Saiba como ter mais saúde e bem-estar: fisioterapeuta ensina exercícios!
Publicado em 8 de abril de 2020 19:08
Por Marina Couto
Para ter mais saúde e bem-estar na rotina, é preciso cuidar do corpo e da mente. Nesse caso, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e boas noites de sono são fundamentais. E os exercícios terapêuticos também podem te trazer mais força, potência e equilíbrio. É o que conta o fisioterapeuta Rodrigo Fernandes, responsável pela prática Vértico Kinesis. Conheça!
De acordo com o profissional, a prática de exercícios feita com atenção traz muitos benefícios, como relaxamento das tensões e melhora na atividades cerebrais
Cuidar do corpo e da mente ajuda a trazer mais qualidade de vida
Praticar exercícios físicos é importante para manter a saúde do corpo
Postura, equilíbrio e força são alguns dos benefícios trazidos pelos exercícios terapêuticos
O fisioterapeuta Rodrigo Fernandes desenvolveu uma prática de movimentos que despertam a consciência corporal
A prática de exercícios Vértico Kinesis, desenvolvida por Rodrigo Fernandes, trabalha todos os músculos do corpo
Antes de realizar a prática de exercícios, é fundamental fazer uma avaliação corporal
No entanto, alguns exercícios podem ser praticados em casa
Veja + após o anúncio

Como você faz para cuidar do seu corpo? Se você pratica atividades físicas, mantém uma alimentação saudável e está com o sono regulado, está no caminho certo! No entanto, para trazer mais consciência corporal, bem-estar e qualidade de vida, o fisioterapeuta Rodrigo Fernandes, do Estúdio de Práticas Integrativas e Complementares Vértico, desenvolveu um conjunto de exercícios terapêuticos que trazem mais força e equilíbrio. Conheça a prática e confira as dicas do profissional!

Os exercícios despertam a consciência corporal e autoexpressão

De acordo com Rodrigo, a Vérticos Kinesis é um método pautado na ciência do movimento, que propõe um conjunto de exercícios terapêuticos e eficientes que atuam na manutenção da postura, força, potência e equilíbrio. Outra vantagem da prática, que trabalha todo o corpo, é despertar a consciência corporal e autoexpressão. "Nesta prática, damos ao indivíduo ferramentas para que ele possa entender seu corpo. Não adianta colocar a pessoa para fazer um treino de força se ela tem um corpo com pouca mobilidade muscular e articular", explica. Entre os benefícios, o profissional afirma que os movimentos deixam o corpo mais forte, potente e funcional, além de melhorarem a saúde e trazer mais qualidade de vida.

Os exercícios terapêuticos vão além da estética e trazem bem-estar

Ele reforça que, na busca rápida por um corpo tonificado, muitas pessoas se esquecem de colocar o bem-estar em primeiro lugar. Nesse caso, os exercícios terapêuticos desenvolvidos pelo especialista unem os dois objetivos. "As práticas de exercícios realizadas com foco de atenção ajudam a processar as informações mentais em um ritmo mais lento e isso resulta em vários benefícios: diminuição das dores, melhora na concentração e coordenação motora, recuperação do esgotamento físico e mental". Além disso, favorece a capacidade respiratória, assim como o relaxamento das tensões excessivas.

Confira uma série de exercícios que você fazer em casa!

Antes de se jogar na prática, Rodrigo explica a importância de passar por uma avaliação profissional para saber os seus limites. "A prescrição dos exercícios começa com as vivências corporais, pela avaliação do movimento. É por meio do movimento, da conexão corporal, que conseguimos identificar as facilidades e dificuldades da pessoa diante dos exercícios". Porém, se você ficou curiosa para praticar a técnica, o fisioterapeuta separou uma sequência que você pode testar em casa.

Primeira sequência de exercícios da prática Vértico Kinesis © Divulgação

1 - Segure uma garrafa de 1L ou 500 ml e ou algum outro objeto em uma das suas mãos. Olhe para sua mão direita e leve-a para o lado esquerdo, fazendo uma torção no tronco. Repita com o mesmo membro 10 vezes e depois faça a mesma coisa do outro lado. Repita cada lado 3 a 4 vezes.

O fisioterapeuta Rodrigo Fernandes ensina a segunda sequência de exercícios © Divulgação

2 - Mantenha o braço firme e dobre apenas o cotovelo. Dobre e estique o cotovelo direito 15 vezes. Em seguida, faça a mesma coisa no esquerdo. Repita esta série 4 vezes. "Excelente dica para quem está muito tempo deitado ou sentado de maneira desorganizada", conta Rodrigo.

Faça os exercícios em casa para melhorar a postura e ter mais equilíbrio! © Divulgação

3 - Segure uma garrafa de 1L ou 500ml. Comece segurando o objeto perto do joelho e em seguida eleve-o até a altura dos ombros. Faça isso por 15 vezes e, na décima quinta vez, mantenha a posição na altura dos ombros e segure por 20 segundos. Descanse até um 1 min e recomece. Repita mais 3 vezes.

(Por Marina Couto)

Palavras-chave
Beleza Bem-estar Saúde Corpo Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
URGENTE! Donald Trump é socorrido ensanguentado após supostos tiros em comício. Saiba o estado de saúde do ex-presidente dos EUA
URGENTE! Donald Trump é socorrido ensanguentado após supostos tiros em comício. Saiba o estado de saúde do ex-presidente dos EUA
13 de julho de 2024
Tony Ramos passa por nova cirurgia no cérebro e preocupa fãs. Saiba real estado de saúde do ator!
Tony Ramos passa por nova cirurgia no cérebro e preocupa fãs. Saiba real estado de saúde do ator!
19 de maio de 2024
Notícias similares
De Kelly Key a Padre Marcelo Rossi: esses 12 famosos já usaram anabolizantes e você não sabia!
De Kelly Key a Padre Marcelo Rossi: esses 12 famosos já usaram anabolizantes e você não sabia!
11 de junho de 2024
Top 3 tendências de esmalte para o inverno 2024
Top 3 tendências de esmalte para o inverno 2024
30 de junho de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias