Na noite desta sexta-feira (1º), "Vale Tudo" entregou um momento de ouro da dramaturgia brasileira... com direito a embate de gerações, denúncia de racismo, grito de justiça e, claro, o topete da Odete Roitman (Debora Bloch) sendo devidamente amassado por Eunice (Edvana Carvalho), que não economizou na fúria nem nas palavras!
Tudo começa num almoço supostamente inofensivo, mas recheado de veneno. Fernanda (Ramille), namorada de Tiago (Pedro Waddington), é convidada para uma refeição na mansão dos Roitman, sem saber que seria tratada como persona non grata pela poderosa da casa. Durante o jantar, Odete insinua, julga, humilha, até que solta a “oferta” que deu início à guerra. “Eu te dou um dinheiro logo… Uns R$ 50 mil”, propõe Odete, fria como sempre.
Diante da incredulidade de Fernanda, ela dobra a aposta: “Tá bom… Cem e não se fala mais nisso. Eu te dou R$ 100 mil reais e você desaparece da vida do Tiago". Fernanda, chocada, mal consegue segurar o choro e sai da mansão em silêncio. Mas não por muito tempo.
Ao saber da baixaria, Eunice (Edvana Carvalho) não pensou duas vezes. Costureira por profissão, mas leoa por natureza, foi até a casa de Celina (Malu Galli) e bateu de frente com Odete Roitman, em um cenão gostoso de "lavar a alma": “Eu sou a mãe da Fernanda, uma menina maravilhosa que você fez questão de humilhar aqui dentro da sua casa!”.
A fala só esquenta quando Odete insiste que tudo é “exagero” e afirma que Fernanda “não combina” com o neto. “’Não combina’ por quê? Por que nós somos pretas?”, rebate Eunice. Ao ouvir a empresária se esquivar com um “isso é a senhora que está dizendo”, ela explode: “A senhora é uma racista desgraçada!”. Não sobrou nem laquê que segurasse o topete depois dessa.
A cena virou imediatamente um dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter), com o público aclamando a atuação de Edvana Carvalho e vibrando com a queda simbólica da vilania racista da trama. “Tão bom ver gente profissional, ATRIZ mesmo. O nome dela é EDVANA CARVALHO, dando show como EUNICE em #ValeTudo”, escreveu um usuário. “PASSANDO MAL COM A SURRA DA EUNICE NA ODETE, ELA MERECE!”, disparou outro. “Eunice chamando Odete de ridícula, GRITEI, PATROA”, reagiu uma fã da novela.
Teve também quem fizesse a leitura crítica da narrativa. “Por isso que é incongruente escalar uma atriz negra para fazer Maria de Fátima. A personagem Odete Roitman é a personificação do racismo brasileiro”, opinou um internauta. Além disso, memes com Odete “despenteada” e comentários como “a costureira passou a linha na vilã” tomaram conta da timeline.