Uma situação um tanto inusitada tem dado o que falar no Japão e envolve uma campanha de marketing do McDonald's. A famosa rede de fast foods queridinha de Donald Trump fez uma ação oferecendo uma edição limitada de cartas de Pokemón para quem comprasse um 'McLanche Feliz'. Mas a felicidade parece ter ido por água abaixo...
No país onde a cultura de animes é super forte e o Pokemón é um fenômeno, inclusive em cartas para colecionadores, não dava para esperar menos do que filas gigantescas de pessoas em busca dos itens. E não foi só isso que causou uma onda de indignação nas redes sociais.
De acordo com relatos de internautas japoneses, muitas pessoas só compraram os lanches para ganhar as cartas e, assim, revendê-las por um preço mais elevado posteriormente. Desta forma, boa parte delas estavam desfazendo dos alimentos e deixando as embalagens ainda cheias pelo lixo.
Em comentários filtrados no X, antigo Twitter, muito reclamaram das imensas filas e do desperdício: "Não consegui comprar um McLanche Feliz para minha filha por culpa dessas pessoas", contou um internauta. "Vão (aos restaurantes) para colecioná-las e depois jogam a comida fora", lamentou outro. Um terceiro criticou: "Tenho certeza que há fãs adultos de Pokémon que realmente querem as cartas, mas esses revendedores são realmente vergonhosos".
Diante das polêmicas e inúmeras reclamações, que acabaram até em um novo apelido de 'McLanche Infeliz' para o lanche da rede de fast foods, o McDonald's se pronunicou por meio de uma nota oficial. Ao longo do texto, a multinacional lamentou o ocorrido e informou que a promoção continua, mas com número limitado de compra.
"Confirmamos que a campanha 'McLanche Feliz Pokémon Card' resultou em alguns clientes comprando grandes quantidades com o objetivo de revenda, o que levou à superlotação e confusão dentro e ao redor de nossas lojas, bem como ao abandono e descarte de alimentos pedidos. Pedimos sinceras desculpas pelo transtorno causado aos nossos clientes que frequentam regularmente o McDonald's, bem como à nossa equipe, residentes locais e proprietários de estabelecimentos", iniciou a nota.
"O McDonald's não tolera a compra de McLanches Felizes com objetivo de revenda, ou o abandono e descarte de alimentos. Esse incidente viola claramente nossa filosofia de longa data de 'proporcionar uma experiência gastronômica divertida para crianças e famílias' e nosso posicionamento como restaurante. Reconhecemos sinceramente que nossa resposta foi inadequada. Tomaremos as seguintes medidas de forma rápida e cuidadosa para evitar recorrências", disse a seguir.
A rede de fast foods anunciou a limitação de itens: "De agora em diante, poderemos impor restrições mais rigorosas em certos McLanches Felizes por um período específico. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar aos nossos clientes fiéis, mas, durante o período de restrição, também poderemos limitar o uso de pedidos via aplicativo e entrega. Forneceremos mais detalhes assim que estiverem disponíveis".
"Além disso, durante este período, clientes que não seguirem as regras e boas práticas, como tentar fazer compras em grande quantidade acima do limite, entrar na fila várias vezes ou agir de forma intimidadora com nossa equipe, terão a compra negada. Clientes que interferirem na operação deste serviço ao comprar este McLanche Feliz Pokémon, ou clientes com histórico desse tipo de compra, poderão ter sua associação ao aplicativo oficial cancelada de acordo com os termos e condições", enfatizou a empresa.
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