Neste domingo (19), Glória Menezes - que ficou de fora da calçada da fama da Globo - completa 91 anos de vida e segue inspirando o público muito além de sua trajetória impecável na televisão brasileira. Dona de personagens inesquecíveis, a atriz também é exemplo de empatia, afeto e abertura de pensamento, como mostrou em uma das histórias mais comoventes de sua vida pessoal: a forma como reagiu ao descobrir a transexualidade do neto, Theo Fagundes!
Glória Menezes é mãe do ator Tarcísio Filho, fruto de seu casamento com o também ator Tarcísio Meira, que durou quase seis décadas e terminou com a morte dele em 2021. A nora da atriz, a publicitária Mocita Fagundes, usou as redes sociais no começo deste ano para revelar um episódio que comoveu fãs e colegas da estrela... a reação da sogra ao saber que o neto, Theo, é um jovem trans.
Em um texto publicado no Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro), Mocita contou que viveu um breve processo de luto ao compreender a transição do filho, mas logo transformou o sentimento em algo que chamou de “renascimento”. O que mais emocionou os internautas, porém, foi o relato sobre a postura de Glória Menezes diante da notícia. A atriz recebeu a informação com naturalidade e apenas respondeu: “E daí?”, seguida de um sorriso.
Desde então, segundo Mocita, Glória nunca mais usou o “nome morto” do neto - expressão usada para se referir ao nome anterior de uma pessoa trans - e nunca errou ao tratá-lo por sua identidade de gênero. “Na minha família, a empatia sempre foi soberana”, escreveu a nora na ocasião. Diva!
O relato de Mocita também destacou a transformação emocional vivida após o anúncio da transição de Theo. “Vi um filho lindo e vibrante renascer. Um filho feliz. Finalmente feliz. E foi emocionante ver o quanto ele se libertou na sua nova e verdadeira identidade de gênero”, escreveu. A publicação viralizou nas redes sociais e rendeu milhares de comentários de apoio.
Para o público, a história reforçou o que Glória Menezes representa dentro e fora da ficção: uma mulher generosa, afetuosa e sempre atenta ao tempo em que vive. Em uma era de transformações sociais, a atriz de “Rainha da Sucata” e “A Favorita” mostrou que empatia não tem idade!