Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Carnaval
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Além da Ilusão
Novela Carinha de Anjo
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
TV
Power Couple Brasil
Masterchef Brasil
A Fazenda
BBB 23
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!

Guia de cuidados com as mãos: tudo sobre hidratação e como evitar ressecamento da pele

11 fotos
Veja as fotos!
Sente as mãos mais ressecadas no verão e diante do uso mais frequente de álcool gel? Um time de especialistas explica ao Purepeople como manter a região bem-cuidada na estação sem descuidar da saúde.

Manter os cuidados com a pele é essencial para seu bem-estar: as mãos, em especial, sofrem ainda mais em contato com agentes externos por conta da exposição ao calor, frio, água, ainda do álcool em gel, item de higiene que passou a fazer parte do cotidiano.

muito importante hidratar e proteger as mãos. Há formulações específicas para pele do corpo, diferente do rosto. São opções de produtos mais espessas, com veículos de boa espalhabilidade e absorção, mais umectantes", explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, membro-titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Entenda por quê álcool em gel resseca aos mãos

O uso frequente de álcool em gel a 70% é outro aspecto que requer atenção na rotina diária. "Ele é antisséptico, atua na parede celular do agente infeccioso, desestruturando as proteínas ou lipídios que a revestem. O 70% do rótulo refere que existem 70 partes de álcool para 100 do produto final. Ou seja, em cada 100ml de formulação em gel, 70ml são puro álcool", explica Dra. Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz.

"Os outros 30% do frasco são feitos de água e de um espessante. A combinação confere a consistência de gel, o que reduz o potencial incendiário do álcool e prolonga seu tempo de ação nas superfícies", explica.

Mãos ressecadas com álcool gel? Dermatologista explica como hidratar a região corretamente.
Mãos ressecadas com álcool gel? Dermatologista explica como hidratar a região corretamente.

Dr. Franklin Verissimo acrescenta que, apesar de necessário, o uso de item de higienização deve ser combinado com hidratantes para a pele não sofrer prejuízo.

"O álcool em gel a 70% em excesso destrói camadas de proteção da pele, o que facilita a perca de água e a desidratação e, por fim, o ressecamento excessivo, que pode levar a dermatites e ferimentos. Recomendo que após a higienização a pessoa use algum hidratante específico para as áreas das mãos. Esse hábito evitará possíveis ferimentos e outras lesões de pele, alerta.

Saiba quais ativos devem ter um bom hidratante?

O efeito molhado do dermocosmético te incomoda? O dermatologista, então, dá uma dica certeira. "Há produtos que garantem um toque mais seco e suave e com ativos adicionais, como antixoxidantes e ativos contra manchas", explica.

"Alguns deles formam uma espécie de barreira, que ajuda a manter a hidratação da pele, como a glicerina e os óleos vegetais e, entre os óleos, destaco o alto poder de hidratação da manteiga de karité", explica o especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP.

O médico destaca que se a pele estiver muito ressecada é bom optar por fórmulas que tenha um poder de hidratação ainda maior, como as que contém uréia na formulação.

Quais tratamentos podem manter a pele das mãos bonita e saudável?

Além do hidratante, são necessários alguns cuidados no skincare das mãos. "O primeiro é o uso diário de produtos em casa, indicados por dermatologista, para tratamento da pele; o segundo e não menos importante é a aplicação do filtro solar sempre!", assegura Dra. Ana Paula.

Outra possibilidade é investir em tratamentos que ajudem a manter a vitalidade da pele. "Recomendo procedimentos com laser e Luz Intensa Pulsada para manchas e melhoria da qualidade da pele; uma hidratação profunda com ácido hialurônico e a aplicação de bioestimuladores de colágeno, para melhoria da textura e resistência da pele, o que ajuda na cobertura de tendões e veias que eventualmente se tornem aparentes.", lista a médica.



Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.