Adeus, estresse! 5 tipos de massagem para você relaxar já!
Publicado em 19 de março de 2020 18:07
Por Marina Couto
Para aliviar dores no corpo ou simplesmente para relaxar, as massagens são uma ótima alternativa. A vantagem é que existem diferentes técnicas para experimentar, cada uma delas indicada para um tipo de necessidade. Além disso, massagens em diferentes partes do corpo podem trazer mais equilíbrio para o seu organismo e ainda aliviar dores de cabeça ou mesmo alergias. Saiba mais!
A fisioterapeuta Lilian Ribeiro, da Clínica Renewmed, conta quais são os benefícios da massagem
Além de diminuir o estresse, as massagens ajudam a aliviar as tensões do rosto e do corpo
A massagem nos pés, também conhecida como reflexologia podal, equilibra o organismo
Invista no shiatsu, uma massagem mais vigorosa, para distensionar os músculos
A massagem relaxante tem movimento leves e contínuos
Para relxar o corpo e o espirito, aposte na massagem ayurvédica
Algumas massagens minimizam sintomas da enxaqueca, dores no corpo e até mesmo sinusite
Assim como o corpo, o rosto também possui pontos de tensão
Veja + após o anúncio

Nada como uma boa massagem para aliviar o estresse e a tensão do dia a dia. Mas, antes de marcar sua próxima sessão, é importante saber qual é a melhor técnica indicada para a sua necessidade. Algumas massagens são recomendadas para relaxar e liberar as toxinas, enquanto outras estimulam os campos energéticos do corpo e podem minimizar dores de cabeça, insônia e até sintomas de sinusite. Quer saber mais sobre os diferentes tipos de massagens e os benefícios de cada uma? Confira!

A massagem relaxante é a técnica mais tradicional

A massagem relaxante, como o nome já sugere, tem como principal benefício relaxar os músculos do corpo todo e aliviar as tensões, muito indicada para quem anda estressada com a rotina. "Ela ativa a circulação e auxilia na liberação de alguns mediadores químicos, que nos dão a sensação de relaxamento e tranquilidade", explica a fisioterapeuta Lilian Ribeiro, da Clínica Renewmed. Com movimentos leves e contínuos, a técnica é uma das mais tradicionais, presente em quase todos os centros de massagens e spas.

Dores musculares? Aposte no shiatsu!

Se a tensão nos músculos é mais localizada e específica em determinados pontos do corpo, a dica é investir no shiatsu. A técnica, que tem origem na medicina oriental, é mais vigorosa do que a massagem relaxante e estimula o trajeto dos músculos. Além disso, o shiatsu trabalha com os canais de energia corporais, também conhecidos como meridianos. "Por trabalhar em trajetos do meridiano, ele também atua no campo energético", conta Lilian. "O foco do shiatsu, que usa manobras mais profundas, é trazer o relaxamento ao diminuir nódulos de tensão muscular".

As massagens liberam as toxinas e podem atuar no campo energético do corpo © Shutterstock

Massagem ayurvédica traz movimentos típicos da yoga

Ainda sobre terapias mais alternativas e menos tradicionais, as práticas ayurvédicas estão além dos cuidados estéticos com o corpo, pois também atuam nos chacras energéticos. "Costumamos falar que a massagem ayurvédica acalma não só o corpo, mas a alma, o espírito", diz Lilian. Além dos tradicionais movimentos de deslizamento, a técnica utiliza manobras de tração da articulação e alongamento, característicos da yoga. Outro diferencial é que as teraupeutas usam os pés para fazer a massagem, considerados um potencial campo de troca energética. "Na ayurvédica, a gente também precisa travar alguns pontos, como o sacro e a perna. Então, enquanto você faz a manobra de deslizamento no local, você está travando com o pé em outro local", detalha a profissional.

A massagem nos pés equilibra o organismo e alivia sintomas

Uma simples massagem nos pés pode trazer mais benefícios do que o esperado. Tecnicamente conhecida como reflexologia podal, os movimentos nos pés mantêm o organismo equilibrado e podem tratar diversas questões, como ansiedade, insônia e dores nas pernas, já que os pontos nos pés refletem em partes do corpo. Além disso, uma boa massagem no local deixa a região hidratada e nutrida.

Já ouviu falar em shiatsu facial?

Assim como o corpo, o rosto também possui seus pontos de tensão. Nesse caso, a massagem mais recomendada é o shiatsu facial que, segundo a fisioterapeuta, utiliza compressas quentes e frias de chá de camomila, além dos movimentos comuns à técnica. "As compressas são usadas por dois motivos: primeiro porque influencia no equilíbrio do nosso organismo, de acordo com a medicina tradicional chinesa, e, segundo, porque o quente e o frio estimulam um relaxamento maior do que só o quente". Uma boa massagem no rosto pode, inclusive, aliviar dores de cabeça, desconfortos cervicais e até melhorar os sintomas da sinusite.

(Por Marina Couto)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Lifestyle Beleza Bem-estar Beleza & Estilo Saúde Corpo
Sobre o mesmo tema
Cheiro de mulher limpa! 5 opções de body splash, perfume e colônia do Boticário para você usar no seu pós-banho
Cheiro de mulher limpa! 5 opções de body splash, perfume e colônia do Boticário para você usar no seu pós-banho
19 de outubro de 2023
Ana Maria Braga sem maquiagem no 'Mais Você'! Apresentadora surge na TV como você nunca viu
Ana Maria Braga sem maquiagem no 'Mais Você'! Apresentadora surge na TV como você nunca viu
26 de outubro de 2023
Notícias similares
Cheiro de ouro! 5 perfumes dourados para a mulher que quer se sentir rica, elegante e sedutora
Cheiro de ouro! 5 perfumes dourados para a mulher que quer se sentir rica, elegante e sedutora
3 de novembro de 2023
Descubra os 5 benefícios transformadores de praticar Yoga
Descubra os 5 benefícios transformadores de praticar Yoga
2 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias