As 23 melhores novelas que vieram de livros: de 'A Escrava Isaura' a 'Éramos Seis', esses sucessos da TV saíram das páginas. Lembra de todas?
Publicado em 9 de setembro de 2025 às 15:30
Uma série de livros de autores consagrados como 'A Escrava Isaura' (de Bernardo Guimarães) e 'Tieta' (de Jorge Amado) ganharam versões para a TV ao longo dos anos. Confira mais de 20!
'Tieta', 'A Escrava Isaura', 'Éramos Seis' e mais livros que viraram novelas na TV Novela 'Éramos Seis' teve cinco versões; obra de Maria José Dupré foi ao ar na Record, Tupi (duas vezes), SBT e Globo 'Tieta' é uma das novelas que a Globo exibiu entre os anos de 1970 e 1980 inspirada em livros, no caso o romance de Jorge Amado Livro de Joaquim Manuel de Macedo, 'A Moreninha' ganhou duas versões na Globo nas décadas de 1960 e 1970 (esta com Nívea Maria) 'Porto dos Milagres', novela de 2001, também foi inspirada em livros de Jorge Amado
Veja todas as fotos

Responda rápido: o que "Ciranda de Pedra" - novela mais recente a contar com a participação de Ana Paula Arósio -, "Éramos Seis", "Tocaia Grande" e "Brida" - última história produzida pela Manchete e que foi um verdadeiro fiasco - têm em comum? Essas e outras novelas que ganharam as telinhas foram adaptadas de livros clássicos da literatura brasileira.

É o caso também de "Os Dez Mandamentos", último grande sucesso no setor de teledramaturgia fora da Globo, e de "Tieta", há pouco reprisada mais uma vez no "Vale a Pena Ver de Novo". Pensando nos amantes dos livros (e das novelas!), o Purepeople reuniu aquelas obras que saíram das páginas para ganharem vida nas mais diversas emissoras de TV.

