
Mikey Madison foi uma das atrizes de maior destaque no Oscar 2025, tanto pela vitória inesperada em 'Melhor Filme', com 'Anora', ou a estatueta de 'Melhor Atriz', superando Fernanda Torres. No longa, ela interpreta uma stripper nova-iorquina e teve que mergulhar no universo do pole dance para estar impecável em cena.
Em entrevista ao Acess Hollywood, Mikey Madison revelou que experiência foi desafiadora e exaustiva, já que passou 5 meses ininterruptos praticando pole fitness - o que a rendeu algumas manchas roxas pelo corpo. Para a atriz de 26 anos, o glamour e sensualidade do pole dance não são nada perto do esforço extremo para chegar à perfeição.
"Foi fisicamente uma das coisas mais desafiadoras que já tive que fazer. Realmente, a barra queima a pele no início. Você não espera que isso aconteça, porque quando você vê essas pessoas dançando, é tão sensual e sem esforço. Mas não é nada disso", garantiu Mikey ao veículo de comunicação norte-americano.

Com essas declarações, até quem deseja começar nas aulas de pole dance pode acabar desistindo antes da hora. Mas a professora Beatriz Justi, artista de pole dance e vencedora de campeonatos internacionais, te conta tudo sobre a prática.
Muitas pessoas têm a ideia de que o pole dance é muito fácil e simples - e foi justamente esse pensamento que passou pela cabeça de Mikey Madison quando assistiu a um show de pole dance pela pessoalmente pela primeira vez. Em entrevista ao The Graham Norton Show, a vencedora do Oscar confessou que pensou:
"É tão fácil! Eu posso ficar de cabeça para baixo em um poste", relembrou. Mas bastou fazer sua primeira aula para perceber que estava completamente enganada: "Foi a coisa mais difícil que já tive de fazer. Pensei: 'estou ferrada, não sou sexy assim'".

De acordo com a professora de pole dance do Oh Foxy Studio, em Cincinnati, Ohio (EUA), esse pensamento no início é bem comum: Quando você começa a praticar, percebe que não é tão rápido assim. E quando trabalha a sensualidade, é uma questão de desconstrução. Somos tão podadas no mundo, que precisamos desconstruir na nossa mente a ideia de que não somos sensuais, de que ou você nasce sensual ou nunca vai ser. É um processo", afirma Beatriz Justi.
"Tem que ter uma força mental para se olhar no espelho, e todo mundo começa se olhando meio desengonçada no início, para chegar no momento em que você vai estar bem coordenada nos movimentos e se enxergar de forma mais carinhosa", acrescenta a profissional.
Como já te contamos anteriormente na matéria, Mikey Madison revelou em entrevista que ficou com seu corpo machucado no início das aulas devido a queimaduras com a pele em contato com a barra - o que, acrescentado de alguns roxos pelo corpo, foram desafios para a adaptação no pole dance.

No entanto, Beatriz, praticante de pole desde 2015 após mais de 15 anos dedicados ao balé, jazz e dança contemporânea, pondera: "Você não se machuca feio, mas pode ganhar umas manchas roxas no começo, é completamente normal. Nada que vá te parar. Vai doer um pouco, porque você sente os músculos, mas é bom demais".
Embora tenha sofrido, não demorou para que os resultados aparecessem em seu corpo em forma de músculos: "Foi preciso desenvolver muita força na parte superior do corpo. E apareceram músculos em lugares onde eu não tinha antes", entregou a atriz de 'Anora' em uma entrevista.
E isso é bastante comum entre as alunas iniciantes. "Muita gente deixa de fazer o pole dance porque acha que primeiro precisa emagrecer, ganhar força, flexibilidade, e tudo isso você adquire na aula. Assim como qualquer atividade física, o pole te ajuda a ganhar força, flexibilidade, músculo, emagrece… o corpo muda mesmo. Claro que leva tempo, mas muda. Você faz muita força na sua maior amplitude de movimento. Uma coreografia de pole te desafia", explica Beatriz Justi.

Há muito esforço dos atores durante a preparação para um filme. No caso de Mikey Madison, 'Anora' a exigiu a perfeição no pole dance em apenas 5 meses, mas quase tudo foi por água abaixo quando o diretor Sean Baker decidiu alterar a locação onde seriam filmadas cenas de pole dance, o que quase a deixou sem fazer o seu show.
Então, a atriz deu o seu melhor e o convenceu a voltar atrás, mas acabou fazendo uma performance de apenas 10 segundos: "Eu tinha acabado de destruir meu corpo aprendendo a fazer isso!", disse ela, bem-humorada, durante uma entrevista.
E é por isso que Beatriz Justi aconselha as alunas de primeira viagem que a paciência no pole dance é uma virtude: "O pole dance não é fácil. O ganho é pequeno e com o tempo. Seria injusto eu falar que em dois anos você vai fazer movimentos mirabolantes em cima da barra. É um processo individual de cada um".
Tanta dedicação com seu corpo acabou tendo um saldo positivo para Mikey Madison e toda sua equipe. 'Anora' levou cinco estatuetas no Oscar 2025 por Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz, consagrando sua onipresença em cena.