimula ainda mais as glândulas a produzirem o sebo". Por isso, nada de sair experimentando produtos por conta própria! Procurar um dermatologista é fundamental para saber o que usar na sua pele.

Efeito rebote ou pele oleosa? Saiba como cuidar corretamente
Efeito rebote ou pele oleosa? Saiba como cuidar corretamente

Sem efeito rebote: pele oleosa também precisa de hidratação!

Um medo comum para quem tem a pele oleosa ou está com efeito rebote é usar hidratante. Mas sabia que a hidratação é fundamental para evitar esse problema? "Quando a pele está bem hidratada e apropriada, o efeito rebote deixa de acontecer, porque a pele não vai produzir sebo. Vale lembrar que o sebo é a oleosidade excessiva, que vai brilhar na pele, enquanto a água é o que mantém a hidratação da pele".

Então já sabe: não precisa ter medo do hidratante, desde que ele seja apropriado para a sua pele. "Se for oleosa, a hidratação precisa ser feita com produtos livres de óleo, mais leves. Já a pele ressecada, pode hidratar com um produto mais denso", alerta a profissional.

Mais dicas para prevenir e cuidar do efeito rebote na pele

No dia a dia, fique atenta à frequência dos produtos que você usa, para não retirar a proteção natural da pele. "O ideal é usar sabonete duas vezes ao dia, se preciso três, conforme a orientação do seu dermato. O uso de adstringentes e esfoliantes é, no máximo, duas vezes ao dia, e esfoliante, duas vezes na semana. Se a pele estiver mais oleosa do que natural, reduza o excesso e hidrate a pele".

E mais: cremes de cabelo também aumentam a oleosidade na região da testa! Por isso, fique atenta para que o produto de cabelo não provoque efeito rebote na pele. Também vale reforçar a importância de beber bastante água e evitar passar muito a mão no rosto.

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.