Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela Gênesis
Novela Pega Pega
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida Melhor
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
The Masked Singer
Masterchef Brasil
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Séries
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gabi Martins
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta

Morre Paulo José, aos 84 anos, internado há 20 dias por pneumonia. Recorde carreira!

O ator Paulo José, de 84 anos, não resistiu à internação por pneumonia. Gaúcho de Lavras Novas, o veterano enfrentou uma batalha contra o Mal de Parkinson nos últimos anos de vida e teve uma trajória de trabalho repleta de sucessos na TV.

Paulo José morreu aos 84 anos, nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro. O ator estava hospitalizado há vinte dias por conta de uma pneumonia e faleceu em decorrência da doença. Sua trajetória no mundo artístico deixa um vasto legado - como o de Orlando Drummond, falecido aos 101 anos no fim de julho. Na vida pessoal, foi diagnosticado há mais de 20 anos com Mal de Parkinson e, desde então, lidava com a enfermidade. Veja mais detalhes a seguir!

Natural de Lavras do Sul, localizada no Rio Grande do Sul, Paulo José Gómez de Souza se mudou para São Paulo no começo dos anos 60. Sua estreia como ator nos palcos foi com a peça "Testamento de um Cangaceiro", de Chico de Assis, em 1961.

A primeira novela dele na Globo veio oito anos depois: "Véu de Noiva", de Janete Clair. Em 1972, deu vida ao seu primeiro personagem icônico, o mecânico-inventor Shazan na novela "O Primeiro Amor", de Walther Negrão. Dupla de Xerife, papel interpretado por Flávio Migliaccio - artista que faleceu em maio de 2020 -, o personagem fez tamanho sucesso que ganhou uma série autoral.

Em "Shazan, Xerife e Cia", Paulo e Flávio escreviam, atuavam e dirigiam, tornando-se uma dupla de renome na TV brasileira. O projeto ficou no ar por dois anos, entre 1972 e 1974, e marcou uma geração de telespectadores.

Paulo José em cena da novela 'Tieta'
Paulo José em cena da novela 'Tieta'

Entre os mais de 20 trabalhos na televisão, os papéis marcantes se multiplicaram, como o cigano Jairo em "Explode Coração" (1995), de Gloria Perez, e o alcoolista Orestes de "Por Amor" (1997), de Manoel Carlos. Em seu currículo também estão novelas que marcaram época na TV, como "Tieta" (1989), de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares; "Vamp" (1991), de Antonio Calmon; "Senhora do Destino"(2004), de Aguinaldo Silva.

Paulo José teve carreira marcante nos bastidores

Além de atuar, Paulo também trabalhou como diretor desde a década de 80: ele esteve à frente de episódios de "Casos Especiais" e ainda de minisséries, como "Agosto" (1993), "Memorial de Maria Moura" (1994), e "Incidente em Antares". O artista também esteve na equipe responsável por implementar o histórico "Você Decide" na Globo.

A descoberta do Mal de Parkinson veio aos 56 anos e ele se manteve ativo e atuante, dentro do possível. Sua aparição mais recente na TV foi na novela "Em Família", de Manoel Carlos, em 2014. Ele deu vida ao vovô Benjamin que, assim como ele, sofria com a enfermidade.

Paulo deixa a esposa, Kika Lopes, e quatro filhos: Paulo Henrique Caruso, fruto de seu relacionamento com Beth Caruso, e Ana, Bel e Clara Kutner, herdeiras dele com a atriz Dina Sfat. Paulo, Ana e Bel seguiram a carreira do pai: mais velha entre os três, Bel está no elenco de "Nos Tempos do Imperador", trama que estreou esta semana. Veja na galeria acima mais fotos do ator!

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.