Nem diploma, nem matrícula: UFRJ desmente que Gracyanne Barbosa, ex-'BBB 25', fez Direito na instituição
Publicado em 18 de abril de 2025 às 23:16
Por Luiz Eugênio de Castro | Reality show, redes sociais e TV
Leonino apaixonado por entretenimento e cultura pop! Filho legítimo de Britney Spears e obcecado pela Anitta, claro!
Universidade Federal do Rio de Janeiro afixou comunicado oficial afirmando que Gracyanne Barbosa nunca esteve matriculada na instituição, contrariando declarações feitas por ela no 'BBB 25' e em entrevistas.
Nem diploma, nem matrícula: UFRJ desmente que Gracyanne Barbosa, ex-'BBB 25', fez Direito na instituição Comunicado da UFRJ afirma que Gracyanne nunca foi aluna da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro Gracyanne Barbosa pode ter mentido que fez Direito na UFRJ, como aponta o jornal Extra Gracyanne Barbosa foi eliminada do 'BBB 25' No reality show, Gracyanne Barbosa acabou perdendo definição muscular pela dieta escassa e exercícios menos intenso
Veja + após o anúncio

Eliminada do "BBB 25", Gracyanne Barbosa se viu no centro de uma nova polêmica – e dessa vez, não tem nada a ver com ovos ou agachamentos. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desmentiu publicamente a musa fitness sobre uma declaração que ela repetiu por anos: a de que é formada em Direito pela instituição.

Em um comunicado afixado no mural da tradicional Faculdade Nacional de Direito (FND), no Centro do Rio de Janeiro, a UFRJ foi categórica: Gracyanne nunca foi aluna da casa. O aviso, intitulado “FATO OU FAKE?”, afirma que não há qualquer registro da ex-BBB entre 1999 e 2010 no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) — muito menos qualquer pasta física com documentos estudantis, algo obrigatório desde 1891.

“É FAKE que Gracyanne Barbosa (Gracyanne Jacobina Barbosa Vieira) foi aluna da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ”, diz o cartaz, fotografado pelo jornal Extra e confirmado oficialmente por um servidor da faculdade.

Veja + após o anúncio
O diploma que nunca existiu

Gracyanne, de 41 anos, afirmava publicamente — inclusive durante o "BBB 25" — que se formou em Direito em 2006 pela UFRJ, após passar em primeiro lugar no vestibular. Em entrevistas, contava com orgulho sobre uma suposta homenagem da faculdade: "E eu passei em primeiro lugar. Tinha até uma foto minha lá. Eles fazem camiseta, eu já fui lá visitar. Bem maneiro mesmo, tenho muito orgulho", disse em rede nacional.

De fato, em 2018, a musa chegou a ser homenageada por alunos do curso, que estamparam seu rosto nas camisetas do centro acadêmico da FND. Ela foi chamada de "Ilustríssima", colocada lado a lado com nomes como Clarice Lispector, Jorge Amado e Vinicius de Moraes, todos ex-alunos da instituição. A homenagem, no entanto, foi feita pelos estudantes de forma informal, sem envolvimento da direção da faculdade, e parece ter reforçado um mito.

A repercussão do caso acende um alerta jurídico: afirmar publicamente possuir um diploma que nunca existiu pode configurar falsidade ideológica, conforme o artigo 299 do Código Penal.

Veja + após o anúncio
Da maromba ao chocolate

Fora da casa, Gracyanne também compartilhou algumas mudanças no estilo de vida. Famosa por sua rotina regrada de alimentação, que incluía mais de 40 ovos por dia, a ex-dançarina confessou que o reality deixou marcas nos seus hábitos.

“Ainda estou com hábitos do BBB… Estou amando refrigerante zero e hoje comi um chocolatezinho”, revelou nas redes sociais. Segundo ela, fazia 20 anos que não comia doce.

Pelo visto, o "BBB 25" mexeu com tudo: rotina, imagem, e agora, até com o histórico acadêmico...

Sobre
Palavras-chave
BBB Famosos brasileiros Entretenimento Reality Show Polêmica Redes sociais TV TV Globo
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias