Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Sertanejo
Últimos Web Stories
Carnaval
Namoro
Instagram dos famosos
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Novela Reis
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
BBB 22
Masterchef Brasil
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Power Couple Brasil
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Casamento às Cegas Brasil
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Camila Queiroz
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
BBB 22
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Verão 2022

Pele negra: entenda os cuidados especiais necessários no skincare para corpo e rosto

11 fotos
Veja as fotos!
Proteção solar, hidratação e esfoliação são alguns passos importantes no cuidado com a pele. Confira a seguir dicas de expert para manter seu skincare em dia!

Por muito tempo, pessoas negras se viram repletas de dúvidas e cercadas de mitos nos cuidados com a pele, em função do pouco debate sobre as características únicas da pele, como o alto nível de melanina e colágeno, e uma maior tendência à oleosidade no rosto e ao ressecamento no corpo.

"Além de sofrer pouco com os efeitos do amadurecimento, essa pele aparenta menos celulite e flacidez de pele, por ser mais firme. No entanto, há mais propensão a manchas escuras (hipercromias pós inflamatórias e melasmas), e também se faz necessário redobrar o cuidado com queloides", aponta a fisioterapeuta e dermatofuncional Aline Caniçais, da HTM Eletrônica.

Limpeza da pele ajuda no controle da oleosidade

A pele negra tem tendência a ter glândulas sebáceas maiores, o que acaba a tornando oleosa. "É recomendada a limpeza duas vezes ao dia para evitar o entupimento dos poros e a formação de cravos e espinhas", aponta a expert.

Pele negra tem maior tendência a ser oleosa: invista em máscaras e cremes que ajudem a controlar a oleosidade
Pele negra tem maior tendência a ser oleosa: invista em máscaras e cremes que ajudem a controlar a oleosidade

Outra dica é consultar um profissional de sua confiança para limpeza mais profunda e tratamentos complementares. "Um dos recursos mais interessantes é o uso do peeling ultrassônico, que limpa profundamente a pele sem agredir e sem gerar qualquer desconforto. O tratamento é feito por meio de uma espátula que gera pulsos ultrassônicos, que vibram 26 mil vezes por segundo", destaca Aline.

Protetor solar é o melhor aliado

Por conta da maior quantidade de melanina, a pele negra tem, de fato, uma proteção natural, mas isso não significa que o protetor solar deve ser esquecido ou só usado em dias de praia. "A melanina natural não é suficiente para região contra os danos dos raios solares. Por isso, é importante passar protetor solar todos os dias", conta a especialista.

Entenda importância da hidratação e esfoliação no corpo

Na contramão do rosto, a pele do corpo tende a ser mais seca: por isso, esfoliantes e hidratantes precisam fazer parte de seu kit de skincare. "Uma dica é fazer uma esfoliação potente no banho em áreas como pés, joelhos e cotovelos, que costumam ser bem ressecadas, a fim de retirar as células mortas e impurezas, dando lugar a uma pele de melhor qualidade e mais suave ao toque.", indica Aline.

Saiba como tratar manchas na pele!

Na hora de tratar as manchas, é importante procurar um profissional especializado e entender as questões individualizadas da sua pele. Mas, de modo geral, o uso de LEDs pode ser benéfico.

"Eles atuam de modo a promover homogeneidade da coloração, por meio de hiper hidratação tecidual e melhora na função dos melanócitos (células que produzem a melanina), normalizando a produção e auxiliando na reabsorção do pigmento excessivamente instalado. Pode-se, inclusive, fazer uso de cosméticos que são ativados pela luz, potencializando ainda mais os efeitos.", destaca.

Para saber mais cuidados de beleza, confira aqui tendências de maquiagem para pele negra e também penteados perfeitos para quem está passando pela transição capilar.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.