Quando alguém ultrapassa os limites e faz um comentário que o magoa ou desrespeita, o primeiro impulso geralmente é intervir e revidar. Ficamos na defensiva e atacamos, mas você não precisa fazer isso.
Às vezes, a coisa mais inteligente a fazer é desacelerar por um segundo, respirar fundo e escolher sua resposta com calma. Especialistas em comunicação insistem: você precisa decidir sabiamente se e como responder.
Para Jordi Segués, consultor, mentor e especialista em desenvolvimento pessoal, a melhor resposta quando você é desrespeitado é o silêncio. "Quando alguém te desrespeita, simplesmente ignore. Não reaja. Não responda. Não entre no jogo deles. Simplesmente vá embora", comentou em um de seus vídeos.
O que você consegue ao se distanciar, de acordo com Segués, é “proteger seu bem-estar emocional” porque “você mantém a calma e evita criar conflitos desnecessários”. Ela afirma que, ao se distanciar, você envia uma mensagem muito clara: “Você sabe o que quer e não tolera desrespeito”.
Afastar-se evita que a situação se agrave e “é uma forma de autocuidado consciente”, afirma ele, acrescentando que “Ignorar e ir embora é o maior gesto de autorrespeito e autocuidado”.
É verdade, como afirma a psicóloga Silvia Severino, que "não responder é mais poderoso do que justificar; o silêncio também impõe limites", e se afastar não significa desistir ou se tornar covarde, pois "é uma forma de proteger sua energia de alguém que não sabe administrar a sua".
Em alguns casos, pode ser, mas não é uma boa ideia generalizar. Podemos usar a inteligência emocional de outras maneiras e empregar a assertividade para responder.
Manuel J. Smith, psicólogo e autor de "Quando digo não, sinto-me culpado", recomenda a investigação assertiva. Isto é, buscar garantias sobre o que foi dito ou pedir mais informações sobre uma crítica ou comentário negativo, com calma e sem ficar na defensiva.
Se alguém lhe disser: "Você é incompetente", o que seria desrespeitoso, respondemos com: "Achei que ouvi você dizer que eu era incompetente. Foi isso que você disse?" ou "O que te faz pensar que eu sou incompetente?".
Você responde à afirmação como uma pergunta calma, o que força a outra pessoa a assumir a responsabilidade pelo que disse e reduz a carga emocional, dando-lhe até a oportunidade de se desculpar.
A especialista em comunicação Aurora Michavila explicou em seu livro "Super Comunicadores: Fale claramente, defenda suas ideias e seja sempre você mesmo" que outra opção é fazê-los ver que sua reação não é apropriada, seja perguntando "Você está bem?", o que os ajuda a perceber que cruzaram a linha, ou dizendo diretamente "Provavelmente não é sua intenção, mas você está falando comigo com muito desprezo e isso me magoa".
Se decidir confrontar a outra pessoa, faça-o evitando desrespeito e sempre com calma e assertividade. Mas se não se sentir preparado, ficar em silêncio e ir embora é uma opção válida, pois protege o que é mais importante: sua saúde mental e bem-estar.