Veja também
Agora é ‘quem matou Maria de Fátima’? ‘Vale Tudo’ pode ter reviravolta SURPREENDENTE e fazer Odete Roitman escapar da morte
Quais novelas da Globo foram adaptadas de livros?
  • "TIETA" - exibida entre 1989 e 1990, a trama de Aguinaldo Silva se baseou no livro de praticamente mesmo nome de Jorge Amado, "Tieta do Agreste", e lançado em 1977. Um dos autores brasileiros mais lidos no exterior e criador de tipos como Perpétua viu a obra se transformar em filme mais de duas décadas depois, 1996.
  • "PORTO DOS MILAGRES" - no ar em 2001, ano de morte de Jorge Amado, repetiu a parceria entre o autor e Aguinaldo Silva. A novela teve como inspiração dois livros do baiano: "A Descoberta da América pelos Turcos" (1992) e "Mar Morto" (1936).
  • "A MORENINHA" - uma das primeiras novelas da faixa das sete teve só 35 capítulos em 1965 e com Marília Pêra como atriz principal. O livro homônimo fora lançado por Joaquim Manuel de Macedo no distante 1844. Em 1975, veio o remake com Nívea Maria no papel principal.
  • "HELENA" - em 1975, Gilberto Braga assinou a versão para a TV estrelada por Lúcia Alves, morta esse ano, e inspirada no livro de Machado de Assis (1876). A Manchete lançaria sua versão em 1987.
  • "SENHORA" - no mesmo ano, Gilberto Braga ainda adaptou o livro de José de Alencar escrito em 1875. Em 2005, ao lado de "Lucíola" (1862) e "Diva" (1864), "Senhora" gerou "Essas Mulheres".
  • "ESCRAVA ISAURA" - uma das mais importantes novelas da Globo foi exibida entre 1976 e 1977 também com assinatura de Gilberto Braga. Em 2004, a Record lançou uma nova versão através de Tiago Santiago. O original de Bernardo Guimarães data de 1875,
  • "SINHAZINHA FLÔ" - ainda na faixa das seis, a Globo lançou em 1977 essa novela de época baseada em três livros de José de Alencar: "A Viuvinha" (1857), "Til" (1871) e "O Sertanejo" (1875).
  • "MARIA, MARIA" - um ano depois, Manoel Carlos adaptou o livro "Maria Dusá" (1908) para fazer sua novela.
  • "A SUCESSORA" - no mesmo 1978, Maneco fez a adaptação da obra de Carolina Nabuco (1934).
  • "CABOCLA" - o romance de Ribeiro Couto (1931) já ganhou duas versões (1979 e 2004).
  • "OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO" - sucessora da primeira versão de "Cabocla" inspirada na obra de Érico Veríssimo (1938).
  • "MARINA" - protagonizada por Denise Dumont em 1980 teve como base o livro de Carlos Heitor Cony.
  • "AS TRÊS MARIAS" - ainda em 1980, Walther Negrão se inspirou na obra de Rachel de Queiroz (1939) para a novela que teve Gloria Pires como uma das protagonistas.
  • "CIRANDA DE PEDRA" - Lygia Fagundes Telles escreveu o romance em 1954 e que virou novela em 1981 e 2008.
  • "TERRAS DO SEM FIM" - outro livro de Jorge Amado (1943) que ganhou versão para a TV, no caso em 1981.
  • "SINHÁ MOÇA" - novela de época inspirada no livro de mesmo nome de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (1953). A primeira versão foi lançada em 1986 e o remake, exatos 20 anos depois.
  • "ORGULHO E PAIXÃO" - a novela de 2018 foi uma junção de uma série de livros de Jane Austen. Entre os mais importantes, "Orgulho e Preconceito" (1813) e "Lady Susan" (1871).
  • "ÉRAMOS SEIS" - até 2019 foram cinco adaptações para a TV (uma na Record, duas na Tupi, uma no SBT e a mais recente na Globo) para a obra de Maria José Dupré (1943).
Quais novelas da Record, SBT e mais emissoras foram adaptadas de livros?
  • Vamos lembrar que as novelas bíblicas da Record como "OS DEZ MANDAMENTOS" e "A TERRA PROMETIDA" se debruçaram sobre o Livro Sagrado.
  • "AS PUPILAS DO SR. REITOR" - em 1970 (Record) e 1994 (SBT), o romance de Júlio Dinis de 1867 chegou à TV.
  • "DONA BEIJA" - exibida em 1986 na Manchete e prestes a ganhar remake no HBO, a novela se inspirou nos romances de Thomas Othon Leonardos e Agripa Vasconcelos.
  • "TOCAIA GRANDE" - outro folhetim inspirado em romance de Jorge Amado (1984). Foi ao ar em 1995 na Manchete.
  • "BRIDA" - a problemática novela fechou a teledramaturgia da Manchete em 1998 após fracasso da adaptação do livro de Paulo Coelho (1990).
  • "MEU PÉ DE LARANJA LIMA" - a mais memorável obra de José Mauro de Vasconcelos (1968) teve três versões: 1970 (Tupi), 1980 e 1998 (ambas na Band).
Matérias relacionadas
Doramas da Netflix pouco conhecidos: estas 7 séries excelentes vão virar suas favoritas da vida - basta dar uma chance
Doramas da Netflix pouco conhecidos: estas 7 séries excelentes vão virar suas favoritas da vida - basta dar uma chance
7 doramas excelentes e curtinhos - com até 8 episódios - que você pode assistir em apenas um dia
7 doramas excelentes e curtinhos - com até 8 episódios - que você pode assistir em apenas um dia
Eu já assisti e recomendo: estes 7 doramas têm pais exemplares que valem por 2 - e vão te emocionar neste Dia dos Pais
Eu já assisti e recomendo: estes 7 doramas têm pais exemplares que valem por 2 - e vão te emocionar neste Dia dos Pais
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Palavras-chave
Novelas TV Curiosidades Fotos de famosos
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias