Fernanda Machado conta cuidados com o corpo na gravidez: 'Drenagem linfática'
Publicado em 3 de fevereiro de 2015 11:13
Por Purepeople
Assim que anunciou a sua primeira gravidez, a atriz Fernanda Machado tem tomado todos os cuidados de mamãe de primeira viagem para aguardar a chegada da herdeira, batizada de Sophia, fruto do casamento com o empresário norte-americano Robert Riskin - os dois se casaram em feveiro do ano passado. Em entrevista à revista "Marie Claire", publicada nesta terça-feira (3), Fernanda, que descobriu ter endometriose, doença que pode impossibilitar a gestação, conseguiu engravidar naturalmente, e contou como tem cuidado com o corpo. "Eu estava malhando muito antes de engravidar, fazendo yoga, crossfit e pilates. Quando eu descobri que estava grávida, diminuí bastante o ritmo até porque fiquei bem cansada e com menos energia. No começo, perdi peso porque enjoei muito, mas até agora engordei 4 quilos", revelou a atriz, que terá a filha nos Estados Unidos, por meio de parto normal. Para não brigar com a balança, Fernanda passou a fazer atividades mais leves, mas não deixa de se exercitar. Uma das a
Grávida de cinco meses, Fernanda Machado recorre a drenagem linfática para desinchar ''Chega no final do dia eu sinto que eu estou toda inchada por causa do calor, o sapato nem entra no pé', contou em entrevista à revista 'Marie Claire' desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Fernanda Machado quer ter mais filhos: 'Eu sempre quis ter dois. Acho que é legal para a criança não ser sozinha'
Fernanda Machado se casou com o empresário norte-americano Robert Riskin e sempre quis ser mãe: 'Pai pro meu filho'
Fernanda Machado diz que vai voltar a morar no Brasil quando a filha, Sophia, tiver 5 meses: 'Quando ela estiver com uns 4, 5 meses, voltamos para o Brasil'
Fernanda Machado está com o empresário norte-americano Robert Riskin há quatro anos
Fernanda Machado vai manter moradia nos Estados Unidos e no Brasil após o nascimento da filha, Sophia. 'Espero que a neném goste de avião'
Fernanda Machado temeu não engravidar por causa de endometriose: 'Fiquei pra baixo'
Veja + após o anúncio

Assim que anunciou a sua primeira gravidez, a atriz Fernanda Machado tem tomado todos os cuidados de mamãe de primeira viagem para aguardar a chegada da herdeira, batizada de Sophia, fruto do casamento com o empresário norte-americano Robert Riskin - os dois se casaram em feveiro do ano passado. Em entrevista à revista "Marie Claire", publicada nesta terça-feira (3), Fernanda, que descobriu ter endometriose, doença que pode impossibilitar a gestação, conseguiu engravidar naturalmente, e contou como tem cuidado com o corpo.

"Eu estava malhando muito antes de engravidar, fazendo yoga, crossfit e pilates. Quando eu descobri que estava grávida, diminuí bastante o ritmo até porque fiquei bem cansada e com menos energia. No começo, perdi peso porque enjoei muito, mas até agora engordei 4 quilos", revelou a atriz, que terá a filha nos Estados Unidos, por meio de parto normal.

Para não brigar com a balança, Fernanda passou a fazer atividades mais leves, mas não deixa de se exercitar. Uma das apostas para "enxugar" o corpo é se submeter a drenagens linfáticas, técnica de massagens que visa diminuir a retenção de líquido. "Esse começo é doido porque a gente acha que é só a barriga, mas ficamos toda redondinha. Eu estou tentando fazer uma hora de exercício aeróbico por dia, como transport ou hidroginástica, e bastante drenagem linfática porque chega no final do dia eu sinto que eu estou toda inchada por causa do calor, o sapato nem entra no pé (risos)". Em foto publicada no Instagram, ela aparece exibindo a barriguinha de cinco meses de gravidez e feliz da vida: "Look de grávida".

Atriz comenta desejo: 'Queria arroz e feijão'

Durante esses cinco meses de gestação, Fernanda chegou a perder o apetite por causa dos enjoos, mas já retomou o desejo por comida. A atriz, que mora nos Estados Unidos com o marido, contou que sentiu desejo por um prato típico do Brasil.

"O começo da gravidez eu passei na Califórnia e fiquei sem apetite. Você não tem muita vontade de comer, só que se não se alimentar, você vomita. Então, de três em três horas eu comia algo. Eu falava pro Bob que queria comida brasileira, como arroz e feijão. Coitado, ele ficava doido! (risos). Esse é o maior desejo que eu já tive, comida caseira", conta Fernanda, que atualmenta se divide entre Brasil e a Califórnia, nos Estados Unidos, onde mora com Robert.

Fernanda quer voltar ao Brasil

Questionada sobre como pretende conciliar a vida entre os dois países, Fernanda explicou que pretende voltar para o país de origem com a filha e o marido em pouco tempo. "Estamos juntos há quatro anos e sempre conciliamos lá e cá. Os primeiros 3 anos ele ficou comigo no Rio e íamos muito pra lá. No ano passado ele precisou voltar, então, eu ia e voltava a cada dois meses. Agora com a neném eu vou ficar aqui até os seis meses de gravidez e decidimos que ela vai nascer na Califórnia. Quando ela estiver com uns 4, 5 meses, voltamos para o Brasil. A gente vai continuar indo e vindo, a diferença é que em algum momento nossa base vai ser mais aqui e em outro, mais lá. Eu espero que a neném goste de avião (risos)", disse.

