[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados a violência doméstica. Caso você esteja passando por uma situação do tipo ou conheça alguém que precise de ajuda, procure a Central de Atendimento à Mulher, disponível 24 horas pelo telefone 180, ou a Delegacia Especializada da Mulher (DDM) mais próxima]
A família de Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, ex-atleta da seleção brasileira de basquete 3x3, se pronunciou oficialmente na quarta-feira (30), após a prisão preventiva do jogador. Ele é acusado de espancar a namorada com mais de 60 socos dentro de um elevador, em um condomínio de Natal (RN). O caso, gravado por câmeras de segurança, chocou o país e gerou ampla comoção nas redes sociais.
Em nota pública divulgada por meio da defesa e reproduzida pela CNN, os familiares afirmaram estar consternados com a brutalidade do episódio, mas esclareceram que não têm qualquer responsabilidade sobre o crime. "São cidadãos comuns, trabalhadores, que foram igualmente surpreendidos com os fatos", diz um trecho do comunicado. A família ainda pediu que não seja alvo de perseguições ou ameaças.
A defesa de Igor também informou que o endereço divulgado em redes sociais como sendo do acusado não pertence a ele, mas sim a um local de trabalho de familiares. A exposição indevida estaria provocando “transtornos, ameaças e constrangimentos” a pessoas sem qualquer ligação com o crime, de acordo com a nota obtida pela CNN.
A vítima da violência, Juliana Garcia dos Santos, passou por uma cirurgia de reconstrução facial nesta sexta-feira (1º), no Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN, em Natal. A informação foi confirmada pela defesa e divulgada pela CNN. Segundo o comunicado, o procedimento foi bem-sucedido.
"A boa notícia é que a cirurgia foi um sucesso, Juliana está em processo de recuperação", afirmou a equipe responsável.
Juliana sofreu ferimentos graves após ser agredida brutalmente por Igor. Até a cirurgia, ela apresentava um edema facial intenso, que impedia qualquer intervenção. Durante esse período, ela permaneceu consciente, medicada, sob dieta líquida pastosa e com uso contínuo de analgésicos.
Com histórico de participação em campeonatos internacionais, Jogos Olímpicos e registros na Liga Nacional de Basquete, Igor Cabral fez parte da equipe brasileira de basquete 3x3, modalidade que ganhou notoriedade nos últimos anos.
Após a divulgação das imagens da agressão, o ex-jogador desativou todas as redes sociais. Em depoimento à polícia, afirmou ter sofrido um “surto claustrofóbico” dentro do elevador — alegação que causou indignação e foi amplamente questionada por especialistas e internautas.