Tem pele oleosa? Prepare-se para o verão com essas dicas de dermatologista
Publicado em 4 de outubro de 2019 10:49
Por Bruna Vilar
A pele oleosa tem como característica o excesso de brilho natural e maior propensão à acne. No verão, a situação piora: é que as altas temperaturas fazem as glândulas sebáceas funcionarem mais intensamente e o rosto fica mais oleoso. A dermatologista Tatiana Matos explica como cuidar da pele na estação mais quente do ano e dá dicas para controlar o surgimento de cravos e espinhas!
Pele oleosa? Comece a preparar a pele para o verão e evite o excesso de brilho
Pele oleosa no verão: o calor dilata os poros, aumenta a circulação sanguínea e faz as glânduas produzirem mais sebo, o que aumenta a oleosidade desse tipo de pele
Protetor solar para pele oleosa: invista nas versões em spray para não aumentar a oleosidade do rosto
Pele oleosa no verão: lave o rosto de 2 a 3 vezes ao dia; ultrapassar esse limite pode provocar efeito rebote e aumentar a oleosidade
Pele oleosa no verão: use produtos específicos para esse tipo de pele, com textura em gel e acabamento matte
Pele oleosa no verão: aplique filtro solar de 3 em 3 horas para se proteger do sol
Pele oleosa no verão: produtos ricos em zinco e ácido salicílico ajudam a controlar a oleosidade do rosto
Base para pele oleosa: é importante investir em produtos oil-free para evitar o surgimento de cravos e espinhas
Pele oleosa no verão: água termal é aliada para hidratar e refrescar o rosto nos dias mais quentes
Veja + após o anúncio

Se a pele oleosa já costuma ser responsável por um brilho excessivo no rosto, é no verão que ela precisa de mais cuidados específicos. É que o calor excessivo aumenta a atividade das glândulas, que produzem mais sebo e contribuem para o aumento da oleosidade da pele. Mas nada que algumas mudanças na rotina diária de cuidados não resolvam! A dermatologista Tatiana Matos dá dicas para controlar a oleosidade da pele e diminuir o aparecimento de cravos e espinhas na estação mais quente do ano.

Rotina de cuidados para pele oleosa no verão

Usar produtos específicos para a pele oleosa é essencial para evitar o surgimento de cravos e espinhas. Nos dias mais quentes, a expert recomenda apostar em produtos de skincare ricos em substâncias como zinco e ácido salicílico - grandes aliados no controle da oleosidade natural desse tipo de pele. A água termal, por sua vez, é indicada para hidratar a pele. O produto pode ser usado a qualquer hora do dia para refrescar, mas a dica é borrifar no rosto limpo e seco. Para se proteger dos raios solares, mais intensos no verão, é muito importante aplicar o filtro solar a cada intervalo de 3 horas.

Lave o rosto de 2 a 3 vezes por dia

A tentação pode até ser grande, mas é fundamental não lavar o rosto mais de três vezes ao dia mesmo no período de altas temperaturas - e não há exceção nem para sabonetes próprios para esse tipo de pele. Extrapolar o limite máximo na tentativa de se livrar do suor e diminuir a oleosidade pode produzir o efeito oposto: é que lavagens excessivas deixam o rosto mais ressecado e, por efeito rebote, a pele acaba ficando mais oleosa do que já é. "O corpo sente o ressecamento como uma agressão e produz sebo para garantir uma proteção", afirma.

Substitua produtos cremosos por líquidos

Se os produtos cremosos são os seus favoritos, vale a pena dar uma chance para outras texturas na próxima estação. Versões líquidas ou em spray conferem uma aplicação mais confortável e garantem um aspecto fresquinho imediato ao rosto. Em vez de usar protetor solar cremoso, por exemplo, aposte na opção spray para reduzir o surgimento de cravos e espinhas mais comuns em quem tem pele oleosa. Já para o sabonete, a dica é trocar o modelo em barra pela versão líquida - propriedades refrescantes são um plus!

Pele oleosa no verão: cuidados com a make

Cubos de gelo são aliados na hora de preparar a pele para a make no calor. Depois de lavar o rosto, é só aplicá-los com cuidado para receber os produtos de sua preferência. O gelo ajuda a controlar a oleosidade e ainda fecha os poros dilatados, deixando a maquiagem mais uniforme. Quando o assunto é base ideal para pele oleosa, a profissional afirma que é fundamental optar por versões mais leves e livres de óleo: "O ideal são produtos com tecnologia gel creme e oil free". Tatiana também recomenda evitar fórmulas cremosas, já que "são mais pesados e obstruem os poros, estimulando a atividade da glândula sebácea e o surgimento de cravos e lesões inflamatórias".

(Por Bruna Vilar)

Palavras-chave
Pele Verão Beleza Primavera/Verão Estética Beleza & Estética Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Nada de espinha: o que evitar quando se tem pele acneica? Saiba quais dicas e produtos que combatem a acne
Nada de espinha: o que evitar quando se tem pele acneica? Saiba quais dicas e produtos que combatem a acne
26 de abril de 2024
3 dicas infalíveis para cuidar da pele queimada de sol e evitar o temido ardido
3 dicas infalíveis para cuidar da pele queimada de sol e evitar o temido ardido
4 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Festival de Cannes: 5 vestidos que são perfeitos para um tapete vermelho e custam menos de 100 reais
Festival de Cannes: 5 vestidos que são perfeitos para um tapete vermelho e custam menos de 100 reais
24 de maio de 2024
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias