A gratidão é uma virtude - e é a ciência que diz isto! Este sentimento está ligado a uma maior felicidade porque, segundo a Universidade de Harvard, dizer obrigado pode aumentar a liberação de dopamina.
A gratidão "ajuda as pessoas a sentirem emoções mais positivas, a desfrutarem de boas experiências, a melhorarem a saúde, a lidarem com a adversidade e a construírem relacionamentos fortes".
Além disso, algumas pesquisas a associaram a uma redução significativa nos níveis de estresse e pessoas com um estilo de vida baseado na gratidão lidam melhor com a dor crônica.
Em resumo, expressar gratidão pode mudar a sua vida. Por isso, compilamos seis frases que demonstram ingratidão e são um alerta de infelicidade.
“Você me deve uma”: De acordo com um estudo publicado no periódico Personality and Social Psychology, pessoas ingratas tendem a se concentrar excessivamente no que lhes falta na vida. Quando fazemos algo por alguém pensando que essa pessoa nos deve algo em troca, não estamos sendo generosos nem praticando a gratidão; estamos apenas agindo para receber algo em troca.
"Por que eu só existo quando você precisa de alguma coisa?": Quando não priorizamos a gratidão em nossas vidas, podemos pensar que as pessoas ao nosso redor só nos procuram pelo que lhes damos ou fazemos por elas, sem perceber o que elas fazem por nós e sem entender que os relacionamentos não são unilaterais, mas sim bilaterais.
“Eu estava lá quando você não tinha ninguém”: Uma pessoa ingrata não é verdadeiramente leal e insiste que a outra pessoa "se esforce" pelo relacionamento, como se fosse obrigada a fazê-lo. Essa é uma tática usada por pessoas manipuladoras para isolar seus parceiros de amigos, familiares e círculos íntimos, a fim de exercer maior controle sobre eles. Ao sugerir que estiveram presentes quando o parceiro "não tinha ninguém", elas conseguem manipular as emoções e experiências da outra pessoa para melhor atender aos seus próprios interesses e necessidades, já que exploram seus sentimentos de gratidão.
“Você nunca me agradece quando faço algo por você”: Se, enquanto genitores de uma criança, por exemplo, esperarmos gratidão em resposta a cada ação que tomamos com nossos filhos, eles aprenderão esse comportamento e exigirão agradecimentos em seus relacionamentos por ações que são simplesmente normais em um relacionamento saudável, como comunicação aberta ou honestidade. Obviamente, todos gostamos de ser agradecidos, mas não podemos esperar que a outra pessoa nos agradeça por cada ato de amor que fazemos por ela.
"Por que você sempre me faz sentir assim?": Uma pessoa ingrata é incapaz de assumir a responsabilidade por seus atos e espera que os outros sacrifiquem seu bem-estar emocional para apoiá-la de todas as formas possíveis. A maioria das pessoas ingratas recorre a essa prática para "manter as aparências" quando confrontadas com as consequências de seus próprios atos.
“Eu sempre me sinto infeliz e não sei por quê”: Os doutores Robert A. Emmons, da Universidade da Califórnia, e Michael E. McCullough, da Universidade de Miami, conduziram um estudo sobre gratidão, publicado pela Harvard Health Publishing, que concluiu que pessoas que expressam gratidão com mais frequência são geralmente mais felizes do que aquelas que não o fazem. Pessoas ingratas costumam sentir-se cronicamente insatisfeitas em muitos aspectos de suas vidas, desde o desenvolvimento pessoal até os relacionamentos.
Talvez o segredo da felicidade esteja em perceber todas as coisas boas ao nosso redor, ao invés de remoer o que nos falta!