Quem nunca assistiu 'Mudança de Hábito', exibido na 'Sessão da Tarde' da TV Globo nesta quarta-feira (27), está vivendo muito errado. Estrelado pela icônica Whoppi Goldberg, o filme é um dos grandes marcos de sua carreira de sucesso.
Mas, muito antes de encarnar uma 'falsa freira' em 'Mudança de Hábito', Whoppi Goldberg recebeu uma ajuda que mudou sua vida e carreira. E ela veio de ninguém menos que o galã Patrick Swayze, de 'Dirty Dancing', que bateu o pé para que ela recebesse uma chance para estrelar o filme 'Ghost', o primeiro da carreira de Demi Moore.
Whoppi começou sua carreira em 1982 em papeis menores, mas já consagrados. Mas foi em 1990 que ela 'furou a bolha' e venceu as principais premiações do mundo, incluindo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por seu papel em 'Ghost'. Porém, segundo a atriz, o grande amigo teve um papel fundamental neste sucesso.
Em entrevista ao podcast The Howard Stern Show, a estrela não escondeu sua gratidão por Patrick. Segundo ela, a primeira negativa dos diretores de 'Ghost' veio logo depois de sua candidatura ao papel, quando eles disseram que ela era "muito reconhecível" e nem a deram a chance de fazer um teste.
"Então fui para o Alabama porque Sissy Spacek e eu estávamos fazendo 'The Long Walk Home'. E recebi uma ligação do meu agente e ele disse: 'Ei, você se lembra daquele filme para o qual você queria fazer o teste? ' E eu disse: 'Qual?' e ele disse: 'Ghost'. Eu disse: 'Ah, sim'. Ele disse: 'Bem, eles querem fazer um teste com você. Eles querem vir te ver'", contou.
Segundo Whoppi, Patrick, o protagonista de 'Ghost', foi quem pressionou a direção para a incluir no longa: "A primeira pergunta de Patrick foi: 'Por que Whoopi Goldberg não está fazendo isso? Ela não quer? Ela não gosta?'", relembrou.
Na época, os roteiristas consideravam que a atriz "tiraria as pessoas do filme". Foi então que Patrick Swayze bateu o pé: "Do que você está falando? Ela é perfeita!' Acho que ela não vai assinar o contrato até que pelo menos façamos um teste com ela". E, por fim, o galã estava certo.
"No dia em que nos conhecemos, começamos a rir. Tínhamos uma conexão, não sei por quê. Simplesmente começamos a nos divertir. Há pessoas que entram na sua vida e lhe dão esse tipo de oportunidade, e é incrível. Ele era diferente de todos os outros, era simplesmente uma boa pessoa. Foi por isso que o agradeci quando recebi meu Oscar", relembrou Whoppi Goldberg.
Anos depois de fazer história em 'Ghost' e 'Dirty Dancing', um dos maiores papeis de sua carreira, Patrick Swayze deixou o mundo desolado com sua morte precoce, em 14 de setembro de 2009, quando tinha apenas 57 anos.
O ator lutava contra um câncer de pâncreas em estágio avançado, diagnosticado em março de 2008, uma das formas mais agressivas e de difícil tratamento da doença. Durante 20 meses de batalha, Swayze passou por tratamentos intensivos, incluindo quimioterapia e terapias alternativas, mas o câncer acabou se espalhando.
Ainda assim, ele surpreendeu médicos e fãs ao superar o tempo de sobrevida previsto, já que muitos pacientes não resistem por mais de alguns meses após o diagnóstico. Nesse período, chegou até a gravar a série 'The Beast', exibida em 2009. Patrick Swayze morreu em casa, cercado pela família e ao lado da esposa Lisa Niemi, com quem foi casado por 34 anos.