Gisele Bündchen sempre compartilhou publicamente sua busca por equilíbrio e bem-estar. Em seu livro "Nutrir: Receitas simples para corpo e alma", ela revelou detalhes da sua dieta, chás "milagrosos" e também a rotina de hidratação, que vai muito além de simplesmente “beber água” ao longo do dia.
Segundo Gisele, a meta diária é clara: dez copos de água por dia, o que equivale a cerca de três garrafas grandes, sempre em temperatura ambiente. Esse hábito, segundo ela, foi incentivado desde cedo por sua mãe, que ensinava que a água morna ou à temperatura corporal evita choques no metabolismo.
Mas o ritual começa antes mesmo do café da manhã. A modelo inicia o dia com um copo grande de água com suco de meio limão-siciliano e uma pitada de sal celta. "Isso ajuda o corpo a acordar e fornece sais minerais de consumo imediato", explica ela em trecho do livro.
Além da água pura, os chás também fazem parte importante da sua hidratação. Entre os favoritos de Gisele estão infusões de camomila, erva-doce, hortelã fresca e dente-de-leão, que, inclusive, utiliza como substituta do café, sempre com um toque de mel. "Também tenho uma coleção de chás especiais e minha receita de Chá curativo de gengibre com limão, excelente para dor de garganta", conta.
Outro detalhe curioso da rotina alimentar da modelo é o cuidado com o consumo de líquidos durante as refeições. Por influência de sua mãe, Gisele evita beber qualquer tipo de bebida enquanto come.
"A teoria dela era que as enzimas da saliva e do sistema digestivo seriam diluídas na água se ela fosse consumida junto com os sólidos, dificultando a digestão", disse, acrescentando: "Minha mãe sempre disse que a digestão começa na boca".
Ela também recorda outra orientação materna: mastigar a comida 40 vezes antes de engolir, um hábito que, admite, nem sempre seguiu à risca, mas que vem aprimorando com o tempo. "Eu não era tão boa na parte de mastigação, mas progredi muito em me abster de água durante as refeições", finaliza.