As viagens costumeiras entre Brasil e Estados Unidos com a bebê a bordo não devem ser um empecilho para a atriz, que sempre quis ser mãe. "Sempre! Desde pequena eu brincava de boneca e até acordava de madrugada para cobri-la (risos), achava que era um bebê de verdade. Pedia para minha mãe um irmãozinho e passava a tarde na casa de tias que tinham acabado de dar à luz só para cuidar do neném. Então, sempre tive esse lado maternal. Demorei para ter porque demorei para achar a pessoa certa (risos). Eu não queria ter com o cara errado, estava esperando o pai ideal".

Temor de não engravidar por causa de endometriose deixou atriz 'pra baixo'

Fernanda também contou que aos 30 anos descobriu que tinha endometriose, doença inflamatória provocada por células do endométrio e que pode causar infertilidade. "Fiquei preocupada, um pouco pra baixo. A primeira coisa que eu fiz foi pesquisar na internet, li muitos depoimentos de mulheres tristes com medo de não conseguir engravidar e de outras tentando. Então, dava um medo, né? E quando eu descobri que eu estava com endometriose, eu já tinha mais de 30 anos, ou seja, a doença e a idade não facilitavam. E pelo fato de eu nunca ter tentado engravidar, não sabia se conseguiria logo", contou a atriz.

A doença, no entanto, não abalou seu casamento. "Desde que descobri a endometriose, o Bob tentou me tranquilizar e sempre dizia que estava pronto a qualquer momento para ser pai. Ele era o primeiro que queria tentar e falava: 'eu quero a hora que você quiser'. Ele é um cara carinhoso, sensível, parceiro e de maneira alguma ficou abalado", elogiou.

'Me animava em ter o segundo rapidinho', diz Fernanda sobre próximo filho

À publicação, a atriz, que está de férias após atuar na novela "Amor à Vida", tem servido de exemplo para mulheres com o mesmo problema e encorajou: "(A gravidez) é possível para todas as mulheres que têm endometriose. Minha opinião não é científica, mas é de uma pessoa que passou por isso e que quer dar esperança para quem tem esse problema. Tente fazer o máximo que você conseguir e não desista. Eu sei que às vezes a gente fica mal, pra baixo, mas é importante manter o pensamento positivo e confiar que uma hora vem", disse ela. Perguntada sobre a vontade de ter mais filhos, Fernanda foi categórica:

"Eu sempre quis ter dois. Acho que é legal para a criança não ser sozinha. Mas vamos ver como vai ser com a primeira. Se não tivesse essa situação da distância eu até me animava em ter o segundo rapidinho.

Fernanda conta como reagiu à notícia da gravidez: 'Chocada de alegria'

E assim que a notícia da gravidez veio, o casal não segurou a emoção. Fernanda e o marido decidiram guardar segredo sobre a chegada do filho até os quatro meses de gestação. A reação dos dois foi, claro, esfuziante.

"Quando minha menstruação atrasou, eu não queria fazer o teste, falei para o Bob: 'amor, minha menstruação sempre atrasava, é normal. Não quero ficar todo mês fazendo teste de farmácia que nem uma maluca desesperada.' Mas ele comprou o teste e me obrigou a fazer porque estava muito curioso (risos). Deu positivo!", relembrou.

Depois, a atriz fez testes de farmácia para garantir. "Fiz vários para ter certeza e mesmo assim fiquei na dúvida. A gente não acreditava porque foi tudo tão perfeito. Eu vim em agosto para o Brasil tirar o implante (de progesterona, que corta a menstruação e é usado no tratamento da endometriose) e fiz dez sessões de acupuntura para 'acordar' meus ovários. Voltei para a Califórnia e em setembro nos mudamos para nossa casa nova lá, foi quando a menstruação desceu. Logo depois da casa ficar pronta, descobri que eu estava grávida. Ficamos chocados de alegria. Mas até os quatro meses tentamos manter em segredo porque é minha primeira gravidez. Era uma felicidade extrema com um medo enorme".

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Fernanda Machado
Fernanda Machado
Fernanda Machado relata experiência com amamentação do filho caçula: 'Inúmeras dificuldades'
2 de setembro de 2021 09:24
Fernanda Machado reúne os dois filhos ao festejar 1º mês do caçula, Leo. Veja!
30 de junho de 2020 19:29
Fernanda Machado encanta ao mostrar 1º encontro dos filhos: 'Foi mágico'
5 de junho de 2020 11:23
Léo chegou! Nasce 2º filho de Fernanda Machado nos EUA: 'Foi um parto difícil'
1 de junho de 2020 13:52
Todos os itens
Palavras-chave
Famosos brasileiros Gravidez dos famosos Saúde Corpo
Sobre o mesmo tema
Chá revelAUção! Fernanda Paes Leme conta com ajuda de pet para descobrir o sexo do bebê. Vídeo!
Chá revelAUção! Fernanda Paes Leme conta com ajuda de pet para descobrir o sexo do bebê. Vídeo!
18 de outubro de 2023
Última semana da novela 'Corpo Dourado' tem gravidez tripla, duas mortes e a grande decisão de Selena. Leia resumos!
Última semana da novela 'Corpo Dourado' tem gravidez tripla, duas mortes e a grande decisão de Selena. Leia resumos!
12 de janeiro de 2024
Notícias similares
Bruna Biancardi abre o jogo sobre corpo pós-parto e revela segredo simples para voltar ao peso: 'Não tem essa de dieta mirabolante'
Bruna Biancardi abre o jogo sobre corpo pós-parto e revela segredo simples para voltar ao peso: 'Não tem essa de dieta mirabolante'
20 de fevereiro de 2024
Jojo Todynho, após perder 40kg, mostra treino pesado na academia, tapa em personal e cintura fina choca: 'Ela emagreceu demais'
Jojo Todynho, após perder 40kg, mostra treino pesado na academia, tapa em personal e cintura fina choca: 'Ela emagreceu demais'
20 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias